INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
Advertisements

Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA-FEAPAES/PR/2015 TEMA: INTEGRAÇÃO...REFLEXÃO... AÇÃO.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Compromisso com a criança, o adolescente e a educação
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
O LIVRO. O LIVRO DIDÁTICO TEM IDENTIDADE? A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Base Nacional Comum- Primeiras impressões Katia Stocco Smole
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010

D E QUE LUGAR ESTAMOS FALANDO ? O contexto é o da escola atenta às diferenças

A QUEM INTERESSA ? A TODOS...

... POR QUE???

É A ÚNICA FORMA DE FAZER UMA ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS... ESCOLA DE QUALIDADE, quem não quer?

QUALIDADE? PARTE DE UM PROJETO HISTÓRICO SOCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE, À LUZ DAS DIFERENÇAS

O QUE É UMA ESCOLA DE QUALIDADE? É a escola que transformou suas práticas, enriqueceu seu currículo, seus espaços, tempos..linguagens, avaliação, os professores estudam Quer aprendizagem.... oferece AEE Enxerga cada pessoa como gente, e atende cada perfil no contexto DAS DIFERENÇAS

E STA ESCOLA... Esta escola entendeu que as diferenças existem, são de verdade, são algo positivo e enriquecedor e trabalha com elas, a partir delas...

O QUE É UMA ESCOLA INCLUSIVA? É a escola que transformou suas práticas, enriqueceu seu currículo, seus espaços, tempos..linguagens, avaliação, os professores estudam Quer aprendizagem.... oferece AEE Enxerga cada pessoa como gente, e atende cada perfil no contexto das práticas sociais

PORTANTO... ESCOLA DE QUALIDADE = ESCOLA INCLUSIVA

... “A transformação da escola não é, portanto, uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizado. Ela deve ser encarada como um compromisso inadiável das escolas, que terá a INCLUSÃO COMO CONSEQUÊNCIA” (Cartilha da Procuradoria Federal)

A INCLUSÃO... - Questiona a escola para que ela se modernize; - Atenda aos alunos em suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial no viés conservador; - Não ofereça ensino diferenciado para alguns, mas um ensino diferente para todos…

O GESTOR PRECISA TER ESTA CLAREZA: PRECISA ENTENDER O QUE É UMA ESCOLA DE QUALIDADE... O QUE É UMA ESCOLA ATENTA ÀS DIFERENÇAS...

SE É GESTOR PÚBLICO... ESCOLA VAI SER PARA TODOS A RESPONSABILIDADE E O COMPROMISSO DO GESTOR...

ESCOLA PÚBLICA... 8 EM CADA 10 alunos estudam em escola pública no Brasil (PNAD- 2008) 80% do Brasil que você quer está sendo gestado na escola pública

É PRECISO LIMPAR ALGUMAS CONTRADIÇÕES... Como é que se pode justificar uma escola para todos, democrática e cidadã, que não admite a inclusão?...mas no PPP da escola...

OU AINDA... decretar que uma ou algumas das escolas da respectiva rede são inclusivas, e as outras não são. Como é possível escolher algumas das escolas, como referência? É possível ter cidadania em uma e não em outra? É prá valer, ou não? É a mesma coisa que advogar que é possível ter meia ética? Meia cidadania?

LIMPAR CONTRADIÇÕES, PARA TER UM RUMO... OPERACIONALIZAR É PRECISO... CHAÕ CONCRETO= MUNICIPIO PME: Significado e elaboração

Proposta é da cidade... Não apenas das escolas municipais... O que significa CHOQUE DE EDUCAÇÃO?

4 FRENTES DE TRABALHO... I – Infraestrutura: acesso, acessibilidade, matricula À LUZ DAS DIFERENÇAS...

II – FRENTE DE TRABALHO Humano – pessoas, formação continuada, estudo, interativo, plano de carreira e valorização À LUZ DAS DIFERENÇAS...

III – FRENTE DE TRABALHO Pedagógico – ensino e aprendizagem, currículo e avaliação À LUZ DAS DIFERENÇAS...

IV FRENTE DE TRABALHO DIMENSAO SOCIAL E CULTURAL À LUZ DAS DIFERENÇAS...

CHOQUE NA EDUCAÇÃO... SÓ SE FOR PARA VALER... Passa pela atenção às diferenças para ser de qualidade e PARA TODOS