COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TIJUCAS CONSULTORA: ALINE LUIZA TOMAZI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA LOGÍSTICA DE ENTREGA DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO
Advertisements

SANEAMENTO AMBIENTAL: POLÍTICAS INTEGRADAS COM PARTICIPAÇÃO SOCIAL Ernani Ciríaco de Miranda Especialista em Infraestrutura Sênior Diretor do Departamento.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
O PAPEL DO DELEGADO DE BASE NA CONJUNTURA ATUAL. DIRETORIA DO SIMPERE COMPOSTA POR 30 MEMBROS.
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
GESTÃO COMPARTILHADA DE VAZÕES PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NA BACIA DO RIO PEREQUÊ COM ABORDAGEM DOS ASPECTOS REGULATÓRIOS JARAGUÁ DO SUL – 16 A 19 DE MAIO.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
T Procuradoria Especial Da Mulher Câmara dos Deputados Brasil Dep. Elcione Barbalho Procuradora da Mulher.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
CENILDA MARIA MAZZUCCO Consultora do Programa SC/Rural Comitê da Bacia do Rio Urussanga.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
ASSUNTOS RELEVANTES NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA PREVIDENCIÁRIA DOS RPPS EM DEBATE NO CONAPREV 15º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM GOIÂNIA -
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Oficina da Rede de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar – REACAF REACAF - PB Articuladora Estadual – Mércia Lucas de Lima Meneses 02 de março.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOAS
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
Silvio Avelino Secretário-Geral da Mesa Câmara dos Deputados Comissão Senado do Futuro.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
ELEIÇÕES 2012 Obrigações Partidárias. Formatar Alianças Compor Coligação Discutir Programa de Governo Tarefas políticas da direção partidária.
Faculdade de Direito de Vila Velha FDVV Bem Vindo a um novo conceito de Gestão de Centro Acadêmico Chapa: CONSELHO ACADÊMICO.
2012 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2011.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO. CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema fundado em 1985.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
CONSULTOR: Fernando Assanti COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIÚ.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
NITERÓI, 29 DE MAIO DE BREVE HISTÓRICO:  Década de 90: Reuniões regionais para a discussão de políticas de saúde, envolvendo os doze municípios.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
O DESENVOLVIMENTO DA AVALIAÇÃO DOS INVESTIMENTOS – A EXPERIÊNCIA DA AGENERSA.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAXIMIANO ACCIOLY CAMPOS –
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TIJUCAS CONSULTORA: ALINE LUIZA TOMAZI

1.ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO COMITÊ – Processo Eleitoral P ROCESSO E LEITORAL Próxima Eleição – out/2013 Presidente, Vice-presidente, Secretário Executivo e Comissão Consultiva Edital de Convocação da Assembleia Geral de Eleição – 15 dias antes 2 anos Chapa inscreve-se c/ no mínimo 8 dias de antecedência à eleição Presidente em exercício nomeia Comissão Eleitoral (3 membros) – 1 mês antes Presidente em exercício publica Edital de Abertura para Inscrição de Chapas Realização de Eleição durante Assembleia Geral

1.ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO COMITÊ: SUBSTITUIÇÃO DE ENTIDADES  Antigo Regimento (2001) não prevê  Novo Regimento (2011) prevê substituição a ser regulamentada por resolução específica Na prática: muitas entidades não participam com assiduidade (cerca de 50%). Substituição por outra entidade do mesmo setor que tem mostrado interesse. Ex.: CASAN - SISAM Em 2013 – Recadastramento das entidades Dificuldade = não padronização e ausência de regras para o processo de substituição das entidades

1.ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO COMITÊ: TOMADAS DE DECISÃO Planejamento Anual de Atividades aprovado em Assembleia Diretamente pelo presidente - urgência Diretamente pelo presidente - urgência Comissão Consultiva – reuniões bimestrais Comissão Consultiva – reuniões bimestrais Câmara Técnica da Mata Ciliar e Extração Mineral (2012) Câmara Técnica da Mata Ciliar e Extração Mineral (2012) Dificuldade = pouca participação e opinião dos membros. Câmara Técnica ainda não está totalmente estruturada. Positivo = em 2013 o projeto do FEHIDRO e Planejamento Anual de Atividades foram pensados em conjunto

2. EVENTOS DO COMITÊ E PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS ATIVIDADES: EVENTOS EM 2013 – PLANEJAMENTO ANUAL DE ATIVIDADES Já realizados  Curso de Engenharia Natural  Mês da Água Previstas  Semana do Meio Ambiente e Dia do Rio Tijucas – técnicos e presidente  ENCOB – a definir  Fórum Estadual de Comitês – a definir  Curso de Introdução ao SPRING - técnico  2º Seminário sobre Mata Ciliar – população em geral  Curso de Produção de Mudas Nativas – grupo de 10 pessoas da Bacia

3. REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIAS (EXTRAORDINÁRIAS E ORDINÁRIAS): 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2013 – 27/03/2013 em Gov. Celso Ramos 2ª Assembleia Geral Ordinária de 2013 – out/2013 em Leoberto Leal PROCEDIMENTOS E PAUTA  Edital de convocação  Observa-se o quórum inicial  Lista de Presença  Ata  Apresentação de experiência de entidade membro TEMAS RELEVANTES  Ações do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar  Conflito com extração de areia em leito de rio  Projeto FEHIDRO Dificuldade: pouca participação das entidades

4. ARTICULAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E ESCOLAS DA BACIA, CONCESSIONÁRIAS DE ÁGUA, SDR D IFICULDADES A INDA BOA ARTICULAÇÃO COM PROMOTORIAS DE JUSTIÇA E POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL POTENCIALIDADE: Em 2013 – previsto o Cadastro das Áreas para implantação e apoio financeiro da Restauração da Mata Ciliar (Sindicatos de Trabalhadores Rurais, EPAGRIs, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura) Previsto também visitas às Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios integrantes do Comitê