BIOE: localização e descrição de objetos educacionais digitais Fernanda Monteiro Veruska Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Ministério da Educação Secretaria.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Programas Banda Larga na Escola e Proinfo Integrado Carlos Bielschowsky Secretário de Educação a Distância - MEC 53º Painel TELEBRASIL Agosto de 2009.
Florianópolis, Junho/ Iniciando a conversa  Santa Catarina é um dos estados da federação formado por 36 Secretarias Regionais. No total temos em.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
PARANÁ DIGITAL PARANÁ DIGITAL Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Paranaenses.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Projeto Conteúdos Digitais Comitê Gestor da Internet no Brasil CT-Conteúdos Seminário sobre Informação da Internet Brasilia, 30 de Julho de.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Tecnologias Educativas I Docente: Fernando Costa Discente : Érica Simões.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Carlos Alberto Vale da Costa
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
SÍNTESE E ENCAMINHAMENTOS SÍNTESE E ENCAMINHAMENTOS Processo de Planejamento SES/MG para os consórcios Assessoria de Cooperação Intermunicipal em Saúde.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Tecnologia Educacional: "Inserção Digital" Objetivo: Demonstrar aos PCs as ferramentas digitais existentes no seu âmbito de trabalho, caracterizando suas.
Base de Informações para Atendimento (BIA) Unidade de Capacitação Empresarial - UCE 2007.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO - MEC Portal de Periódicos Capes PNAS - Proceedings of the.
Transcrição da apresentação:

BIOE: localização e descrição de objetos educacionais digitais Fernanda Monteiro Veruska Costa

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Introdução Contexto Produção de objetos descentralizada, iniciativas particulares, objetos sem tratamento informacional. Plano de Ação 2007 a 2010 da Rede Latinoamericana de Portais Educacionais (RELPE): fortalecer a localização e o intercâmbio de conteúdos. Ações para organizar e disseminar informação.

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Introdução Contexto Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC): iniciativa de desenvolver repositório para organizar objetos. Propor um sistema integrado e articulado, em nível internacional, que permita a localização, catalogação, avaliação e disponibilização de objetos. CESPE/UnB: oferece segurança física (instalações), condições de armazenamento dos dados, infra- estrutura de transmissão e de comunicação, disposição para compor equipe especializada.

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Demanda SEED/MEC Localizar, catalogar, avaliar e disponibilizar objetos educacionais digitais elaborados em diversas mídias e com grande potencial pedagógico, nas áreas de conhecimento previstas pela educação básica, profissionalizante e superior.

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Universidades envolvidas na execução da demanda UnB Unesp UFRJ UFSCar UFF UFC

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Ações Cespe/UnB Customizar plataforma de software livre para o armazenamento e descrição de objetos educacionais Digitais; Localizar e descrever objetos no Brasil e exterior.

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Coord. Geral Coord. Ação 01 Bibliot. 2 Estag. 9 Coord. Ação 02 Bilbiot. 6 Estag. 11 Especialist 8 Coord. Dspace Desenvolv. 2 DocumentadorWeb Designer Consult. Assist. AdministrativoAssist. Executivo Recep. 3 Revisão port. 1 Equipe Cespe/UnB

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Visão geral das ações Cespe/UnB

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Customizar a plataforma Estudo de plataformas para armazenamento e descrição de objetos para customização do Banco Internacional de Objetos Educacionais Digitais (BIOE). Escolha do Dspace. Customização do Dspace.

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC BIOE com Dspace.

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Customizar a plataforma

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Customizar a plataforma Visualizar objetos em listas ordenadas

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Customizar a plataforma Navegar nas comunidades da estrutura principal

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Customizar a plataforma Explorando estrutura principal

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Customizar a plataforma Buscar com filtros

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Customizar a plataforma Uso de funcionalidades do Dspace: Auto-arquivamento; Políticas de acesso – permissões; Fluxo de trabalho; Responsabilidade da instituição – comitê de avaliação.

DIRETRIZES do BIOE ACESSO LIVRE OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NÃO TEXTUAIS TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Localizar objetos educacionais

ESTRATÉGIAS LOCALIZAÇÃO DE RECURSOS NA WEB – LOCALIZAÇÃO FORMAL LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS QUE DESENVOLVEM RECURSOS – LOCALIZAÇÃO INFORMAL Localizar objetos educacionais

LOCALIZAÇÃO DE RECURSOS NA WEB – LOCALIZAÇÃO FORMAL LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA EM FUNÇÃO DA TIPOLOGIA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO  CREDIBILIDADE  WEB PROFUNDA LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS QUE DESENVOLVEM RECURSOS – LOCALIZAÇÃO INFORMAL LOCALIZAÇÃO DE PROFESSORES E PESQUISADORES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS Localizar objetos educacionais

DESAFIOS DA WEB ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA WEB AUSÊNCIA DE SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO - SRI AUSÊNCIA DE METADADOS NA DESCRIÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS Localizar objetos educacionais

TIPOS DE RECURSOS Vídeos; Áudios; Animações; Simulações; Imagens; Hipertextos; Experimentos práticos; Softwares educacionais. Localizar objetos educacionais

DESAFIOS NA LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS CONTATOS POR  DEMORA OU O NÃO RECEBIMENTO DE RESPOSTAS MAIS LENTIDÃO NA AVALIAÇÃO E NA SELEÇÃO DOS RECURSOS  DIFICULDADE DE ENVIO ANTECIPADO FALTA DE CONSENSO NA DEFINIÇÃO DE “OBJETOS DE APRENDIZAGEM” GRANDE OFERTA DE OBJETOS TEXTUAIS Localizar objetos educacionais

MAIOR DESAFIO... NEGOCIAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS ACESSO LIVRE  BUSCA POR OBJETOS EDUCACIONAIS LIVRES, GRATUITOS. AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES RELACIONADAS AS LICENÇAS DE USO DOS MATERIAIS NAS FONTES DE INFORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO BRASIL, ONDE INICIAMOS A BUSCA. Localizar objetos educacionais

SOLUÇÕES RELACIONADAS À NEGOCIAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS ADOÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE AS LICENÇAS DE USO DISPONÍVEIS COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO; CESSÃO DE DIREITOS GRATUITA, NO ENTANTO PARCIAL E NÃO EXCLUSIVA; Localizar objetos educacionais

TERMO DE CESSÃO SIMPLIFICADO E FLEXÍVEL; SIMPLIFICAÇÃO DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO  PROPOSTA DE INSERÇÃO DO TEXTO SOBRE AS LICENÇAS DE USO, DIRETAMENTE NAS FONTES DE INFORMAÇÃO. Localizar objetos educacionais

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Descrever objetos educacionais Pesquisa e definição de metadados; Uso de metadados Dublin Core adequados a Relpe. Composição e coordenação de Assuntos; Temas baseados nos Componentes Curriculares Nacionais; Definição de entradas de autor, fonte e demais campos quando couber.

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC Descrever objetos educacionais Alguns campos do formulário para descrição

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC BIOE em números Há 1601 objetos publicados e 6022 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação;

© Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação - CESPE/UnB, MEC BIOE em números

OBRIGADA PELA ATENÇÃO Fernanda Monteiro Veruska Costa