ESTRUTURAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA TEMAS CLÁSSICOS SATISFAÇÃO, SAÚDE E ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO. Liderança. Motivação. QVT. Estresse Ocupacional. Burnout.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Advertisements

e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Quanto aos questionamentos apresentados pela FASUBRA, segue abaixo, as respostas: No artigo 2º identificamos que a proposta apresentada considera.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
INFLUÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS LAURA FERNANDES DA SILVA RACKEL FABIANA GABRICH CAMPOS TAMIRIS ALBUQUERQUE MOREIRA Atividade Interdisciplinar.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Comportamento Organizacional
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
A ABORDAGEM DA SAÚDE PÚBLICA PARA A PESQUISA EM ACIDENTES DO TRABALHO: DA VIGILÂNCIA À PREVENÇÃO Stout NA. Safety Science 46 (2008) Profa. Dra.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Introdução ao Comportamento Organizacional
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA TEMAS CLÁSSICOS SATISFAÇÃO, SAÚDE E ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO. Liderança. Motivação. QVT. Estresse Ocupacional. Burnout. Prazer e Sofrimento. Comprometimento. Vínculos Organizacionais CARACTERÍSTICAS GERAIS E HISTÓRICAS DO CO

PERSPECTIVA HISTÓRICA CO – termo estabelecido por Roethlisberger, Harvard (1956) Parceria com Elton Mayo nas pesquisas em Hawthorne, Western Electric, Illinois, EUA (1924); Pesquisas pioneiras sobre a importância das relações sociais informais e o comportamento irracional nas organizações; Criação do Departamento de Relações Sociais em Harvard após a 2 a guerra mundial; Relações Humanas no Instituto Tavistock, Londres (1950); Curso de CO no programa de Doutorado em Harvard (1957); Introdução do curso “Práticas Administrativas” como o primeiro curso obrigatório sobre pessoas no currículo dos cursos de Administração, em Harvard (1974).

CARACTERÍSTICAS DO CO DECORRENTES DE SUAS ORIGENS INTERFACE COM DIFERENTES DISCIPLINAS DO CONHECIMENTO INTERFACE COM DIFERENTES DISCIPLINAS DO CONHECIMENTO INVESTIGAÇÃO DOS CONSEQUENTES COMPORTAMENTAIS INVESTIGAÇÃO DOS CONSEQUENTES COMPORTAMENTAIS MÉTODOS E TÉCNICAS VARIADOS DE PESQUISA MÉTODOS E TÉCNICAS VARIADOS DE PESQUISA ENVOLVIMENTO COM VARIÁVEIS CONTINGENCIAIS DE ESTUDO

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA NO CO ESTUDOS DE CAMPO ambientes organizacionais reais ESTUDOS DE LABORATÓRIO ambientes simulados e controlados META-ANÁLISE estatística p/ reunir resultados de diferentes estudos ESTUDOS QUALI entrevistas em profundidade em casos específicos ESTUDOS QUANTI questionários e planos amostrais

AMBIENTE ATUAL DE TRABALHO FORÇA DE TRABALHO qualificação polivalência envolvimento equipe abnegação MODELOS DE GESTÃO novos papéis democracia distribuição de poder obj. mútuos sinergia de estilos

AMBIENTE ATUAL DE TRABALHO E CO LIDERANÇA MODELOS DE GESTÃO novos papéis democracia distribuição de poder objetivos mútuos sinergia de estilos características transformacionais - considerações individuais - estimulação intelectual - motivação inspiracional - influência emocional (carisma ) características estratégicas com foco em criação de valor (mudanças, equipes e resultados financeiros de curto prazo)

AMBIENTE ATUAL DE TRABALHO E CO FORÇA DE TRABALHO qualificação polivalência envolvimento equipe abnegação QVT ESTRESSE OCUPACIONAL, BURNOUT, PRAZER E SOFRIMENTO, VÍNCULOS, COMPROMETIMENTO QVT ESTRESSE OCUPACIONAL, BURNOUT, PRAZER E SOFRIMENTO, VÍNCULOS, COMPROMETIMENTO fatores de satisfação; aspectos sócio-técnicos; aspectos motivacionais; estruturação de grupos fatores de prazer, sofrimento e pressão no trabalho (volume, ritmo, tecnologia, natureza/conteúdo da tarefa e interface casa-trabalho) vínculo indivíduo-organização (afetivo, instrumental e normativo)