1 Painel III Exploração Mineral e Aproveitamento de Recursos Hídricos Aspectos do Anteprojeto de Lei de Mineração em Terras Indígenas Miguel Antonio Cedraz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Advertisements

Centro de Estudos e Debates Estratégicos Relator: Deputado Colbert Martins Minerais estratégicos e terras-raras: a importância de uma visão estratégica.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES FEBRATEL.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM LEI Nº 884/ 1969.
Assembléia Geral Extraordinária Alteração do Estatuto da Apae de Assaí.
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES EDMUNDO ANTONIO MATARAZZO Superintendente de Serviços Públicos UNIVERSALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
XXX Fórum Permanente de Controle Interno 29/08/2013.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
“JOGO DE PREÇOS” OU “JOGO DE PLANILHAS” Prática ilegal de se efetivar contratação de proposta de menor PREÇO GLOBAL, mas com grandes disparidades nos PREÇOS.
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Conselhos de Consumidores Daniel Mendonça
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
Brunno Carrijo Ministério da Saúde GESTÃO DA FILANTROPIA CEBAS.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
FEHIDRO Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
Maio/2008 Royalties e Participação Especial Critérios de repartição.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
14 de Abril de 2016 Forum “Os Desafios da Transmissão” Auditório da UniCorreios Brasília Mauricio Tolmasquim Presidente PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO I  Introdução e competência material.  O estudo das competências trabalhistas é dividido em quatro ordens: a competência.
17 de agosto de 2015 ORDEM CRONOLÓGICA DE EXIGIBILIDADES.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
FONTES ATORES CENÁRIOS e ATIVIDADE EMPRESÁRIA PROF. WILIAM CARVALHO.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Contratos de Colaboração Contratos de colaboração empresarial relacionados ao escoamento de mercadorias são aqueles em que um dos contratantes ( empresário.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÓMICA MODELO DE GOVERNAÇÃO MODELO DE GOVERNAÇÃO Praia, 07 de Julho de 2009 João Renato Lima.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
CORSAN Bacia do Rio do Sinos Seminário sobre Esgoto e Resíduos Sólidos 1 - A visão Econômica do Investimento em Esgoto 2 - “CASES” Pró-Guaíba : Cachoeirinha/Gravataí.
Transcrição da apresentação:

1 Painel III Exploração Mineral e Aproveitamento de Recursos Hídricos Aspectos do Anteprojeto de Lei de Mineração em Terras Indígenas Miguel Antonio Cedraz Nery Diretor-Geral do DNPM Brasília, 28 de Novembro de 2006 Seminário da Agenda Legislativa sobre Direitos Indígenas e Definição de Prioridades Câmara dos Deputados

2 Os títulos encontram- se sobrestados, ou seja, paralisados desde a promulgação da Constituição Federal de O PL Substitutivo, de iniciativa do Executivo, regulamentará o artigo 231 da CF, abrindo a possibilidade de mineração nas TI por meio de oferta pública. Mineração em Terras Indígenas Processos minerários Áreas indígenas Áreas Indígenas: 12% do Território Nacional 25% da Amazônia

3

4

5

6

7

8 Principais Aspectos A ser submetido ao Congresso Nacional como substitutivo de iniciativa do Poder executivo Anteprojeto de Lei para Regulamentar o artigo 231 da CF Mineração em Terras Indígenas:

9 A inaplicabilidade do direito de prioridade, previsto no art. 11 do Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967 – Código de Mineração, à mineração em terras indígenas; A proibição de mineração nas unidades de proteção integral, de que trata a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000; Estabelece as regras para o procedimento de licitação; Principais Aspectos Definições Jurídicas

10 A legitimados para requerer a instauração do procedimento administrativo foi atribuída: –aos órgãos do Poder Executivo Federal, e em especial o órgão encarregado da política indigenista e o órgão gestor dos recursos minerais; –a brasileiro, cooperativa e empresa constituída sob as leis brasileiras que tenha sede e administração no País, que atuem na área de mineração; e –às cooperativas e associações indígenas. Principais Aspectos Procedimento Administrativo

