Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Advertisements

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO CENÁRIO FISCAL DE MÉDIO PRAZO Maputo, Maio de 2015.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Planos de Carreira na perspectiva de assegurar valorização dos profissionais da educação UNDIME RIO GRANDE DO SUL, 16/09/2014.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO NAMIBE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS INTRODUÇÃO As acções no Âmbito de Energia eléctrica desenvolvida.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
PARTILHA DO EMIS/SIGE DA SADC ÁFRICA DO SUL 17 de Novembro de 2014 Solveig van Vreden.
Mapas Estratégicos IPSEMG Responsáveis Objetivos Estratégicos.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
 DEFINIÇÃO ◦ É o acto pelo qual os cidadãos com direito a votar se inscrevem em lista de eleitores  ANTECEDENTES  1994 a 2004 Recenseamento Manual.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
WASHWATCH KEEP WATCH ON WASH. WASHwatch: introdução WASHwatch.org facilita a colaboração de modo que a monitorização dos compromissos relativos a WASH.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
1  Enquadramento  Resultados  Desenvolvimentos futuros Informação Estatística sobre Comunicações Electrónicas.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Programas Federais para a Educação Especial Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais; Programa Escola Acessível; Programa BPC Na Escola;
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
A EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O TPM ? A alta direção está comprometida com a implantação? A estrutura organizacional está motivada ? A empresa possui.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014

Um Sistema de Administração Escolar que constitue uma solução de dados de PONTA-A- PONTA para o Sector de Educação passa por três níveis 2 AIM---GESTÃO DE DADOS DE EDUCAÇÃO Carregamento dos Dados Verificação dos dados O uso dos dados como forma de apoio Relato nacional dos dados Retro-informação

O objectivo da gestão de dados de educação é para: Poupar recursos (ao nível escolar e dos distritos) – Fonte de dados de uso e actualização – Dados operacionais para uso por mais do que um programa pedagógico para relato APP/MTSF – Dados electrónicos de uso – voltar a captar os dados existentes (reduzir os erros ao captar novamente) – Sistema de dados de uso que faz a ligação com campos de dados diferentes – Os dados de uso podem ser ligados em rede Dados actualizados – Dados operacionais de uso comparado com dados de pesquisa – Dados carregados com maior frequência Aplicar uma garantia de qualidade melhor dos dados – Sistemas de uso com integridade de dados embutida – Ferramentas electrónicas de uso para verificação de dados – Melhorar a prestação de contas ao nível distrital – Empregar pessoal técnico para apoio de bd (base de dados) e garantia de qualidade OBJECTIVO---A GESTÃO DE DADOS DE EDUCAÇÃO

Presentation by EMS 4 1 Assistir as escolas com a sua administração de dados escolares & relato 2 Implementar políticas de educação ao nível da escola 3 Normalizar os formatos de dados e reportagem 4 Uma única fonte de dados operacionais para Distrito, Província & Nacional 5 Carregar os dados nos sistemas de relato de forma REGULAR por ex. LURITS (Base de dados nacional) 6 Regulamentado & com garantia de qualidade – manutenção efectuada à BDE Fornecimento e apoio gratuítos às escolas Aplicação electrónica nas escolas para: Gestão de Dados Escolares : O que é o SA-SAMS?

5 Sistemas de Integração de Dados Correntes Camada de Reportagem BI/IB Camada de Reportagem BI/IB Relato:Nacional Utentes: BDE Províncias DHA, DSD, SASSA, (SAP) Utentes: BDE Províncias DHA, DSD, SASSA, (SAP) Armazens Provinciais Adaptado da apresentação à Gestão Alargada por BHEKI MPANZA Dados disponíveis a partir dos Sistemas Operacionais & Transversais: Provincial & Nacional OutrosLTSM Solução de dados de PONTA-A-PONTA do Sector de Educação Fonte de Dados: Ao nível da escola individual SA-SAMS & outro pacotes de administração escolar SA-SAMS & outro pacotes de administração escolar escola NEIMS Exames LURITS Distrito ?

