AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO VERDE. Contexto e Caracterização do Agrupamento O território educativo do Concelho de Castro Verde é constituído por.

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Transcrição da apresentação:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO VERDE

Contexto e Caracterização do Agrupamento O território educativo do Concelho de Castro Verde é constituído por dois pólos: Escola Secundária (c/ 3º ciclo e Secundário) Agrupamento vertical de escolas ( inclui os ensinos pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos)

História do Agrupamento 1999/2000JI/CasévelJI/ Castro Verde JI/ Entrad as JI/ Stª Bárbara JI/ S. Marco s JI/ Sete Pré Escolar Itinerante de Corvo e Namorados Nº de Alunos O agrupamento constitui-se em 1999 e dele faziam parte 6 Jardins de Infância, a Itinerância das localidades do Corvo e Namorados, 14 escolas do 1º ciclo e a EB2,3 Dr. António Francisco Colaço. Actualmente fazem parte do agrupamento os mesmos J.I, contudo, o nº de escolas do 1º ciclo têm reduzido por força da politica educativa.

EB1Nº de alunosAno de ExtinçãoEscola de Acolhimento Aivados EB 1 de Casével Almeirim EB 1 de Casével Beringelinho EB1 EB1 de STª Bárbara Casével14 Castro Verde194 Corvo EB1 da Sete Entradas28 Geraldos52004 – 2005EB1 de Castro Verde Lombador EB1 de Stª Bárbara de Padrões Namorados8 STª Bárbara de Padrões 5 S. Marcos12 Viseus EB 1 de Stª Bárbara de Padrões Sete8

Escola sede do Agrupamento Anos lectivos/Escolaridade 5º ano6º ano7º ano8º ano9º anoTotal

AGRUPAMENTO VERTICAL DE CASTRO VERDE Agrupamento Vertical Escola Básica 2,3 Dr. António Francisco Colaço (sede do agrupamento) 6 Jardins de Infância 6 Escolas Básicas do 1º CEB

Dimensão e Condições Físicas A autarquia promoveu melhorias significativas nos últimos 2 anos a nível do pré escolar e 1º ciclo em todos os estabelecimentos de ensino à excepção de S. Marcos da Atabueira. O parque escolar foi melhorado e ampliado oferecendo condições que proporcionam um bom ambiente de aprendizagem (refeitório, salas de aula, espaços exteriores, casas de banho, ar condicionado, mobiliário novo, quadros interactivos e equipamento informático) Sede do agrupamento apesar da ampliação sofrida em continua a apresentar condições precárias (secretaria, conselho executivo, arquivo, falta de salas aula, falta de salas especificas e de gabinetes de trabalho, falta de espaços exteriores cobertos …)

Alunos apoiados pela ASE Pré-escolar1º Ciclo2º Ciclo3º Ciclo Escalão A Escalão B Escalão A Escalão B Escalão A Escalão B Escalão A Escalão B

2005/ / / 2008 Total de alunos no Agrupamento Total alunos Subsidiados Percentagem de alunos subsidiados31% 35% Alunos subsidiados e retidos Percentagem de alunos subsidiados e retidos4,42,42 Total de alunos Subsidiados c/ Escalão A Total de alunos retidos com escalão A21128 Percentagem de retenções com escalão A16,58,65 Total de alunos Subsidiados c/ Escalão B Total de alunos retidos com escalão B424 Percentagem de retenções com escalão B8,54,88,8 Quadro Global Relativo à Percentagem de Retenções entre os Alunos Subsidiados

Alunos c/ NEE Ciclo Ano Lectivo Alunos apoiados Pelas Psicólogas Pré1º2º3ºTotal% , , , Nos últimos anos tem-se registado um aumento gradual de alunos com necessidades educativas especiais em qualquer um dos ciclos à excepção do 1º ciclo onde se registou uma diminuição.

Caracterização Pessoal Docente Média de Idades: Pré Escolar: QND - 46; QZP - 46; CONT º Ciclo: QND - 50; QZP – 37; CONT º Ciclo: QND - 50; QZP – 40; CONT º Ciclo: QND – 40; QZP – 34; CONT.-40

Caracterização do Pessoal Docente Pré Escolar1º Ciclo2º Ciclo3º CicloGrupo 910 BLMOBLMOBLMOBLMOBLMO …2114….… Habilitações Académicas

CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO População Escolar Alunos Docentes 162 Não Docentes º Ciclo 1º Ciclo Pré escolar 1293º Ciclo20 17 TOTAL

Caracterização do Pessoal Não Docente CategoriaSexoHab. Académicas Situ. Prof.Tempo serviço no agrupamento Faixa etária MF2º3ºESQuad.Cont.< ≥50 AAE TAR GN P.OP P. Adm

Resultados Escolares Ano Lectivo 2005/ 2006 % 2006/ 2007 % 2007/ 2008 % 1º Ciclo 1º100 2º º º º Ciclo 5º º º Ciclo 7º º º Taxa de Transição/ Conclusão do Agrupamento

Taxa de Abandono Escolar Ciclos Anos de escolaridade 2005/62006/72007/8 1º Ciclo 1º, 2º, 3º e 4º º Ciclo 5º41.53%22.4%11.53% 6º21.25%23.1%11.25% 3º Ciclo 7º00%0 0 8º00%0 0 9º23.3%00%0 Total %40.7%20.34%