11 As regras do procedimento administrativo, que será iniciado no DNPM e encerrado com o envio do processo ao Congresso Nacional, que poderá autorizar ou não a atividade de pesquisa e lavra. Estão previstos nesse procedimento: –a cientificação da comunidade indígena afetada da iniciação do procedimento administrativo; –a elaboração de parecer técnico especializado sobre a potencialidade geológica do minério; –a assistência do órgão indigenista federal no acesso à terra indígena dos técnicos encarregados da elaboração do parecer mencionado no item anterior; Principais Aspectos Procedimento Administrativo

12 Estão previstos nesse procedimento: –a elaboração de laudo de compatibilidade sócio- cultural; –a possibilidade de ser interposto recurso contra as decisões administrativas proferidas ao longo do processo; –a oitiva da comunidade indígena que poderá concordar ou recusar a mineração em suas terras. Principais Aspectos Oitiva com a Comunidade Indígena

13 Contrato de Concessão – cláusulas essenciais A delimitação da área objeto da concessão; O prazo de vigência do contrato, a duração da fase de pesquisa e as condições para prorrogação desta fase, incluindo o aumento progressivo do valor da renda pela ocupação e retenção da área; O programa de trabalho a ser desenvolvido e o valor do investimento previsto; As participações governamentais a cargo do concessionário; As garantias a serem prestadas pelo concessionário no cumprimento do contrato, inclusive quanto à realização dos investimentos ajustados para cada fase; Principais Aspectos

14 Contrato de Concessão – cláusulas essenciais As regras para a desocupação da área, retirada de equipamentos e instalações e reversão de bens; As regras sobre solução de controvérsias relacionadas com o contrato e sua execução; As causas de rescisão e extinção do contrato; As penalidades aplicáveis na hipótese de descumprimento pelo concessionário das obrigações contratuais; e As obrigações decorrentes da atividade minerária. Principais Aspectos

15 A possibilidade de virem os índios ou suas comunidades a unir-se a empresas com experiência na atividade mineradora para participar do procedimento licitatório, ou a empresas vencedoras da licitação; Principais Aspectos Joint Ventures

16 Participações governamentais mínimas Bônus de assinatura, que corresponderá ao pagamento ofertado na proposta para obtenção da concessão devendo ser pago no ato da assinatura do contrato; Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, nos termos da Lei nº de 28 de dezembro de 1989; Principais Aspectos

17 Participações governamentais mínimas Participação especial, devida nos casos de grande volume de produção ou de grande rentabilidade, a ser estabelecida em regulamento; Pagamento à comunidade indígena de renda pela ocupação e retenção da área por hectare ocupado até o início da lavra; Pagamento à União da TAH, admitida a fixação em valores progressivos em função da substância mineral objetivada, extensão e localização da área e outras condições, valor mínimo de R$ 2,00 (dois reais) e máximo de R$ 4,00 (quatro reais) atualizados anualmente. Principais Aspectos

18 Criação do Fundo de Compartilhamento de Receitas sobre a Mineração em Terras Indígenas, a ser gerido pelo órgão indigenista federal, com a finalidade de atender as comunidades indígenas carentes e proporcionar o desenvolvimento de programas que visem à produção econômica e à conservação de recursos naturais das comunidades indígenas. Principais Aspectos Fundo de Compartilhamento de Receitas sobre a Mineração em Terras Indígenas

19 A prevalência do interesse público, que poderá levar à não celebração do contrato, razão pela qual o licitante vencedor não tem direito subjetivo à contratação; A proibição de cessão, transferência ou arrendamento dos direitos minerários; As obrigações do concessionário similares similares ; Principais Aspectos Interesse Social & Obrigações

20 A possibilidade de suspensão do contrato, pelo concessionário; As causas de extinção da concessão As infrações administrativas e as penalidades cabíveis; As causas de rescisão direta do contrato, por ato unilateral e escrito dos Ministros da Justiça e de Minas e Energia. Principais Aspectos Paralisações & Penalidades

21 Muito Obrigado!