TEORIA COMPORTAMENTAL

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Transcrição da apresentação:

TEORIA COMPORTAMENTAL ADRIENE AMORIM MARIA EMILIA MAGNA SOTELE RAFAEL DE CARVALHO RENATA OLIVEIRA SARAH VETTORAZZI

TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO “ A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional”. (Chiavenato, 1999)

ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 com uma redefinição total dos conceitos administrativos. Origens: Enfoque das relações humanas. Rejeição as concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas. Crítica a Teoria Clássica. Incorporação da Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da Teoria administrativa.

NOVAS PROPOSIÇÕES SOBRE A MOTIVAÇÃO HUMANA Para explicar como as pessoas se comportam, tornou-se necessário que a Teoria Comportamental estudasse a motivação humana.

PIRÂMEDE DAS NECESSIDADES – SEGUNDO MASLOW Auto-Realização Necessidades Secundárias Estima Sociais Segurança Necessidades Primárias Necessidades Fisiológicas

TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZERG INSATISFAÇÃO SATISFAÇÃO Insucesso na profissão; Desprazer no trabalho. Auto-Realização Sucesso na profissão; Prazer no trabalho. Baixo status; Baixo salário; Sensação de inequidade. Interação facilitada ; Prestígio na profissão. Estima Elevada interação/relacionamento – colegas, chefias e subordinados. Baixa interação/relacionamento – colegas, chefias e subordinados. Sociais Ambiente adequado; Políticas R.H estáveis. Local de trabalho inadequado; Políticas imprevisíveis. Segurança Confinamento; Remuneração inadequada. Salário adequado p/ satisfazer necessidades. Necessidades Fisiológicas

TEORIA X E Y São preguiçosos e indolentes. Evitam o trabalho. TEORIA X : É a concepção tradicional de administração baseada em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano. São preguiçosos e indolentes. Evitam o trabalho. Evitam a responsabilidade a fim de se sentirem mais seguras. Precisam ser controladas e dirigidas. São ingênuas e sem iniciativa. TEORIA Y: É a moderna concepção de Administração, se baseia na eliminação de preconceitos sobre a natureza humana, seus principais aspetos são: São esforçadas e gostam de ter o que fazer. O trabalho é uma atividade tão natural como brincar e estudar. Procuram e aceitam responsabilidades e desafios. São criativas e competentes.

APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TERIA COMPORTAMENTAL Ênfase nas Pessoas: Teoria Comportamental transfere a ênfase na estrutura da organização (influência da Teoria Clássica e Neoclássica e da Teoria da Burocracia, principalmente) para as pessoas (influência da Teoria das Relações Humanas), tentando realinhar e definir os conceitos de tarefa e a de estrutura sob roupagem democrática e humana

Abordagem Mais Descritiva e Menos Prescritiva. A análise descritiva: mostra o que é Análise prescritiva: mostra o que deve ser. A abordagem da Teoria Clássica e Neoclássica e da Teoria das Relações Humanas é prescritiva e normativa preocupa-se apenas como lidar com os problemas administrativos, ditando princípios ou normas de atuação, o que deve ou não deve ser feito. A Teoria Comportamental é descritiva e explicativa preocupa-se em explicar apenas, sem ditar princípios ou normas de atuação. Embora, porém, nota-se uma certa tendência para uma posição prescritiva, enfatizando o que é melhor para as organizações e para as pessoas que nela trabalham.

Profunda Reformulação na Filosofia Administrativa. A Teoria Comportamental marca pesadamente a sua filosofia democrática e participativa, deixando de ser explicativa e descritiva para ser normativa e prescritiva: a organização deve ser democrática e participativa. Autoridade x Obediência. Colaboração – Consenso e Equalização de Poder. Privilegia as organizações mais democráticas, menos estruturadas hierarquicamente e menos autocrática, baseada na equalização de poder.

