EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Advertisements

A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
C AMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que.
VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM MATO GROSSO DO SUL
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL É um programa de âmbito nacional, com uma nova prática na área educacional que discute a relação do cidadão com o.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE COLETIVA
Programa Nacional de Educação Fiscal Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais Programa Nacional de Educação Fiscal.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
O Projeto Político Pedagógico é...
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Projeto Literário e de Desenho Categoria: Cidadania na Educação Objetivo: Estimular diante do espaço educacional a pesquisa e a criatividade, na busca.
Para entender o que é política pública Produção cultural
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
SEMINÁRIO FLUMINENSE DE CIDADANIA FISCAL: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO FISCAL E CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretarias.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Programa de Cidadania Tributária Parceria Governo do Estado do Ceará e Grupo de Comunicação O Povo.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Helder Lara Ferreira Filho Analista Financeiro/UCP 12ª Reunião – Campo Grande/MS Junho de 2016 PNAFM II A importância da avaliação de sua efetividade para.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos resultados da Pesquisa de Imagem - MP Paraná Proposta Pesquisa Imagem Nacional.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo que discute a relação do cidadão com o Estado, buscando integrar as vertentes da arrecadação e do gasto público. VALORES da EDUCAÇÃO FISCAL Ética Cidadania Solidariedade Transparência Responsabilidade Fiscal e Socialocial CONCEITUANDO EDUCAÇÃO FISCAL

CONCEITUANDO Os tempos atuais requerem a formação de um novo cidadão, mais consciente, sensível e responsável, que pense global e aja localmente e que seja capaz de intervir e modificar a realidade social, a partir de sua comunidade, tornando-se sujeito de sua própria história.

ESAF OBJETIVOS GERAL Promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania. ESPECÍFICOS  Estimular o cidadão a refletir sobre a função socioeconômica dos tributos;  Levar conhecimentos sobre administração pública;  Incentivar a participação e o acompanhamento, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos;  Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e a sociedade. PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF -

ÊNFASE NO EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA COMPREENSÃO INTEGRADA DA ÁREA FISCAL: fundamentos, funções do Estado e relações intergovernamentais TRATAMENTO DAS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS E DE FINANÇAS PÚBLICAS ABRANGENDO OS TRÊS NÍVEIS DE GOVERNO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DESVINCULADO DE CAMPANHAS ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO TOCANTE ÀS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS E ÀS FINANÇAS E GASTOS PÚBLICOS PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF - ESAF DIRETRIZES

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF - Ética na Administração Pública Mudança de Atitudes, Hábitos e Valores Fortalecimento do Estado Democrático Controle, Transformação e Justiça Social Valorização do Bem Público IDÉIAS - FORÇA

ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF - Melhoria da consciência política do cidadão Comportamento ético nas relações sociais Redução das desigualdades sociais Maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos Ampliação da participação popular na gestão democrática do Estado Redução da corrupção Melhoria do perfil do homem público Harmonização da relação Estado-cidadão VISÃO DE FUTURO

FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença Novo site PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO - PEF/ RJ -

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO - PEF/ RJ - PRINCIPAIS CONQUISTAS 2000 A 2005 EDUCAÇÃO FISCAL NAS ESCOLAS PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISCAL E GESTÃO SOCIAL EDUCAÇÃO FISCAL NOS MUNICÍPIOS E NA SOCIEDADE Peça Teatral: APRESENTAÇÕES PARA SERVIDORES FAZENDÁRIOS E EDUCADORES Peça Teatral: APRESENTAÇÕES PARA SERVIDORES FAZENDÁRIOS E EDUCADORES Música-tema: “ACORDA, POVÃO !!! ” Música-tema: “ACORDA, POVÃO !!! ” Entrevistas e artigos Entrevistas e artigos Seminários Municipais Seminários Municipais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO - PEF/ RJ - RESULTADOS

FOCO ESTRATÉGICO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Mobilização permanente, articulada e de caráter contínuo nas três esferas de governo, com a definição de metas que estejam atreladas a ações objetivas e mensuráveis, capazes de gerar dados e indicações de seu impacto social. SENSIBILIZAÇÃOSENSIBILIZAÇÃO CAPACITAÇÃOCAPACITAÇÃO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO - PEF/ RJ -

ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF - Não é a violência de poucos que me assusta, mas o silêncio de muitos”. “Não é a violência de poucos que me assusta, mas o silêncio de muitos”. Martin Luther King Jr.

Fale conosco GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RJ– GEFE/RJ Praça Pio X, 07 / 5º and-Centro-Rio de Janeiro-RJ CEP Escola Fazendária do Estado do Rio de Janeiro SER/RJ- Lúcia Figueiredo, Roberto Mello e Valéria Ferrari - tel: / SRF- Olga Bruno (Campos) e Luiz Abranches tel: (Luiz) e (22) SEE/RJ- Maria de Lourdes Machado - tel: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO - PEF/ RJ -