O LUGAR DE B. F S KINNER (1904-1990) NA H ISTÓRIA E F ILOSOFIA DA P SICOLOGIA A ciência do Comportamento Humano Universidade de São Paulo-USP 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Behaviorismo.
Advertisements

GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Estrutura Organizacional
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
O ser humano natureza ou cultura?
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
Comportamento Respondente
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Psicologia Comportamental Alunas: Fabiana Ferreira Fernanda Bergemann Maria Cristiane Alves Nissély Modolo Samantha Bastos.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Fundamentos da Administração
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Abordagem tradicional de estudos de usuários Lívia Ferreira Coutinho Alonso Carlos Alberto Ávila Araújo 26 de agosto de 2011.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Indicadores de Saúde Conceito
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Transcrição da apresentação:

O LUGAR DE B. F S KINNER ( ) NA H ISTÓRIA E F ILOSOFIA DA P SICOLOGIA A ciência do Comportamento Humano Universidade de São Paulo-USP 2012

Q UESTÕES H ISTÓRICAS 1913 – Inauguração do Behaviorismo: WATSON, Jonh B.. “ Psychology as the behaviorist views it”; (A psicologia como Vê um Behaviorista) “Como o título mostra, ele não estava propondo uma nova ciência mas afirmando que a Psicologia deveria ser redefinida como estudo do comportamento” (Skinner, 1974, p. 8-9)

Watson ( )

O B EHAVIORISMO DE W ATSON Uma psicologia com foco no Comportamento Observável e Reproduzível; Previsão e Controle; Comportamento Reflexo e Reflexo Condicionado: Origens Pavlovianas.

A PRENDIZAGEM P AVLOVIANA : R EFLEXO C ONDICIONADO S (som)  R (orientação) Relação neutra para a salivar S (carne)  R (salivação) Relação incondicionada Som passa a sinalizar a relação uma relação incondicionada. Som passa a ser chamado de CS (estímulo Condicionado) e elicia uma resposta condicionada (CR) similar a “salivação”. Pareamento Som + Carne

P SICOLOGIA DO S – R Estímulo = Necessário e Suficiente para eliciar uma resposta; Todo o comportamento humano poderia ser explicado dentro da lógica S – R e do condicionamento de comportamento Reflexo; O comportamento era passível de Previsão e Controle: “Se... Então”

O B EHAVIORISMO DE W ATSON Previsão e Controle do comportamento (Reflexo): “Dê-me uma dúzia de crianças saudáveis, bem formadas, e meu próprio mundo especificado para trazê-las, e eu garanto tomar qualquer uma aleatoriamente e treiná-la para se transformar em qualquer tipo de especialista que eu escolher - médico, advogado, artista, comerciante e até mesmo mendigo e ladrão, a despeito de seus talentos, inclinações, tendências, habilidades, vocações e raça de seus antepassados”. Watson, J.B. Behaviorism, 1930, p. 82.

B EHAVIORISMO DE W ATSON (M ETODOLÓGICO ) Buscava-se, então, na relação “mecanicista” S – R (Para encontrar o S que eliciava a R) a explicação do comportamento Humano; S – R não era suficiente para a explicação do Comportamento Humano (R sem S) Rs sem Ss? : Em algumas Rs não era possível a identificação do S  Mesmo assim, tentava-se explicar a R nos termos S – R  O behaviorismo de Watson estava fazendo aquilo que criticava  Criando Causas e não identificando-as (ou controlando ou prevendo);

S KINNER, 1974, P “Watson naturalmente destacou os resultados mais passíveis de reprodução que pôde descobrir e muitos deles foram obtidos com animais [...] Parecia estar implícito que o comportamento humano não tinha características distintivas [...] Eles foram também forçados a fazer interpretações apressadas do comportamento complexo [...] Nada ou quase nada tinha Watson a dizer de intenções, propósitos ou criatividade. Ele acentuava a promessa tecnológica de uma ciência do comportamento, mas seus exemplos não eram incompatíveis com um controle manipulador [...] A análise cientifica do comportamento tem feito progresso dramáticos, e as deficiências da apresentação de Watson são agora, creio eu, principalmente de interesse histórico.”

