Maio/2008 Royalties e Participação Especial Critérios de repartição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pré-sal e Royalties do Petróleo
Advertisements

Royalties e Participação Especial Critérios de Repartição
Crise dos Municípios Crise Desde a promulgação da Constituição Federal em 1988, quando os Municípios foram elevados a condição de entes federados autônomos.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Relator: Deputado Colbert Martins Minerais estratégicos e terras-raras: a importância de uma visão estratégica.
Maio/2008 Regulamentação e Desenvolvimento das Rodadas Brasileiras de Licitação de Petróleo e Gás.
A Definição de um Novo Marco Regulador para a Indústria do Gás Natural no Brasil José Cesário Cecchi Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Perspectivas do Trem de Alta Velocidade Bernardo Figueiredo Julho/2013.
Equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS Marcello Lourenço de Oliveira Maceió-AL, 22 de junho de
Indicadores do Sistema Tributário Nacional Macroproblema Sistema tributário nacional é injusto Problemas Sistema tributário regressivo e carga mal distribuída.
ISS Proposta de alteração da Lei Complementar 116/2003.
Participações Governamentais e de Terceiros na Lei do Petróleo Superintendência de Controle das Participações Governamentais - SPG.
Conteúdo Local como mecanismo de incentivo à indústria de bens e serviços Maio/2008.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil O Setor do Petróleo IX Congresso Brasileiro de Regulação Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 20 de.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
Apuração do Índice de Participação SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA A participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS Apuração do Índice de Participação.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
PETRÓLEO Prof. Msc. Arthur M.A. 1.
O Setor do Petróleo no Brasil: 13ª Rodada de Licitações - Blocos Exploratórios Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 21 de setembro de 2015.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
Audiência Pública: Qualidade da telefonia móvel e providências para sanar os problemas ARTUR COIMBRA SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
ANP - Consulta Pública nº 16/2010 Apuração dos cálculos da Participação Especial de modo que passem a ser considerados os volumes de gás natural consumidos.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
Banco de Dados de Exploração & Produção Magda Chambriard Diretora Geral Setembro de 2013.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
José Carlos Frederice Coordenador de Conteúdo Local Salvador, 10 de novembro de Conteúdo Local e o incentivo à indústria nacional.
1 Apresentação dos Resultados 1T15 São Paulo, 30 de Abril 2015.
Programa de Regularização Ambiental Raimundo Deusdará Filho Diretor Geral/SFB.
A ANP E A REGULAÇÃO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS Maio/2008.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
Seminário: Alimentação e Hotelaria no Setor de Óleo e Gás SEBRAE - 15/03/2016 Sísmica.
Impactos potenciais no Litoral Paulista do novo cenário de gestão e de investimentos da Petrobras Santos, 28 de maio de 2016.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Integração IRPJ, IRPF e IRF IRPJ
Nova Estrutura do Balanço: Grupos, Contas e Extinção EQUIPE: Adenilson Marcos João Pedro Laura Brandão Sirley Almeida Sarah Aguiar.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
PARTICIPAÇÕES GOVERNAMENTAIS E INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES PETROLÍFERAS Getulio da Silveira Leite Superintendente de Controle das Participações Governamentais.
Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Alexandre Giovanini Fuscaldi Diretor 1ª DT - Secex Desenvolvimento
F ISCALIZAÇÃO DA Q UALIDADE DOS S ERVIÇOS DE D ISTRIBUIÇÃO DE G ÁS C ANALIZADO - I NSTRUMENTO DE P ERMANENTE A PRIMORAMENTO DA R EGULAÇÃO Vasco Agostinho.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
1 Painel III Exploração Mineral e Aproveitamento de Recursos Hídricos Aspectos do Anteprojeto de Lei de Mineração em Terras Indígenas Miguel Antonio Cedraz.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Resultados 2T 2014 Companhia Providência 12 de Agosto de 2014.
Transferências Governamentais Constitucionais e Legais.
ALTERAÇÕES DE POSICIONAMENTO REMUNERATÓRIO Lei n.º 12-A/08, de 27/2.
A Recente Política Industrial Brasileira Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV Seminário Os Desafios da Inserção Internacional Brasileira no.
Contexto Econômico Manutenção do Saldo de Dívidas da União com Bancos Públicos (
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
As Participações Governamentais no Estado do Rio de Janeiro Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia Dezembro, 2010.
Ciclo do Debates sobre Petróleo e Economia Custos e Competitividade do Setor Petróleo no Brasil Diretor José Gutman (ANP) IBP Rio de Janeiro - 13/05/2016.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
Condomínio Conjunto Residencial dos Estados
SIOPS é um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Foi.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Transcrição da apresentação:

Maio/2008 Royalties e Participação Especial Critérios de repartição

Ambiente Institucional

ANP não tem atribuição de fiscalizar a aplicação das participações por seus beneficiários. Atribuições da ANP

