ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Advertisements

ESCOLA DE POLÍTICA E CIDADANIA PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PÚBLICO
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
Processo de Elaboração do PLOA 2011
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Planejamento com ênfase nos créditos adicionais
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NO BRASIL
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Gestão Estratégica na Política Pública
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Orçamento Público e Política
Ciclo de Planejamento PPA.
Integração - Modernização - Descentralização
LEIS ORÇAMENTÁRIAS OI OSS LEIS ORÇAMENTÁRIAS PPA LDO LOA OF.
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Créditos Adicionais.
ORÇAMENTO PÚBLICO Fundamentos e generalidades sobre orçamento público
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Lei Orçamentária Anual – LOA:
18/8/2006 c7- SFC P r o c e s s o o r ç a m e n t á r i o Plano plurianial - PPA Estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da PMSP para as despesas.
Planejamento na Gestão Pública
Orçamento governamental
1 LEI DO ORÇAMENTO ANUAL - LOA Os orçamentos anuais estabelecem a previsão de receita e fixação da despesa para o período de um ano, denominado exercício.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
CONTABILIDADE PUBLICA
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Levantamentos de Balanços
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Processo legislativo orçamentário Cap. 2. Normas constitucionais Prof. Luís Otávio Barroso da Graça Aula 1/4 Direitos reservados. Proibida a cópia, reprodução,
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Princípios Orçamentários Princípio da Universalidade
Créditos Adicionais.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Lei do Orçamento Anual Lei do Orçamento Anual (LOA) (LOA) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
Lei Orçamentária Anual 2014 (Lei nº 6.477, de 16 de janeiro de 2014) Ciclo e EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) SEPLAN Secretaria.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
CONTABILIDADE PÚBLICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira

ORÇAMENTO PÚBLICO Conteúdo das Unidades Unidade 1: estudaremos o conceito de orçamento público e seus instrumentos componentes – PPA (Plano Plurianual); LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual). Unidade 2: discute-se a estrutura e o conteúdo da LOA e estuda-se a classificação orçamentária das receitas e despesas públicas. Unidade 3: estudaremos o tutorial do SIGA Brasil com dez horas de vídeos e exercícios on line. Unidade 4: estuda-se o processo de execução orçamentária. Unidade 5: Aborda a questão de quão bom é o nosso modelo atual de orçamento.

UNIDADE 3 – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL

SIGA Brasil Sistema desenvolvido pelo governo federal que reúne informações sobre todo o ciclo orçamentário: 1 – Elaboração de Proposta; 2- Apreciação da Proposta e 3 – Execução da Proposta. SIGA SIDORSELORSIAFI Ao reunir os sistemas na mesma base, o SIGA Brasil permite a exploração do processo orçamentário em toda sua extensão, manipulando uma única plataforma de dados sem a necessidade de senha ou cadastramento. Sistema Integrado de Dados Orçamentários Sistema de Elaboração Orçamentária do Congresso Nacional. Sistema Integrado de Administração Financeira

Elaboração da Proposta Orçamentária

Orçamento Participativo Representa o processo por meio do qual cidadãos e entidades da sociedade civil tem a oportunidade de interferir diretamente nas decisões de gastos do governo e de fiscalizar a gestão orçamentária. (Pág. 80) O encaminhamento do projeto de lei ao chefe do Poder Executivo para que este o encaminhe ao Poder Legislativo deve ocorrer até 31 de agosto de cada ano, ou conforme dispuser a Constituição ou Lei Orgânica do Município (Pág. 81) Cada Município desenvolve a sua maneira de trabalhar o orçamento participativo mediante divisões de regiões do Município; estabelecimento de Conferências regionais e Conselho do orçamento participativo que encaminhará a proposta para o PPA, LDO e LOA.

Apreciação Legislativa da Proposta Orçamentária Projeto de Lei (LOA) Emendas Alterações /Cortes As alterações da proposta orçamentária aprovadas pelo Poder Legislativo geram novos valores e programações para o orçamento, os quais recebe o nome de AUTÓGRAFOS. Uma vez gerados os autógrafos, esses são encaminhados para sansão (ou veto) pelo Poder Executivo. A partir daí, os autógrafos tornam-se dotação inicial com a qual os órgãos irão trabalhar. Autógrafos Dotação Inicial Dotação Inicial Sanção/ Veto Sanção/ Veto

Créditos Adicionais São alterações feitas na lei orçamentária anual (LOA) durante o exercício financeiro, para promover mudanças na programação ou nos valores das dotações. (Pág.85) Créditos Adicionais Tipos Créditos Adicionais Tipos Suplementares Extraordinários Especiais Visam reforçar dotações orçamentárias de despesas já constantes da LOA. Visam incluir dotações orçamentárias para despesas ainda não constantes na LOA. Visam ao aporte de recursos para despesas urgentes e imprevisíveis.

Créditos Adicionais Para abrir créditos adicionais, o Poder Executivo precisa indicar as fontes de recursos que financiarão esses gastos. Segundo o artigo 43 da Lei 4.320/64 as fontes são: (Pág.86) Créditos Adicionais Fontes Créditos Adicionais Fontes Superávit Financeiro (Exerc. Anterior) Superávit Financeiro (Exerc. Anterior) Anulação total ou parcial de dotações Excesso de arrecadação É o remanejamento de valores constantes da LOA e ou de créditos adicionais aprovados. É a diferença entre a arrecadação prevista e a realizada. São empréstimos, financiamentos e emissões de títulos. Operações de Crédito São saldos financeiros, de créditos adicionais e de operações de crédito remanescentes.