B EHAVIORISMO DE S KINNER (R ADICAL ) “Os maiores problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano.” (1974, p. 11)

B EHAVIORISMO DE S KINNER Foco no Comportamento Observável e na previsão e no controle deste comportamento; Uso do Método Científico; Encontrar Uniformidades e relações Ordenadas (Os métodos devem ser usados para isso); Experimentação;

A CIÊNCIA TAL COM V Ê S KINNER “A ciência é antes de tudo um conjunto de atitudes. É uma disposição de tratar com os fatos, de preferência e não com o que se possa ter dito sobre eles.” (1953, p. 12, grifos meus) “ A ciência é uma disposição de aceitar os fatos [...] Os dados, não os cientistas, falam mais alto. As mesmas consequências práticas criaram a atmosfera cientifica na qual as afirmações são constantemente submetidas a verificação, onde nada é posto acima de uma descrição precisa de fatos, e onde os fatos são aceitos não importando quão desagradáveis sejam suas consequências momentâneas.” (p. 13, grifos meus)

U MA C IÊNCIA P SICOLÓGICA TAL COMO J USTIFICA S KINNER “Não há nenhuma virtude na ignorância pela ignorância [...] Os métodos da ciência têm tido um sucesso enorme onde quer que tenham sido experimentados. Apliquemo-los, então, aos assuntos humanos. Não precisamos nos retirar dos setores onde a ciência já avançou. É necessário apenas levar nossa compreensão da natureza humana até o mesmo grau.” (1953, p. 5, grifos meus)

U MA C IÊNCIA P SICOLÓGICA TAL COMO V Ê S KINNER Previsão e Controle: “Se vamos usar os métodos da ciência no campo dos assuntos humanos devemos pressupor que o comportamento é ordenado e determinado. Devemos esperar descobrir que o que o homem faz é o resultado de condições que podem ser especificadas e que, uma vez determinadas, poderemos antecipar e até certo ponto determinar ações. ” (1953, p. 7. grifos meus)

U MA C IÊNCIA P SICOLÓGICA TAL COMO V Ê S KINNER “A previsão e o controle podem ser negados em favor da “interpretação” ou alguma espécie de compreensão. Não obstante, as espécies de atividades intelectuais exemplificadas por juízo de valor, ou por intuição, ou interpretação, nunca foram propostas claramente, nem mostraram capacidade alguma de trabalhar na modificação de nossa condição presente. ” (1953, p. 9, grifos meus)

U MA C IÊNCIA DO C OMPORTAMENTO H UMANO TAL COMO P ROPÕE S KINNER Herdeira da tradição behaviorista  Comportamento Observável, Previsão e Controle; Balizada na Visão e Justificativa de Skinner frente a Ciência (Natural) como um todo  aceitar os Fatos e Dados tais como aparecem; Pautada na Visão e Justificativa de uma Ciência Psicológica de Skinner  Ciência Natural, Relações Ordenadas e Uniformidades, Mudança da realidade.

A CIÊNCIA DO C OMPORTAMENTO HUMANO Experimentação: Descrição de Uniformidades e relações Ordenadas; Relações Causais probabilísticas: Seleção pelas Consequência; Previsão e Controle: Descrição, Aplicação e modificação do mundo do homem;

E XPERIMENTAÇÃO “ A ciência avança do simples para o complexo [...] estudamos o comportamento de animais porque é mais simples. Os processos básicos descobrem-se mais facilmente e podem ser registrado s durante períodos de tempo mais longos. Nossas observações não são prejudicadas pela relação social entre sujeito e experimentador. As condições podem ser mais bem controladas [...] Estas vantagens não podem ser esquecidas em favor de afirmações apriorísticas de que o comportamento humano estaria inevitavelmente colocado em um campo separado.” (1953, p. 41)

A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO, S KINNER Demonstra um aspecto evoluc ionista de sua perspectiva; Aponta que para Leis comportamentais descobertas em processos básicos em animais podem ser generalizadas para humanos ; Destaca a necessidade do Registro do comportamento e da Neutralidade científica na experimentação; E portanto, o Homem, desde Skinner, está sujeito a Leis Naturais (Comportamentais);

B USCA POR L EIS N ATURAIS (C OMPORTAMENTAIS ) “ É verdade que podemos obter controle sobre o comportamento somente na medida em que conseguirmos controlar os fatores por ele responsáveis [...] Estamos interessados, então, nas causas do comportamento humano. Queremos saber por que os homens se comportam de maneira como o fazem. Qualquer condição ou evento que tenha algum efeito demonstrável sobre o comportamento deve ser considerado. Descobrindo e analisando estas causas podemos prever o comportamento ; poderemos controlar o comportamento na medida que o possamos manipular (1953, p , grifos meus)

A S VARIÁVEIS DAS QUAIS O COMPORTAMENTO É FUNÇÃO “ Estas variáveis estão fora do organismo, em seu ambiente imediato e em sua história ambiental. Possuem um status físico para o qual as técnicas usuais da ciência são adequadas e permitem uma explicação do comportamento nos moldes de outros objetos explicados pelas respectivas ciências. Estas variáveis independentes são de várias espécies e sua relações com o comportamento são quase sempre sutis e complexas, mas não se pode esperar uma explicação adequada do comportamento sem analisá-las.” (1953, p , grifos meus)

O NDE NÃO ESTÃO E O NDE ESTÃO AS C AUSAS DO COMPORTAMENTO PARA S KINNER ? “ “Ele bebe porque tem sede”? Se ter sede não significa mais do que ter uma tendência a beber, isto é mera redundância. Se quer dizer que ele bebe por causa de um estado de sede, um evento causal interior está sendo invocado. Se o estado é puramente inferido [...] não pode ser usado como explicação.” “ [...] tanto para um previsão acurada como para o controle, devemos investigar quantitativamente os efeitos de cada variável [...].” “O que queremos é avaliar a probabilidade de ele beber. Pode variar da certeza de que beberá até a certeza de que não vai beber.” “[...] quando dizemos que um homem roubou um pedaço de pão porque “estava faminto”, temos que nos informar das condições externas responsáveis pela “fome”. Estas condições já serão suficientes para explicar o roubo.A objeção aos estados interiores não é a de que eles não existem, mas a de que não são relevantes para uma análise funcional.” (1953, p. 34, 35 e 37)

O COMPORTAMENTO TAL COMO V Ê S KINNER Comportamento  intercâmbio entre organismo e ambiente. Comportamento respondente: S – R respostas previamente preparadas pela seleção natural poderiam ficar sob o controle de novos estímulos  principio de condicionamento reflexo US e UR + CS e CR; Comportamento operante: Novas respostas poderiam ser fortalecidas (“reforçadas”) por eventos que imediatamente as seguissem  susceptibilidade ao reforçamento Exemplo: Alimento está diretamente ligado a Sobrevivência  Mas alguém precisa de Mc´Donalds para sobreviver?

A S CAUSAS DO COMPORTAMENTO ESTÃO NA RELAÇÃO ORGANISMO - AMBIENTE : O PAPEL DA C OSEQUÊNCIA (S KINNER, 1981)

T RÊS NÍVEIS DE D ETERMINAÇÃO COMPORTAMENTAL : U M COMPROMISSO EVOLUCIONISTA Filogênese : Evolução das espécies, na qual a seleção ocorre sobre os aspectos comuns à espécie a nível genético, básicos para a sobrevivência do organismo. Ontogênese: A unidade de análise é o comportamento operante, que a partir da ação do indivíduo sobre o ambiente as consequências causadas por esta ação retroagem sobre ele, influenciando-o em suas ações futuras. Evolução cultural: Unidade de análise as práticas culturais: Classes Comportamentais compartilhadas por diferentes membros de um mesmo grupo que sobrevivem para além de suas vidas.