Plataforma continental – critérios de confrontação Cabe à Fundação IBGE definir as projeções na plataforma continental brasileira dos limites territoriais dos Estados e Municípios. (art. 9 o da Lei 7.525/86, regulamentado pelo Decreto /86) As projeções são utilizadas para fins de distribuição de royalties e participação especial gerados pela produção marítima

Valor da Produção = V óleo x Pref óleo + V gás x Pref gás Royalty = Alíquota x Valor da Produção Royalties Arts. 47, 48 e 49 da Lei 9.478/97 Os royalties são calculados mensalmente para cada campo produtor Valor da Produção de Petróleo Valor da Produção de Gás Natural

Distribuição dos Royalties - TERRA 70% - Estados produtores 20% - Municípios produtores 10% - Municípios com instalações de embarque e desembarque de óleo ou gás natural =5% Lei >5% Lei ,5% - Estados produtores 15,0% - Municípios produtores 7,5% - Municípios afetados por operações de embarque e desembarque de petróleo e gás natural 25,0% - Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) 52,5%

>5% Lei =5% Lei ,5% - Estados confrontantes com campos produtores 22,5% - Municípios confrontantes com campos produtores 7,5% - Municípios afetados por operações de embarque e desembarque 15,0% - Comando da Marinha 25,0% - Ministério de Ciência e Tecnologia 7,5% - Fundo Especial 30% - Estados confrontantes com poços produtores 30% - Municípios confrontantes com poços produtores e suas respectivas áreas geoeconômicas 10% - Municípios com instalações de embarque e desembarque 20% - Marinha 10% - Fundo Especial Distribuição dos Royalties - MAR 25,0% 22,5% 7,5% 15,0% 22,5%

Royalties - Brasil (em R$ milhões) Royalties - Arrecadação

Royalties Distribuição por beneficiário em 2007 (R$ Milhões)

Administrado pelo Ministério da Fazenda Distribuído a todos os Estados e Municípios do Brasil 20% aos estados e 80% aos municípios Distribuição obedece aos mesmos critérios de rateio utilizados para a distribuição dos recursos dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios (Lei 7.990/89 e Decreto 01/91) Constituído apenas com royalties da produção marítima Fundo Especial

Total Royalties Total: Fundo Especial Total:

Artigo 50 da Lei 9.478/97 Pagamento trimestral sobre a Receita Líquida de campos que atinjam substanciais volumes de produção Nenhuma PE é devida a menos e até que –Volume de isenção seja atingido; e –Receita líquida acumulada seja positiva Demonstrativo de apuração trimestral em formato padronizado pela ANP –Portaria ANP 58/01 Participação Especial e Generalidades

Produção e despesas apropriadas campo-a-campo Alíquotas progressivas de acordo com critérios fixados no Decreto 2.705/98 –Volume de produção trimestral –Localização do campo (três estruturas de custos) Lavra em terra Plataforma continental < 400 metros de profundidade Plataforma continental > 400 metros de profundidade –Anos de produção Volumes de isenção diferenciados para os anos 1, 2 e 3 Participação Especial e Generalidades

Receita Bruta Receita Líquida (Base de Cálculo) Gastos Dedutíveis _ Alíquota Efetiva x Participação Especial a Recolher Participação Especial Apuração da PE

Normas detalhadas constam das Portarias ANP 10/99 e 102/99 Bônus de Assinatura Gastos com exploração Gastos no desenvolvimento do campo Gastos na operação do campo Certas obrigações incidentes nas atividades de E&P –Royalties –Pagamento pela Ocupação ou Retenção de Área –Pagamento aos Proprietários de Terra –1% da Receita Bruta investido em P&D Não dedutíveis: IRPJ e CSLL Participação Especial Deduções

Distribuição da Participação Especial- Lei 9.478/97 40% 10% MMA 40% 10% Estados produtores ou confrontantes com campos Municípios produtores ou confrontantes com campos MME

Participação Especial – 1T2008 Alíquota Efetiva x Produção

Participação Especial Alíquota Efetiva x Produção

PE - Arrecadação PE - Brasil (em R$ milhões)

Participação Especial Distribuição por beneficiário em 2007 (R$ milhões)

Blocos na região do pré-sal

Apenas ao declarar a comercialidade, a área referente aos blocos BM-S-8, BM-S-9, BM-S-21 e BM-S-22 levarão o nome definitivo de campo. Os campos oriundos dos mencionados blocos pagarão royalties e participação especial ao Estado e Municípios de São Paulo, vez que os blocos estão dentro das linhas de projeção dos seus limites territoriais. Algumas considerações

Estabelece diretrizes específicas para a realização da Nona Rodada de Licitações de blocos exploratórios da ANP, e dá outras providências Determina ao Ministério de Minas e Energia que avalie, no prazo mais curto possível, as mudanças necessárias no marco legal que contemplem um novo paradigma de exploração e produção de petróleo e gás natural, aberto pela descoberta da província do pré-sal petrolífera, respeitando os contratos em vigor. Resoluções CNPE no 6 de 08/11/2007

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Av. Rio Branco, º andar Rio de Janeiro – RJ – Brasil Tel.: (55 21) OBRIGADO!