ENCONTRO REGIONAL SP2 – CAMPINAS 1° - 2015.

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Transcrição da apresentação:

ENCONTRO REGIONAL SP2 – CAMPINAS 1° - 2015

O QUE ELES TEM EM COMUM?

CRIATIVIDADE A base da mudança é a criatividade. Com ela vem a geração de novas ideias!

INOVAÇÃO Colocar as ideias em prática!

Resultado da criatividade MUDANÇA Resultado da criatividade e inovação!

VOCÊ PRECISA, INOVAR E MUDAR! FAÇA O QUE NIGUEM FEZ.

NOSSO OBJETIVO P DE PROMOÇÃO

“A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO” PROMOÇÃO “A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO” PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS RELAÇÕES PÚBLICAS FORÇA DE VENDAS MARKETING MERCHANDISING

PROPAGANDA (...) a propaganda é uma das ferramentas mais comuns que as empresas usam para dirigir comunicações persuasivas aos compradores e públicos-alvo. (Kotler, 1998, p.554)

PROMOÇÃO DE VENDAS CAMPANHAS, CUPONS, PRÊMIOS QUE VISA ATRAIR A ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES PARA O CONSUMO.

RELAÇÕES PÚBLICAS MÍDIA NÃO PAGA, PUBLICIDADE.

FORÇA DE VENDAS A venda pessoal envolve relacionamento ao vivo, imediato e interativo com o consumidor, permitindo uma relação duradoura..

MARKETING DIRETO INTERNET - FACEBOOK MALA DIRETA TELEMARKETING CATÁLOGO

MERCHANDISING

MERCHANDISING O que é Merchandising? Conjunto de técnicas mercadológicas realizadas para a maior valorização e destaque possível do produto. Planeja e operacionaliza as atividades realizadas no PDV (varejo e autoserviço). Estimula a compra imediata (impulso), decisão de compra no PDV. 15 15

MERCHANDISING Objetivo Influenciar nas decisões de compras e gerar interação do comprador com os produtos através de: Ações promocionais Materiais de PDV Displays Demonstradoras

MERCHANDISING O merchandising: O que a propaganda promete Aumenta as vendas por impulso Atrai a atenção do CONSUMIDOR Cria elo de ligação entre a propaganda e o produto no PDV O que a propaganda promete o PDV entrega (Point of Puschase Advertisement Internacional – POPAI)

COMPORTAMENTO DE COMPRA Tem sido pesquisado por profissionais de várias áreas Hoje as indústrias e as redes varejistas Nielsen e Popai são os maiores exemplos de Institutos de pesquisas

COMPORTAMENTO DE COMPRA Exemplo: Shopper da categoria Fralda Descartável  Mãe Consumidor Final  Bebê Consumidor: Quem usa o produto Shopper: Quem compra o produto Nos hiper e supermercados a grande maioria são mulheres entre 30 e 49 anos Os compradores solteiros escolhem o período noturno para fazer suas compras O sábado é o dia em que os consumidores fazem mais compras Os consumidores andam menos pela loja e dirigem-se aos locais em que pretendem comprar o que precisam O tempo médio de compra tem diminuído e a freqüência aumentado

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA Técnicas de Merchandising Percepção Visual Material de PDV Exposições Planos de correlação Planograma Layout 20 20

O PDV é um dos principais canais de comunicação; MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA O PDV é um dos principais canais de comunicação; Representa cerca de 85% da decisão de compra; Correta exposição + sortimento de produtos + trabalho de comunicação;

objeto que lhe é comunicado MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: PERCEPÇÃO VISUAL Provocar maior interesse pela mensagem fará com É o que vai dizer se o produto será escolhido e ao invés de seu concorrente Preço, a aparência física e a reputação do PDV no qual é oferecido = Qualidade Percebida Embalagens e as cores do produto dão a imagem diferenciada que o consumidor pense e decida no objeto que lhe é comunicado

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: MATERIAIS DE MERCHANDISING Stopper Stopper Cartazete Display de Chão Cartazete Display de Gôndula 23 23

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: MATERIAIS DE MERCHANDISING Cartazete Stopper Plenitud Totem Régua Precificadora Bandeja Canaleta

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: PONTOS EXTRAS

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA:PONTOS EXTRAS

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: PLANOGRAMA É a representação gráfica da gôndola, é usado para orientar a exposição dos produtos de uma determinada categoria Premium Valor Econômico

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA Ações Promocionais São realizadas no intuito de gerar conhecimento e fidelização da marca além do aumento de vendas. Amostragem: Ação de distribuição de amostra grátis Degustação: É a ação que permite aos consumidores experimentarem algum produto. Institucionais: São ações que não visam vender, e sim reforçar a imagem da marca.

Coordenador Merchandising MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: MÃO DE OBRA Promotor – Responsável por garantir que as gôndolas não fiquem vazias (rupturas), pela exposição dos produtos e positivação de materiais de merchandising,aumento de vendas através de pontos extras Mão de obra promocional Executivo de Vendas Coordenador Merchandising Promotor Técnico de MCH Técnico de MCD – Tem a função de orientar a equipe de promotores e as ações de Merchandising e gerar relacionamento com a loja Coordenador de MCD –Tem a função de coordenar uma equipe de técnicos e promotores e as ações de Merchandising

Merchandising no Ponto-de-venda: Mão de Obra Demonstradoras – Tem a função de expor o produto e aproximar o produto do consumidor dando amostras ou gerando experimentação As ações de trade e merchandising que tem a presença de demonstradoras podem aumentar o volume das vendas consideravelmente no período.

APLICAÇÕES DO MERCHANDISING Escolha das cores; Influência da música; Sensação dos aromas; Iluminação do ambiente; Arrumação da vitrine; Layout da loja; Precificação e etiquetas dos produtos; Embalagem; Exposição do produto;

Escolha das Cores Atrair o público alvo e/ou destacar mercadorias; A percepção e as sensações causadas pelas cores devem acompanhar os objetivos da empresa;

Sensação dos Aromas

Influência da Música

MERCHANDISING EDITORIAL – TIE IN Inserções de produtos ou serviços durante a exibição de um programa de televisão é correto chamarmos de Tie In (mídia espontânea). Essas inserções são mais caras daquelas que ocorrem nos intervalos de um programa.

IDENTIFICAÇÃO VISUAL

ACESSIBILIDADE

EXPOSIÇÃO DO PRODUTO

PROMOÇÃO DE VENDAS

HIGIENE

Skype: wesleyfacilaprender OBRIGADO PELA ATENÇÃO Estou a disposição: Wesley Borges wesleyborgeslacerda@gmail.com.br Contato: (34) 9.8853-5677 Skype: wesleyfacilaprender