Implantação do Núcleo de Esterilização do CPqRR. Objetivo O Núcleo de esterilização do CPqRR tem como objetivo fornecer materiais livres de contaminação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ISO E A PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS
Advertisements

Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Usando “Casos de Uso”. Ator Define um papel que o usuário terá quando interagir com o sistema. Uma entidade, tal como um outro sistema ou um banco de.
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 4 Requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Implementação de análises microbiológicas para avaliação de inocuidade em produtos alimentícios regional. Engenharia Química Cláudia Destro dos Santos.
Curso Técnico de Eletromecânica Práticas de Manutenção
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
CONCEITOS BÁSICOS DE EPIDEMIOLOGIA. Etimologicamente – epi = sobre; demo = população; logos = tratado – estudo do que afeta a população. Conceito original.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014.
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Comitê de Processamento de Materiais para Saúde Com Ênfase em Redução de Custos Diretor Superintendente – