Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014
Um Sistema de Administração Escolar que constitue uma solução de dados de PONTA-A- PONTA para o Sector de Educação passa por três níveis 2 AIM---GESTÃO DE DADOS DE EDUCAÇÃO Carregamento dos Dados Verificação dos dados O uso dos dados como forma de apoio Relato nacional dos dados Retro-informação
O objectivo da gestão de dados de educação é para: Poupar recursos (ao nível escolar e dos distritos) – Fonte de dados de uso e actualização – Dados operacionais para uso por mais do que um programa pedagógico para relato APP/MTSF – Dados electrónicos de uso – voltar a captar os dados existentes (reduzir os erros ao captar novamente) – Sistema de dados de uso que faz a ligação com campos de dados diferentes – Os dados de uso podem ser ligados em rede Dados actualizados – Dados operacionais de uso comparado com dados de pesquisa – Dados carregados com maior frequência Aplicar uma garantia de qualidade melhor dos dados – Sistemas de uso com integridade de dados embutida – Ferramentas electrónicas de uso para verificação de dados – Melhorar a prestação de contas ao nível distrital – Empregar pessoal técnico para apoio de bd (base de dados) e garantia de qualidade OBJECTIVO---A GESTÃO DE DADOS DE EDUCAÇÃO
Presentation by EMS 4 1 Assistir as escolas com a sua administração de dados escolares & relato 2 Implementar políticas de educação ao nível da escola 3 Normalizar os formatos de dados e reportagem 4 Uma única fonte de dados operacionais para Distrito, Província & Nacional 5 Carregar os dados nos sistemas de relato de forma REGULAR por ex. LURITS (Base de dados nacional) 6 Regulamentado & com garantia de qualidade – manutenção efectuada à BDE Fornecimento e apoio gratuítos às escolas Aplicação electrónica nas escolas para: Gestão de Dados Escolares : O que é o SA-SAMS?
5 Sistemas de Integração de Dados Correntes Camada de Reportagem BI/IB Camada de Reportagem BI/IB Relato:Nacional Utentes: BDE Províncias DHA, DSD, SASSA, (SAP) Utentes: BDE Províncias DHA, DSD, SASSA, (SAP) Armazens Provinciais Adaptado da apresentação à Gestão Alargada por BHEKI MPANZA Dados disponíveis a partir dos Sistemas Operacionais & Transversais: Provincial & Nacional OutrosLTSM Solução de dados de PONTA-A-PONTA do Sector de Educação Fonte de Dados: Ao nível da escola individual SA-SAMS & outro pacotes de administração escolar SA-SAMS & outro pacotes de administração escolar escola NEIMS Exames LURITS Distrito ?
SA –SAMS está actualmente em operação em mais de 96% das escolas (excepto as escolas do Cabo Ocidental que utilizam o CEMIS para relatar) conforme a tabela abaixo A Implementaçã do SA-SAMS AS ESCOLAS QUE USAM O SA-SAMS: 30 DE OUTUBRO DE 2014 Confirmado pelas Províncias 30 de Outubro de 2014 Número das ESCOLAS PÚBLICAS Numero das ESCOLAS INDEPENDENTES Numero das ESCOLAS PÚBLICAS & INDEPENDENTES ProvínciaNúmero% %Total Públicas &NumeroTotal % Todas as escolas escolas * Usando SA-SAMS Independent es* Usando SA- SAMS usando SA- SAMS Cabo Ocidental 1,4584 ** ** 213 ** 4 Cabo Oriental 5,5545, ,732 5, Cabo Setentrional Estado Livre 1, , KwaZulu-Natal 5,9155, ,151 5, Noroeste 1,5151, ,570 1, Gauteng 2,0701, ,721 1, Mpumalanga 1,7621, ,867 1, Limpopo 3,9293, ,076 4, Nacional 24,060 21, , ,074 22,45493 *Realidades nas escolas em 2014 ** Que usam o CEMIS para o relato de EMIS/SIGE
Legislação & decisões da CEM Nível de administração & gestão de dados ao nível de escola A implementação de políticas Normaliza a informação Dados operacionais escolares disponíveis para os Distritos, a Província & no LURITS para relata de BDE O que é e porquê o uso do SA-SAMS Ao nível de escola: Conhecimentos de administração & gestão de informação & relato escolares Os dados ao nível de distrito, provincial & nacional necessitam de – informação de apoio para relatar (MTSF & APP) Múltiplos utentes dos mesmos dados (sistema integrado)– reduz a duplicação nas escolas & distritos, aumentando a qualidade Apoio & formação no sistema Comunicados actualizados e tempestivos O que motiva o uso do SA-SAMS Quem, o quê, quando e onde A manutenção de documentos da fonte Garantia de Qualidade dos dados Factores a afectarem a Gestão de Dados Escolares
SA-SAMS : Sistema de Administração e Gestão Escolares MENU PRINCIPAL 1. Informação Escolar Geral 11. Assistente Financeiro 2. Informação de Recursos Humanos 12. Dados Referentes ao Currículo 3. Informação sobre Alunos e Pais 13. Assistente de Horário Escolar 4. Lista dos Alunos 14. Recursos Físicos 5. Informação sobre Governação 15. Módulo de Biblioteca 6. Cartas e Formulários Normalizados 16. Funções de Segurança e Base de dados 7. Dados a Exportar 17. Módulo de Aprovação de Lurits 8. Avaliação Anual Nacional 8
Os desafios estão a ser abordados aos níveis diferentes e através de intervenções diferentes. Todavia, os desafios a seguir devem ser abordados a curto e a longo prazo: Pessoal administrativo nas escolas para apoiar o SA-SAMS; Administradores de Sistemas de Circuito/Distrito para assistir as escolas com o SA-SAMS; Distribuição e formação pelas Províncias do SA-SAMS a todas as escolas. Financiamento: Para mudar o SA-SAMS para um Sistema com base na Rede de Internet Financiamento: Nacional para manter e desenvolver novos requisitos no LURITS. As Províncias devem abordar as prioridades principais, usando plenos Fundos Designados para o EMIS/SIGE 9 DESAFIOS
OS DADOS DO SA-SAMS PROVIDENCIADOS INCLUEM: Dados operacionais para apoiar os directorados a seguir com o seu relato APP: – Protecção Escolar, Programas de Enriquecimento Escolar, Desporto Escolar, Saúde Escolar e Programa Nacional de Nutrição Escolar (PNNE); – Infra-estrutura Escolar; e – Governação da Escola, Avaliação Escolar e Apreciações dos Educadores. SA-SAMS está alinhado com as políticas do CAPS e ANA, incluindo uma função de promoção para providenciar Currículo e ANA As funções de validação dos dados necessários e a ferramenta de garantia de qualidade dos dados do SA-SAMS foram valorizadas de modo a garantir o melhoramento da qualidade dos dados fornecidos no LURITS. AS VANTAGENS DE SE UTILIZAR O SA-SAMS/LURITS Normaliza os dados necessário para o relato escolar e garante a implementação das políticas de educação – UMA FONTE/CONJUNTO DE DADOS PROVIDENCIADA ATRAVÉS DO LURITS. Poupa recursos ao nível escolar ao reduzir a duplicação dos dados relatados pelas escolas. As províncias tambem irão poupar no tempo e recursos ao utilizarem a colectânea de dados existente e sustentável DESAFIOS – FINANCIAMENTO para manter o SA-SAMS na nova tecnologia SA-SAMS foi desenvolvido sobre uma plataforma obsoleta e necessita de ser actualizado para SQL ou outro formato. A recolha de dados do SA-SAMS é um exercício caro que precisa de ser mudado para um FORMATO COM BASE NA REDE DE INTERNET. PROVIDENCIANDO DADOS DE SA-SAMS