PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
IMPLANTAÇÃO GRADUAL DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINGÁ Maria Tereza S. R. Lopes Gerente de Planejamento.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
Implantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
PREFEITURA MUNICIPAL DE XAXIM SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA GUARANY Vivências da Estratégia Saúde da Família Guarany com.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Campanha do Lava Pés Apresentação dos resultados de uma ação de saúde coletiva: a Campanha do Lava Pés Secretaria de Saúde 24 de abril de 2014.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
ACADEMIA DA SAÚDE Um Espaço de Vivências - Experiência do Pólo de Balneário Piçarras/SC Aline Carla Sant’Anna.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE – AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA 16 de abril de 2015 Foz do Iguaçu.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
ESTRUTURA OPERACIONAL DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Equipe técnica: Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Cardiologia, Ginecologia.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Agosto/2014 PROGRAMA DE.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família Garopaba. O Trabalho O NASF de Garopaba iniciou suas atividades em 2010 como NASF Estadual e contava com o total de.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Campanha de Conscientização Tema: Doação de sangue pelos homossexuais Beatriz Buzati Isabela Basso Pollyana Rocha Comunicação Digital e Novas Mídias Prof.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES DE SANGUE: UMA INICIATIVA DO NASF DO MUNICÍPIO DE IÇARA

DOAÇÃO DE SANGUE: UM PROGRAMA DE DOAÇÃO DE VIDA MEMBROS DA EQUIPE NASF Aline Dutra dos Santos Mello – Preparadora Física Daiane Cardoso - nutricionista Glícia Pagnan – Coord. Atenção Básica Mara Rúbia S. Mendes Preis - Farmacêutica Maria Izabel Nietto - Assistente Social Milton Ricardo de Medeiros Fernandes - Fisioterapeuta Sergio Leonardo Gobbi - Psicólogo

INTRODUÇÃO 1939 = guerra civil espanhola - primeira transfusão de sangue. II Guerra Mundial = surgem os primeiros bancos de sangue e a transfusão torna-se rotina na prática médica = foram inaugurados em diversas capitais brasileiras, vários “bancos de sangue” = cria-se o Programa Nacional de Sangue e Hemocomponentes (Pró-Sangue) e surgem os Centros de Hematologia e Hemoterapia (hemocentros).

INTRODUÇÃO 1980 = surgimento da AIDS – elevado número de contaminação pelo HIV por meio de transfusão = Ministério da Saúde - obrigatória a realização do teste sorológico para a detecção do anticorpo anti-HIV. Constituição de 1988 = proibiu toda e qualquer forma de comercialização do sangue ou de seus derivados = Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC).

INTRODUÇÃO HEMOSC 1 Hemocentro coordenador 6 Hemocentros regionais - unidades auxiliares 3 Unidades de coleta

INTRODUÇÃO HEMOSC Criciúma = recebe em média pessoas por mês realizam doação Içara = média 115 doações – 7% do total Média ideal, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS) = 3% a 5% da população brasileira Percentual anual de doadores = 1,76% a 1,78%

JUSTIFICATIVA Dentre os objetivos do NASF, está o desenvolvimento de ações inter-setoriais para promoção de saúde - percebemos, enquanto equipe, o quanto podemos trabalhar na conscientização da população sobre a importancia da sua participação nessas ações Problemas dos serviços de hemoterapia - Bancos de Sangue encontram-se bastante deficitários - necessidade de garantir estoques de sangue através do aumento do número de doadores.

OBJETIVOS Conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue; Facilitar a ida dos doadores até o HEMOSC de Criciúma; Obter resultados na área de prevenção e orientação; Ampliar o envolvimento dos potenciais doadores com a campanha de doação de sangue; Conseguir o maior número possível de doadores de sangue, motivando-os para o exercício da cidadania e solidariedade humana; Tornar o NASF cada vez mais parceiro e atuante nas comunidades.

DESENVOLVIMENTO Contato com o HEMOSC de Criciúma para saber o interesse da instituição pela campanha. Elaboração do cronograma junto às Estratégias de Saúde da Família do município e divulgado para a população. Divulgação da campanha = agentes comunitárias de saúde, rádios, jornais e redes sociais. As agentes comunitárias de saúde realizavam o cadastramento de pessoas interessadas na doação de sangue.

DESENVOLVIMENTO De posse da lista de possíveis doadores, era agendada a data da coleta junto ao HEMOSC. Após, essa data era informada para as pessoas inscritas na lista, através de contato telefônico. Toda condução veicular foi de responsabilidade da equipe NASF que acompanhou os grupos de doares junto ao carro do HEMOSC. Chegando ao HEMOSC, foram realizados: - cadastro de informações sobre o doador - triagem clínica = responde algumas perguntas sobre a sua saúde e seus hábitos de vida

DESENVOLVIMENTO - pré-triagem = verificação da pressão arterial, pulso, temperatura corporal, peso e altura do doador, glicemia e realização da tipagem sanguínea - entrevista confidencial = avaliar se a doação poderá trazer riscos para ele ou para o receptor. Após essa entrevista, os candidatos eram aprovados ou não para doação. Todo esse processo dura cerca de uma hora, incluindo a coleta de sangue. Após, os doadores eram levados de volta ao município de Içara pelo carro do HEMOSC

RESULTADOS Com o envolvimento das agentes de saúde do município e o ato de facilitar o transporte dos possíveis doadores, percebe-se que inicia uma mudança em relação à doação de sangue. Nas conversas paralelas entre os doadores, percebe-se que não há total ausência de interesse pessoal, mas o interesse pessoal é enriquecido com a questão de sentir-se útil.

RESULTADOS Em 4 meses de campanha, totalizamos 70 pessoas, atingindo 07 bairros. A campanha em busca de possíveis doadores de sangue continuará acontecendo no município. Estamos proporcionando uma construção de rede de cidadania, que poderá a ampliação da conscientização da população em relação à doação de sangue. Como proposta resultante desta campanha está a idealização da semana municipal de doação de sangue.