O COMPORTAMENTO HUMANO TAL COM V Ê S KINNER “ O comportamento humano é o produto conjunto de a) contingências de sobrevivência responsáveis pela seleção natural das espécies, e b) contingências de reforçamento responsáveis pelos repertórios adquiridos por seus membros, incluindo c) contingências especiais mantidas por um ambiente cultural evoluído.” (1981, p. 502) Comportamento é o “Produto”  o “ Efeito” de uma história  Determinado nesta história (Controlado, Causado, Ocasionado, Movido, etc)

O COMPORTAMENTO HUMANO TAL COM V Ê S KINNER Desta forma, o homem “[...] é o produto de uma história da qual não está livre e que, de fato, determina o que ele fará agora” (Skinner, 1974, pág. 145, grifos meus). “Dizemos que seu comportamento é controlado ( termo técnico que se refere ao fato que uma variável dependente está relacionada funcionalmente a uma variável independente ) por coisas, pessoas, e situações.” (Matos, 1999, p )

P ING -P ONG DE P OMBOS

P ARA QUÊ UMA C IÊNCIA DO C OMPORTAMENTO H UMANO T AL COMO P ROPOSTA POR S KINNER "Nenhum modo de vida é inevitável. Se você não gosta do seu, mude-o. Construa um modo de vida no qual as pessoas vivam juntas sem brigar, num clima social de confiança ao invés de suspeita, de amor ao invés de ciúme, de cooperação ao invés de competição. Mantenha esse mundo com sanções éticas brandas, mas efetivas. Transmita a cultura eficazmente aos novos membros através de cuidados especializados às crianças e de uma tecnologia educacional poderosa. Reduza o trabalho compulsivo ao mínimo. Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente”. (Skinner, 1972/1948, p.2).

P ARA QUÊ UMA C IÊNCIA DO C OMPORTAMENTO H UMANO T AL COMO P ROPOSTA POR S KINNER Prever e Controlar o Comportamento em prol de maiores chances de sobrevivência do homem PLANEJAMENTO DA CULTURA

P LANEJAMENTO C ULTURAL Planejamento cultural: Modificação ou introdução de uma prática cultural Para que as práticas culturais que compõe um determinado grupo continuem “ativas”, é necessário a sua transmissão e perpetuação entre diferentes gerações sociais em meio a um campo sociocultural. Por exemplo: A lista de presença e a lista de controle de chegar mais cedo na aula ou no horário da aula.

O L UGAR DE S KINNER NA H ISTÓRIA E F ILOSOFIA DA P SICOLOGIA Skinne r Psicologia ↔ Ciência Natural (Prever e controlar o Comportamento) Método Científico ≠ Método Interpretativo Psicologia ↔ Ciência Natural (Prever e controlar o Comportamento) Método Científico ≠ Método Interpretativo Psicologia ↔ Ciências Biológicas (Seleção Natural Darwiniana) Compromisso Evolucionista ≠ Estágios e Entidades imutáveis Psicologia ↔ Ciências do Comportamento (Observável e Manipulável) Relação Organismo- Ambiente Causas externas ≠ Causas internas Psicologia ↔ Ciências do Comportamento (Observável e Manipulável) Relação Organismo- Ambiente Causas externas ≠ Causas internas Psicologia ↔ Tecnologia Comportamental Planejamento e Controle do Mundo do Homem Psicologia ↔ Tecnologia Comportamental Planejamento e Controle do Mundo do Homem

Obrigado!! !