Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA E SPECIALIZAÇÃO EM C ONTABILIDADE E A UDITORIA M ETODOLOGIA DA P ESQUISA EM C ONTABILIDADE P ROBLEMÁTICA /P ROBLEMA.
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia Científica
Tema e problema de pesquisa
1ª Mostra Integrada de Projetos Científicos Curso de Engenharia Civil
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Elaboração de um projeto de pesquisa
Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são:
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Por que os organismos se comportam?
Fase exploratória TEMA – OBJETO DE ESTUDO
Decisões Práticas no Desenvolvimento de Escalas
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Observações importantes
Métodos da pesquisa – coleta de dados
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO PROCESSO
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Metodologia para Divulgação do Artigo Científico
Modelo Toyota Valéria Castro.
GÊNERO ENTREVISTA.
PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Pesquisa em Psicologia
Principais etapas do processo de Negociação
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Fundamentos de Metodologia Científica
Formulação do problema quantitativo
Metodologia Científica
Curso de metodologia científica do IMIP
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gêneros de Divulgação científica:
Destaques do texto sobre entrevista social
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
XVI Jornada Científica de Jornalismo
Conhecimento e Pesquisa
PESQUISA EM SALA DE AULA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Pesquisa Científica
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá

Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão que a pesquisa visa responder. Um problema científico visa responder como são as coisas, e não como fazer as coisas.

Problemas de “valor” – “qual a melhor técnica psicoterápica”, “como devemos educar nossos filhos?”, “é bom utilizar jogos na educação infantil?” – não são problemas científicos. Isso não significa que a ciência não pode ajudar nessas questões, mas que não é possível testar empiricamente essas hipóteses.

Um problema científico, portanto, é aquele que pode ser verificado através da pesquisa. Exemplo: ao invés de perguntar se “é bom utilizar jogos na educação infantil”, testar a correlação entre o uso de jogos e o desempenho das crianças em testes e avaliações. A correção ou incorreção de um problema deve ser passível de verificação empírica.

um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas. Exemplos: Como a escolaridade influencia a preferência político-partidária? A desnutrição contribui para o rebaixamento intelectual? Técnicas de dinâmica de grupo facilitam a interação entre os alunos?

A escolha do problema tem a ver com grupos, instituições, comunidades ou ideologias com que o pesquisador se relaciona. Elementos como relevância, oportunidade e comprometimento influenciam a escolha do problema

Relevância do problema: pode ter relevância científica e/ou prática. Um problema é cientificamente relevante se conduzir à obtenção de novos conhecimentos. A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução.

Oportunidade: o pesquisador deve considerar os contextos que permitem a ele tratar de certos problemas. Proximidade geográfica, condições materiais, possibilidade de acesso aos sujeitos podem determinar a escolha de um problema de pesquisa.

A escolha do problema de pesquisa sempre implica algum tipo de comprometimento. Exemplo: quando o pesquisador está integrado como técnico numa organização, tende a desenvolver as pesquisas que lhe são propostas pela direção ou por seus clientes.

Em geral, se começa com uma pergunta provisória ou um tema geral. Essa pergunta geralmente muda à medida em que se faz o levantamento bibliográfico ou pesquisas exploratórias iniciais. Leituras asseguram a qualidade na formulação do problema. Entrevistas, por sua vez, possibilitam o contato com a realidade.

Importante na formulação do problema: “ explicitar de forma clara uma questão de pesquisa que sirva de base para o planejamento, entender sua ligação com a metodologia a ser empregada e aprender a partir do trabalho já realizado por outro” (hitchcock e hughes apud moura e ferreira, 2005)

Regras para formulação do problema: O problema deve ser formulado como pergunta: uma maneira simples e direta de abordar o problema. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável: Não deve ser muito amplo, deve ser específico e executável.

Regras para formulação do problema: O problema deve ter clareza e ser conceitualmente bem definido: é preciso deixar claro o sentido dos termos e conceitos utilizados. O problema deve ser preciso: devemos buscar problemas passíveis de definição e observação.

Regras para formulação do problema: O problema deve conduzir a uma pesquisa factível: não adianta ser claro e bem definido se não for realizável. O problema deve ser ético: a ética no cuidado com os sujeitos da pesquisa é um dos princípios fundamentais.

Antes de definir uma questão, parte-se de um tema mais geral, e refina-se com a revisão bibliográfica. O problema determina a metodologia usada. Depois de definido o problema, especifica-se os objetivos. É comum, mas não obrigatório, haver um objetivo geral e objetivos específicos.

Pensar em um tema ou área do seu interesse; Pensar em um possível problema nessa área, considerando os possíveis sujeitos de pesquisa;