2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
1 ENEM: Avaliação ou Seleção? Os Desafios do Ensino Médio Maria Helena G. de Castro.
Entendendo algumas questões sobre o Enem Prof. Nonato Furtado (IFCE) nnnn aaaa tttt oooo eeee ssss pppp aaaa yyyy aaaa hhhh oooo oooo.... cccc oooo.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
ENEM – desafios  180 Itens e Redação;  Extensão dos itens – ritmo de leitura;  Características do Item;  Marcação do gabarito – cor da prova;  TRI.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Entendendo algumas questões sobre o NOVO ENEM Matemática e suas Tecnologias E. E. M. CEL MURILO SERPA Professor: GEORGE HENRIQUE.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Trabalhando com produção textual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Fundamentos da Administração
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Tema de álgebra indicada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e seu ensino Prof. M. Sc. Fabricio Eduardo Ferreira Fevereiro.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação

DICAS PARA A PROVA DO ENEM Na data da prova: Os portões de acesso abrem as 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que chegue com antecedência (horário de Brasília).

ENEM Como são as provas O ENEM é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada uma e uma redação.

Confira os dias da prova: 3 de novembro de 2012 (1º dia) Ciências Humanas e suas tecnologias e; Ciências da Natureza e suas tecnologias. Tempo para a prova: 4h30 Aproximadamente 3 minutos por questão.

4 de novembro de 2012 (2º dia): Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e; Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30

E.E.M. Mons. Catão

Sensação ao Estudar Matemática

Termo: Matemática e Suas Tecnologias O novo PCNEM estabeleceu três grandes competências para a área de Matemática e Suas Tecnologias:  Representação e Comunicação;  Investigação e Compreensão;  Contextualização das Ciências no âmbito Sociocultural.

Representação e Comunicação Envolvem a leitura, a interpretação e a produção de textos nas diversas linguagens e formas textuais características dessa área do conhecimento;

Investigação e Compreensão Competência marcada pela capacidade de enfrentamento e resolução de situações- problema, utilização dos conceitos e procedimentos peculiares do fazer e pensar das ciências;

Contextualização das Ciências no âmbito Sociocultural Na forma de análise crítica das ideias e dos recursos da área e das questões do mundo que podem ser respondidas ou transformadas por meio do pensar e do conhecimento científico.

Uma Estatística Relevante Prova de Matemática e Suas Tecnologias: 45 Questões;  15 Questões – Álgebra: Números e Funções  15 Questões – Geometria e Medidas  15 Questões – Análise de Dados Fato Relevante: Prova Questões – Análise de Gráficos e Tabelas. Mais de 28% da Prova !!!!!

Uma Estatística Relevante Prova 2011: 15 Questões – Análise de Gráficos e Tabelas; Percentual de 33,33% da Prova Estratégia de Ação 1: Estimular a aprendizagem de interpretação e gráficos de funções e tabelas de frequências de dados estatísticos.

Questão 142 – 2010 Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais rápida do que dos 10 aos 17 anos, essa variação passava a ser cada vez menor, até se tornar imperceptível. Pala ilustrar essa situação, esse casal fez um gráfico relacionando as alturas do filho nas idades consideradas. Que gráfico melhor representa a altura do filho desse casal em função da idade?

Analisemos os itens a)

Analisemos os itens b)

Analisemos os itens c)

Analisemos os itens d)

Analisemos os itens e)

Resposta Ítem e

Estatísticas Relevantes Matemática e suas Tecnologias Analisando a sub-área, Álgebra: Números e Funções; Prova 2010: 8 Questões – Raciocínio Lógico-dedutivo e Relações entre grandezas. Ou Seja, 17,77%. Estratégia de Ação 2: Trabalhar o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo dos alunos.

Questão Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte:

Questão Algum tempo depois, o professor apagou a lousa e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchê-la, mas dessa vez, utilizando 40% do espaço dela. Uma representação possível para essa segunda situação é:

Analisando os itens Ítem A Figura subdivida em 4 partes iguais, das quais, apenas uma está escrita. 25% da lousa usada.

Analisando os itens Ítem B Lousa Subdividida em 4 partes iguais. Duas partes escritas. 50% da Lousa utilizada

Analisando os itens Ítem D Lousa subdividida em 5 partes, das quais, 3 utilizadas. 60% da lousa utilizada

Analisando os itens Ítem E Lousa subdividida em 5 partes com 4 utilizadas, totalizando 80% do total

Ítem Correto Ítem C Lousa subdividida em 5 partes com 2 utilizadas. Dessa forma, tem-se 40% da área da lousa é utilizada.

Breve Comentário Análise de dados: 28% Raciocínio Lógico-Dedutiva: 17,77% Somados os percentuais respectivos: 45,77% !!!!!!! É muita coisa pra grande maioria dos alunos !!!

Geometria e Medidas 15 Problemas: 5 Baixa Complexidade 5 Média Complexidade 5 Alta Complexidade Problemas de Baixa Complexidade: Áreas e Perímetros de figuras planas, Congruência de Triângulos e Trigonometria Básica.

Matemática como Religião

Funções e Equações Situações problema; A lei de formação da função é dada no problema ou é o item requisitado no problema. Prova de 2011 – 7 Problemas Prova de 2010 – 7 Problemas 15,55% Nas duas últimas edições Estratégia de Ação 4: Fortalecer o conceito de função e a lei de formação de uma função.

Por que: Uma curiosidade. Por que: - Ciências Humanas e suas tecnologias? - Ciências Naturais e suas tecnologias? - Linguagens, Códigos e suas tecnologias? - Matemática e suas tecnologias? Tecnologia: aquilo que se produz a partir de um conhecimento.

Acesso: mudança de paradigma ENEM – desafios Itens e Redação; - Extensão dos itens – ritmo de leitura; - Características do Item; - Marcação do gabarito – cor da prova; - TRI – modelo de medida. “ Quem sabe o mais, sabe o menos.”(Yakawa)

Acesso: mudança de paradigma Na UFC 2007 a 2009 Avaliação do vestibular: - Papel indutor dos conteúdos curriculares; - Prevalência do modelo tradicional de avaliação centrada na memorização de conteúdos; - Seleção isolada para as IES; - Ênfase na teoria clássica de avaliação.

Acesso: mudança de paradigma No Brasil em 2009 Novo Enem: - Permanece a avaliação focada na averiguação das habilidades e competências adquiridas ao longo da escolaridade básica; - Cai a abordagem interdisciplinar; - MEC explicita objetos do conhecimento; - Adota a TRI como fórmula de medida. Surge SISU - Democratização das oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; - Indução à reestruturação dos currículos do Ensino Médio; - Possibilidade de mobilidade acadêmica.

4. Matemática e suas tecnologias:  Raciocínio lógico  Raciocínio lógico;  Diálogo com a Física;  Muitas imagens (gráficos, esquema e tabelas);  Apropriação de elementos do cotidiano como ilustração;  com a História: egípcios e a construção de pirâmides;  Diálogo com a História: egípcios e a construção de pirâmides;  Destaque: fontes retiradas da revista Veja.

Compreendendo a nota do ENEM

o que é o Prouni É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para se inscrever no Prouni é preciso ter feito a prova do Enem, ter obtido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). É preciso, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação.

o que é o Sisu O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).