Dimensões Bipolares da Teoria Comportamental Análise Teórica Versus Empírica: A teoria especifica o que se espera que ocorra, dados empíricos mostram o grau em que as predições ocorrem na realidade. E a pratica e a teoria juntas, uma completando a outra. Análise Macro versus Micro: Macro tem como unidade de análise a organização, e a micro o indivíduo. São necessárias para a compreensão dos complexos processos humanos e comportamentais que ocorrem nas organizações. Organização Formal versus Informal: Formal porque existem atividades e relações especificadas e antecipadamente definidas; Informal porque existem atividades e relações não-especificadas nem antecipadamente definidas que ocorrem dentro da organização formal. Ambas se interpenetram e se influenciam reciprocamente. Análise Cognitiva versus Afetiva: Cognitivo e o processo de raciocínio dos indivíduos, baseia-se na racionalidade, na lógica e no uso da mente e da inteligência, e o Afetivo e dirigido pelos sentimentos, emoções e afetividades dos indivíduos. São estudados em conjunto, pois as pessoas seja no trabalho ou fora dele, são criaturas que pensam e sentem.

A Relatividade das Teorias de Motivação A teoria de Maslow deu ênfase às necessidades internas do homem, não considerando a situação em que esta colocado. Teoria de McGregor – a teoria X supõe que o homem é uma indolente e foge à responsabilidade, daí a necessidade de controlá-lo tenazmente (não diferindo em nada da teoria clássica). A teoria Y ( o homem renova suas próprias necessidades) fornece uma descrição interessante tentativa de integrar as necessidades individuais e organizacionais,propõe uma administração participativa. Teoria Herzberg - teoria de motivação no trabalho caracteriza-se por dois tipos de necessidades diferentes:

A Relatividade das Teorias de Motivação (influência das ciências do comportamento sobre a administração) Fatores ambientais ou higiênicos; Fatores motivacionais ou de função. Dificuldade de reorganização dos cargos em face dos aspectos tecnológicos e culturais envolvidos. Interessante para casos de reorganização com vistas a aumento de produtividade, onde não haja necessidade da apreciação da situação global.

Profunda Influencia das Ciências do Comportamento sobre a Administração As organizações surgem quando os objetivos a serem alcançados são muito complexos para um só indivíduo. Para a organização alcançar seus objetivos ela precisa ser dividida em unidades administrativas separadas. As pessoas são, elas mesmas, organizações complexas. Elas produzem atividade e energia para a organização se isso representa alguma vantagem para elas. A vantagem das pessoas pode ser compreendida pela satisfação de suas necessidades pessoais. Há uma variedade de conceitos de necessidade e concepções diferentes a respeito de sua importância. As pessoas buscam satisfazer suas necessidades e são influenciadas pelo contexto organizacional e pelo conteúdo do cargo que ocupam.

A Organização como um Sistema de Decisões Defendida por Simon, refere-se mais aos efeitos dos processos formais sobre a tomada de decisões, ao invés dos processos interpessoais.

A análise Organizacional a partir do Comportamento Preocupação centrada no indivíduo, predisposição, reações e personalidade dentro do panorama organizacional. (Argyris e Barnard) Organização como meio para proporcionar ao indivíduo recompensas e satisfação, oferecendo aos membros uma maior motivação. (Maslow e Herzberg) Organização como conjunto de indivíduos comprometidos com o processo de decisões, pressões organizacionais e motivações individuais. (March e Simon)

CONCLUSÃO É preciso reconhecer que as preciosas colaborações da Teoria Comportamental para a administração inauguraram um novo enfoque dentro da teoria administrativa, com a ênfase nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo, dinâmico e diversificado, que impulsionaram as organizações modernas e os atuais modelos de gestão praticados. Por fim, uma extensa apreciação crítica a respeito da Teoria Comportamental na Administração como uma tentativa de balanço de suas contribuições e suas limitações mostra sua profunda influência na teoria administrativa.

REFERÊNCIA CHIAVENATO, IDALBERTO – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO - 5ª EDIÇÃO