UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

Projeto: GESTÃO DE METAS E INDICADORES Cenários Há oportunidades de melhoria quanto ao:. credibilidade dos indicadores. análise crítica dos indicadores.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
TCE-MA ANOS TÓPICOS 1. Linha do Tempo – Marcos importantes 2. Metodologia utilizada na formulação do PE 2.1 Etapas do trabalho.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
O Projeto Político Pedagógico é...
Planejamento Estratégico IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Video-aula 3 Páginas 30 a 32 BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO PROFESSOR: THIAGO.
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e SRH - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão A importância da Avaliação de Desempenho como estratégia de crescimento pessoal e profissional na Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação de um Núcleo X da Universidade Federal do Pará. Orientador: Prof. Dr. Ivan Antônio Pinheiro Autora: Daniele Herondina Oliveira Pinheiro Nogueira Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA O resultado obtido no processo de avaliação de desempenho da UFPA e a oportunidade de trabalhar na área de desenvolvimento de pessoas. Evidências do problema de pesquisa: - Adequação do Programa de AD a legislações vigentes; e, - Construção do novo modelo de AD de forma democrática.

3 QUESTÃO BÁSICA DE PESQUISA Como a inserção da negociação coletiva pode contribuir para o processo de Avaliação de Desempenho da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação do Núcleo X da Universidade Federal do Pará?

4 OBJETIVOS DA PESQUISA 4Objetivo Geral: Identificar como a inserção da negociação coletiva pode contribuir para o processo de Avaliação de Desempenho da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação do Núcleo X da Universidade Federal do Pará. Objetivos específicos: analisar os resultados da Avaliação de Desempenho da Universidade Federal do Pará; analisar o processo de Avaliação de Desempenho da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação do Núcleo X e suas principais implicações; identificar como a Negociação Coletiva pode contribuir para a melhoria do processo de Avaliação de Desempenho.

5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA TEMAS PRINCIPAIS AUTORES INDICADORES/ ASPECTOS/ VARIÁVEIS RELAÇÃO COM O OBJETIVO Gestão de Pessoas CHIAVENATO (2004) GIL (2010) As principais contribuições da gestão de pessoas para as organizações.  Realização dos objetivos e missão;  Competitividade;  Pessoas capacitadas e realizadas profissionalmente e como pessoas;  Qualidade de vida no trabalho;  Satisfação das pessoas no trabalho.

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONTINUAÇÃO TEMAS PRINCIPAIS AUTORES INDICADORES/ ASPECTOS/ VARIÁVEIS RELAÇÃO COM O OBJETIVO Avaliação de Desempenho (AD) CHIAVENATO (2004) A avaliação de desempenho como instrumento de análise do desempenho.  AD em função da metas estipuladas e resultados esperados;  Mapeamento das necessidades de capacitação;  A real importância do processo de avaliação, através da análise mais crítica e objetiva do desempenho.

7 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONTINUAÇÃO TEMAS PRINCIPAIS AUTORES INDICADORES/ ASPECTOS/ VARIÁVEIS RELAÇÃO COM O OBJETIVO Negociação Coletiva MARRAS (2008) GIL (2010) A negociação trabalhista é um processo, em busca de aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando o melhor resultado possível.  A importância da negociação para análise de resultados;  Negociação coletiva como instrumento de gestão democrática;  O fortalecimento da nova sistemática de avaliação de desempenho, através da negociação das metas entre chefias e servidores;  Com a negociação prévia do desempenho os padrões de desempenho são conhecidos, com isso, se conhece o que é esperado, os prazos e o nível de qualidade almejado.

8 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 4 Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa documental, pois procura mostrar representações da realidade. 4 A pesquisa foi realizada através de materiais publicados em livros, relatórios de gestão, em sites na internet e pesquisas acadêmicas sobre a temática AD e negociação coletiva.

9 RESULTADOS DA PESQUISA 4A análise dos resultados obtidos mostra que mais de 10% dos servidores técnico- administrativos não foram avaliados e que um elevado percentual obteve conceito Excelente. Constata-se que apesar do processo ter sido implantado com toda seriedade, ocorreram questionamentos quanto aos resultados e aos objetivos propostos.

10 RESULTADOS DA PESQUISA 4Como prováveis fatores que influenciaram o processo de avaliação de desempenho há a necessidade de comprometimento e apoio dos gestores da Instituição, a não participação de todos os envolvidos (técnico-administrativos e docentes) no processo e a falha na comunicação entre gestores e subordinados.

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4Os resultados mostraram que o processo de implantação do sistema de avaliação de desempenho encontra-se em fase de construção para um modelo baseado na gestão por competências, conforme orienta a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal. 4 Por se tratar de um tema “novo” para os servidores da Instituição em que trabalho, surge à necessidade da realização de momentos de discussão, através de eventos na UFPA, no MPOG, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

4 A necessidade de readequação do Programa de Avaliação dos servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal do Pará, pois ainda não está de acordo com a Lei nº / 2008 (BRASIL, 2008). 4Com base nesse estudo, sugere-se que novos estudos sejam realizados, pois ainda é necessário fazer um adequado diagnóstico das dificuldades reais encontradas pelas organizações públicas na efetivação da avaliação de desempenho. CONSIDERAÇÕES FINAIS