Ano Disc. 2006/ / 2008 P. AferiçãoCfP. AferiçãoCf 4º AnoL.P. MB1530.6%11.4% B1836.7%1825.4% S1530.6%4563.4% NS12.1%79.9% Sucesso97.9%91%90.1%97% 6º AnoL.P. MB23.3%34.4% B1118%3445.7% S4268.9%3243.2% NS69.8%50.7% Sucesso90.2%82%99.3%90% 4º AnoMat. MB1224.5%45.6% B1632.7%2028.2% S1224.4%3853.5% NS918.4%912.6% Sucesso81.6%91%83.4%97% 6º AnoMat. MB46.9%1013.9% B915.5%1520.9% S2743.5%3345.8% NS1831.1%1419.4% Sucesso68.9%78% 80.6% 83% Quadro de Classificação das Provas de Aferição/ Avaliação Interna

Projecto Educativo 2005 /2009 Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde

Auto-diagnóstico Ouvir os principais intervenientes no processo educativo Conhecer algumas das problemáticas do Agrupamento Promover um momento de reflexão sobre a Escola

Conclusões da fase diagnóstico :  A desmotivação dos alunos  O isolamento de alguns estabelecimentos de ensino  Incrementar o diálogo com a comunidade  Diversificar as actividades extra curriculares  A indisciplina na Escola

Opções Estratégicas Reorganização das Estruturas Pedagógicas Articulação entre Ciclos Actividades Extra-Curriculares

1 - Reorganização das Estruturas Pedagógicas Conselho Pedagógico Directores de Turma Plano de Segurança Criação de comissões especializadas Criação do cargo de adjunto do director de turma Criação do cargo de Professor Delegado da Segurança A Indisciplina na Escola Revisão do R. Interno Avaliação dos PCT Melhorar o relacionamento com os E.E. Cooperar com o D.T. Substituir o D.T. Planos de Segurança Exercício de Evacuação Aulas Formação Cívica Acções de Formação

2 - Articulação entre Ciclos Área de Projecto Coordenador de Projectos Apresentação de trabalhos à comunidade Contribuir para solucionar o problema do isolamento Tema Comum: Alentejo Tema Comum: Alentejo Projecto Turmas Geminadas Projecto Turmas Geminadas

3- Actividades Extra- Curriculares Aumentar e dinamizar a oferta extra-curricular Criação da figura do Coordenador de Projectos Dinamizar os clubes da rádio, fotografia e jornal escolar Criar o clube de multimédia Assegurar a coordenação de todas as actividades de projecto do Agrupamento Coordenar e dinamizar o Projecto: Turmas Geminadas

Relação entre o Auto-diagnóstico e as propostas do Projecto Educativo Indisciplina Desmotivação Isolamento Extra-Curriculares Comunicação C. Pedagógico Comissão Especializada D. de Turma Act. Extra-Curriculares Adjunto do D. Turma Aumentar e Diversificar P. Turmas Geminadas Coordenador de Projectos C. de Projectos Dinamização e Articulação Tema Comum Adjunto do D.T. Relação com os E.E

Esboço para uma auto - avaliação

1.O Ensino no Agrupamento 2. O Agrupamento e os Encarregados de Educação 3. Projecto Educativo 4. A Comunidade Educativa 5. Resultados Escolares 6. Organização e Gestão 7. Estruturas de Coordenação e Orientação Educativa 1

Reflexão final Para finalizar importa salientar que este é um agrupamento que tem vindo a trilhar o caminho certo para atingir o seu verdadeiro grau de maturidade, quer através da filosofia veiculada pelo órgão de gestão, quer pelo conjunto de ideias e acções que se têm vindo a concretizar através de um conjunto de actividades e de projectos que imprimem um cunho e uma identidade única a este agrupamento. A identidade e cultura próprias desta unidade de ensino têm-se construído de uma forma participada e integrada sempre ao serviço do ensino e acima de tudo ao serviço dos alunos. É desenvolvendo e fornecendo produtos e serviços orientados para eles e para a comunidade, que se abarca toda a dimensão social do acto educativo. Este é um agrupamento aberto à transformação, à inovação e ao dinamismo e capacitado para consolidar processos. Atendendo a todos de uma forma imparcial e justa, os projectos aí desenvolvidos promovem a integração da diversidade e a participação colectiva. Tem sido através de projectos como os que a seguir enumeramos que o agrupamento tem inovado e traçado a sua missão.

PROJECTOS DESENVOLVIDOS E EM DESENVOLVIMENTO Pequenos Gestos que salvam na escola Uma ponte chamada língua Portuguesa Um dia na vila Vem ver passar Portugal I e II Conversas com pais Um livro Amigo vai comigo O meu pai fez A minha mãe fez Já nos vestimos assim Viagens à volta da minha terra Intercâmbio com uma escola açoriana/Vila Franca do Campo Intersóis Ponto Electrão Educação para a Saúde Desporto Escolar Janela da Ciência Actividades Extra Curriculares Actividades de Enriquecimento Curricular (Clube de Música, Clube de cinema, Clube de Francês, Clube de Artes Plásticas, Clube de Informática, Clube de Artes Marciais…) As Ciências Experimentais no 1º Ciclo Iniciativa escolas professores e computadores portáteis - CRIE Viver em Segurança Saber comer, saber viver Plano da Matemática O Roteiro das nossas freguesias Ideias que mudam o mundo