UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES

Planejamento de atuação que vai desde os quesitos mais básicos, como os materiais de consulta, aos quesitos essenciais como o público-alvo, as propostas de soluções para a s necessidades e a avaliação dos resultados.

Análise (Analysis)Análise (Analysis) Desenho (Design)Desenho (Design) Desenvolvimento (Development)Desenvolvimento (Development) Implementação (Implementation)Implementação (Implementation) Avaliação (Evaluation)Avaliação (Evaluation)

-Levanta o problema que será solucionado a partir do material elaborado - Quais as necessidades deste grupo? - Do que eles precisam? - Por que é importante desenvolver isso? - O que precisam saber para o problema ser resol vido? - Não se esqueça de questionar sempre “onde estou” “como estou”, “onde quero chegar”.

Definir os objetivos de aprendizagem,Definir os objetivos de aprendizagem, Procedimentos de ensino,Procedimentos de ensino, Formas de avaliação.Formas de avaliação. Elaboração do conteúdo ou a distribuição deleElaboração do conteúdo ou a distribuição dele Elaboração de exercíciosElaboração de exercícios Construção da avaliação.Construção da avaliação. Esse material gerado na fase de Desenho é o que inicia a próxima fase. inicia a próxima fase.

Deve ter o material avaliado a partir dos objetivos traçados na análise. traçados na análise. Checar os objetivos. Colocado em prática o que foi planejado na fase de análise e na fase do desenho é a melhor maneira de desenvolver o que foi planejado.

O programa será implementado a partir do O programa será implementado a partir do desenvolvimento do material que foi planejado na fase do desenho a partir da fase de análise. fase do desenho a partir da fase de análise.

Essa avaliação pode ser feita a partir de um teste com um grupo pequeno, com pessoas de perfis variados ou ainda com um grupo específico de alguma organização. Existem várias formas de checar se os objetivos foram atingidos ou não.

Todas as fases do modelo ADDIE são interligadas. Deste modo, ao final, é possível fazer a depuração e colocar seu curso em prática. Lembre-se de que muitas vezes idealizamos determinadas ações que não correspondem aos objetivos propostos.

Tipos de ferramentas de interação que irão influenciar na escolha das atividades a serem elaboradas. Dependendo dos objetivos propostos, essas ferramentas podem trazer um resultado muito satisfatório.

Distributivas: são tecnologias do tipo um-para-muitos, que proporcionam a aquisição de informação como rádio, televisão, podcast;

Interativas: um-para-um, o aluno aprende isoladamente, na sua grande maioria para desenvolver habilidades como exemplo jogos eletrônicos individuais, multimídia interativa;

Tipos de interação que queremos estabelecer entre alunos, tutores na construção do conhecimento. Não esqueça que é preciso definir esse Não esqueça que é preciso definir esse modelo, conforme o planejamento do seu curso.

Informacional: são disponibilizados apenas materiais para consulta, ementas, agenda e informações de contato; há pouca ou nenhuma interação virtual entre educador e alunos;

Suplementar: são disponibilizadas leituras, anotações e tarefas selecionadas e publicadas pelo educador; a maior parte do aprendizado ocorre off-line;

Essencial: é necessário o acesso constante ao AVA; as informações são obtidas na internet; exige uma postura proativa do aluno que garanta a aprendizagem;

Colaborativo: os alunos constroem seus conhecimentos por meio da participação nas atividades síncronas ou assíncronas como atividades síncronas ou assíncronas como fóruns, chats, correio eletrônico gerenciados pelo tutor; pelo tutor;

Imersivo: o conteúdo é obtido e publicado na internet, pode ser acessado por tecnologias móveis; todas as interações ocorrem online, centradas em ferramentas personalizadas e em redes sociais.

A escolha do modelo de aprendizagem a ser utilizado vai influenciar não somente nas atividades que serão utilizadas como também no curso do projeto e nos conhecimentos tecnológicos do tutor.

Os modelos de DI também precisam ser planejados no momento da construção do material para a seleção das ferramentas a serem utilizadas.

DI fixo ou fechado: o modelo é composto de conteúdos bem elaborados, mídias selecionadas, escolher se haverá interação e em qual intensidade e feedbacks automatizados. É direcionado ao aprendizado em massa e seu conteúdo não pode ser modificado. ser modificado.

DI Aberto: os recursos são criados, refinados ou modificados durante a realização dos cursos. Para muitos autores é o modelo que mais se aproxima da natureza flexível e dinâmica do aprendizado. Normalmente o projeto é iniciado no AVA e haverá a liberdade de modificar, acrescentar e avaliar liberdade de modificar, acrescentar e avaliar todos os passos no processo de aprendizagem. todos os passos no processo de aprendizagem.

DI Contextualizado: normalmente usamos ferramentas da web 2.0 para o equilíbrio entre a contextualização e o planejamento; se diferencia do DI aberto por possibilitar mudanças pré-programadas durante a execução. pré-programadas durante a execução.

Conhecendo os tipos de interação e os modelos de DI você já pode começar a estruturar seu projeto seguindo o modelo ADDIE. Daí a necessida de de planejar o seu conteúdo para saber se as modificações serão necessárias ou não, se o modelo escolhido vai promover o aprendizado conforme as suas propostas.