SA –SAMS está actualmente em operação em mais de 96% das escolas (excepto as escolas do Cabo Ocidental que utilizam o CEMIS para relatar) conforme a tabela abaixo A Implementaçã do SA-SAMS AS ESCOLAS QUE USAM O SA-SAMS: 30 DE OUTUBRO DE 2014 Confirmado pelas Províncias 30 de Outubro de 2014 Número das ESCOLAS PÚBLICAS Numero das ESCOLAS INDEPENDENTES Numero das ESCOLAS PÚBLICAS & INDEPENDENTES ProvínciaNúmero% %Total Públicas &NumeroTotal % Todas as escolas escolas * Usando SA-SAMS Independent es* Usando SA- SAMS usando SA- SAMS Cabo Ocidental 1,4584 ** ** 213 ** 4 Cabo Oriental 5,5545, ,732 5, Cabo Setentrional Estado Livre 1, , KwaZulu-Natal 5,9155, ,151 5, Noroeste 1,5151, ,570 1, Gauteng 2,0701, ,721 1, Mpumalanga 1,7621, ,867 1, Limpopo 3,9293, ,076 4, Nacional 24,060 21, , ,074 22,45493 *Realidades nas escolas em 2014 ** Que usam o CEMIS para o relato de EMIS/SIGE

Legislação & decisões da CEM Nível de administração & gestão de dados ao nível de escola A implementação de políticas Normaliza a informação Dados operacionais escolares disponíveis para os Distritos, a Província & no LURITS para relata de BDE O que é e porquê o uso do SA-SAMS Ao nível de escola: Conhecimentos de administração & gestão de informação & relato escolares Os dados ao nível de distrito, provincial & nacional necessitam de – informação de apoio para relatar (MTSF & APP) Múltiplos utentes dos mesmos dados (sistema integrado)– reduz a duplicação nas escolas & distritos, aumentando a qualidade Apoio & formação no sistema Comunicados actualizados e tempestivos O que motiva o uso do SA-SAMS Quem, o quê, quando e onde A manutenção de documentos da fonte Garantia de Qualidade dos dados Factores a afectarem a Gestão de Dados Escolares

SA-SAMS : Sistema de Administração e Gestão Escolares MENU PRINCIPAL 1. Informação Escolar Geral 11. Assistente Financeiro 2. Informação de Recursos Humanos 12. Dados Referentes ao Currículo 3. Informação sobre Alunos e Pais 13. Assistente de Horário Escolar 4. Lista dos Alunos 14. Recursos Físicos 5. Informação sobre Governação 15. Módulo de Biblioteca 6. Cartas e Formulários Normalizados 16. Funções de Segurança e Base de dados 7. Dados a Exportar 17. Módulo de Aprovação de Lurits 8. Avaliação Anual Nacional 8

Os desafios estão a ser abordados aos níveis diferentes e através de intervenções diferentes. Todavia, os desafios a seguir devem ser abordados a curto e a longo prazo: Pessoal administrativo nas escolas para apoiar o SA-SAMS; Administradores de Sistemas de Circuito/Distrito para assistir as escolas com o SA-SAMS; Distribuição e formação pelas Províncias do SA-SAMS a todas as escolas. Financiamento: Para mudar o SA-SAMS para um Sistema com base na Rede de Internet Financiamento: Nacional para manter e desenvolver novos requisitos no LURITS. As Províncias devem abordar as prioridades principais, usando plenos Fundos Designados para o EMIS/SIGE 9 DESAFIOS

OS DADOS DO SA-SAMS PROVIDENCIADOS INCLUEM: Dados operacionais para apoiar os directorados a seguir com o seu relato APP: – Protecção Escolar, Programas de Enriquecimento Escolar, Desporto Escolar, Saúde Escolar e Programa Nacional de Nutrição Escolar (PNNE); – Infra-estrutura Escolar; e – Governação da Escola, Avaliação Escolar e Apreciações dos Educadores. SA-SAMS está alinhado com as políticas do CAPS e ANA, incluindo uma função de promoção para providenciar Currículo e ANA As funções de validação dos dados necessários e a ferramenta de garantia de qualidade dos dados do SA-SAMS foram valorizadas de modo a garantir o melhoramento da qualidade dos dados fornecidos no LURITS. AS VANTAGENS DE SE UTILIZAR O SA-SAMS/LURITS Normaliza os dados necessário para o relato escolar e garante a implementação das políticas de educação – UMA FONTE/CONJUNTO DE DADOS PROVIDENCIADA ATRAVÉS DO LURITS. Poupa recursos ao nível escolar ao reduzir a duplicação dos dados relatados pelas escolas. As províncias tambem irão poupar no tempo e recursos ao utilizarem a colectânea de dados existente e sustentável DESAFIOS – FINANCIAMENTO para manter o SA-SAMS na nova tecnologia SA-SAMS foi desenvolvido sobre uma plataforma obsoleta e necessita de ser actualizado para SQL ou outro formato. A recolha de dados do SA-SAMS é um exercício caro que precisa de ser mudado para um FORMATO COM BASE NA REDE DE INTERNET. PROVIDENCIANDO DADOS DE SA-SAMS