Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.

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Transcrição da apresentação:

Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias

Você conhece o Bandes?

O BANDES é um banco de desenvolvimento que oferta crédito de longo prazo a juros baixos e não um banco comercial ou múltiplo. Atua, principalmente, nos segmentos que a rede bancária convencional possui menos interesse comercial devido ao baixo retorno financeiro dessas operações.

Você conhece o Bandes? O BANDES É UM BANCO:

Você conhece o Bandes? Pontos críticos e desafios (passado) -Estrutura voltada para processos internos (visão para dentro somente). -Localização em Vitória, sem capilaridade no interior. -Estrutura de balcão, demanda não estruturada e sem relacionamento com o mercado. -Tempo de tramitação elevado nas contratações e nas liberações. -Parcerias pouco articuladas.

Você conhece o Bandes? Estratégias adotadas Reformulação da área de crédito – nova concepção de atuação e de relacionamento com o mercado. -Investimentos de tecnologia (solicitação de financiamento e cadastro on line, relatórios automáticos, análise projetos). -Investimento em capacitação e formação de consultores. -Gerentes de relacionamento por segmento e região.

Você conhece o Bandes? Estratégias adotadas Ampliação e fortalecimento das parcerias institucionais e com os consultores. -Definição de metas – tramitação e volume de operações. -Incorporação da filosofia de parceria no planejamento do banco.

Você conhece o Bandes? Novo site, com área restrita e interativa do consultor. SMS para os clientes e consultores: a forma mais rápida e eficaz de informar sobre a tramitação dos processos. Reestruturação da área de crédito, implementação de uma rede de parceiros consultores em todo o Espírito Santo. Gerentes de relacionamento.

Você conhece o Bandes? Estruturação de novas linhas de financiamento, com foco na atuação segmentada: fomento rural, turismo, saúde, média empresa e inovação. Bandes PROCAPE/parceria Sebrae: consultoria gerencial e treinamento para empreendedores que obtiveram financiamento. Capacitação de Consultores: horas em 2011

Você conhece o Bandes? TOTAL APLICADO DE 2001 A 2011 R$ 931 milhões TOTAL APLICADO DE 2010 A 2011 R$ 521 milhões % DE 2010 A 2011 EM RELAÇÃO AOS ÚLTIMOS 10 ANOS 56% Valores aplicados nos municípios (Linhas rurais e linhas para micro e média empresas)

Evolução do crédito PRONAF (2003/2011)

Você conhece o Bandes?

ANO-SAFRA 2010/ % ANO-SAFRA 2011/ ,6% PRONAF INVESTIMENTO – PARTICIPAÇÃO BANDES EM RELAÇÃO AOS DEMAIS BANCOS

Você conhece o Bandes? Era artesanal Clientes: Carteira: R$ 628 milhões Clientes: 50 mil Carteira: R$ 800 milhões Era industrial 2002 Clientes: 3 mil Carteira: R$ 84,5 milhões Era eletrônica Clientes: 50 mil Carteira: R$ 800 milhões

Gestão de Parcerias

carteira de consultores carteira de clientes O banco optou por gerenciar uma carteira de consultores à gerir de forma direta uma carteira de clientes. volume elasticidade da capacidade É possível aumentar o volume de operações através do processo de captação de novos clientes; viabiliza elasticidade da capacidade já instalada no banco. interiorização do desenvolvimento acesso A capilaridade possibilita a interiorização do desenvolvimento e a ampliação do acesso ao crédito. padrão Busca por um padrão de atendimento e dos processos/projetos. menor custo final As parcerias oferecem condições de menor custo final das operações de crédito. A opção pela parceria e os benefícios…

Concepção de Negócio e Acesso ao Crédito CONSULTOR Interesse: informações sobre a linha de FINANCIAMENTO. CLIENTE Troca de informação entre o consultor e o cliente POSTURA ATIVA Interesse: entender o negócio, construir uma visão geral da propriedade, qual relação entre o financiamento e o negócio. CONSULTOR Interesse: informações sobre as linhas de FINANCIAMENTO. CLIENTE Somente perguntas sobre as linhas de financiamento POSTURA PASSIVA

PARCEIRO-CONSULTOR Relação com o cliente Relação com o Bandes NÃO É EMPREGADO DO BANCO NÃO É DESPACHANTE DO CLIENTE Relação com os consultores… Gestão de Parcerias

Objetivos a serem perseguidos…

Gestão de Parcerias de Negócios

Concepção de Negócio e Acesso ao Crédito CONSULTOR Qual é a minha marca? Qual imagem e valores eu transmito? O que tenho feito para valorizar minha marca junto a clientes e parceiros? Se eu fosse me contratar para fazer o que eu faço, ficaria satisfeito com a qualidade do serviço que presto?

MEDIDA DE ORIENTAÇÃO 35 NOTIFICAÇÃO FORMAL 112 ADVERTÊNCIA 6 DESCREDENCIAMENTO 4 SUSPENSÃO 4 MGP 2010/2012 Gestão de Parcerias de Negócios

Fluxo da tramitação do processo Diretoria de Crédito e Fomento Núcleo de Atendimento do Cliente Núcleo de Análise do Perfil do Cliente Núcleo do Programa de Microcrédito Célula de Crédito Urbano Célula de Crédito Corporativo Célula de Crédito Eletrônico Ger. de Acompanhamento de Projetos Rurais Gerência Comercial e de Relacionamento Gerência de Análise de Crédito Ger. de Acompanham. de Projetos Gerência de Análise de Crédito Rural

Fluxo da tramitação do processo Prospecção, elaboração de projeto e coleta de documentação (consultor/cliente). Check list inicial (GECOR) Protocolo (GECOR) Cadastro (GECOR) Conformidade (GECOR) Análise (GECRE) Contratação (GECRE) Contratação (consultor/cliente) Liberação (GECRE) Acompanhamento (GERAC) Acompanhamento (consultor/cliente)

Você conhece os canais de comunicação?

Canais de Comunicação Cliente Bandes Consultor INFORMAÇÃO: Todos são demandantes e demandados

Canais de Comunicação Principais canais de comunicação disponíveis: 6 (seis) Bandes Atende Ouvidoria Gerentes de Relacionamento Área restrita do consultor – site do bandes SMS – tramitação das propostas s automáticos SISBANDES Comunicados importantes

Canais de Comunicação Os s automáticos são: 1) Relatório de Aprovações 2) Relatório de Liberações 3) Relatório de Pendências 4) Relatório de solicitações desativadas 5) Envio de instrumento contratual

Canais de Comunicação Área restrita do consultor – site do bandes: Possibilita obter as seguintes informações: - Acesso rápido a informações dos clientes. - Acesso a carteira de clientes da consultoria. - Acompanhar o andamento das propostas - Obter formulários, modelos de procuração, manuais, comunicados e outros arquivos disponíveis. - Relatórios de desempenho da consultoria.

Canais de Comunicação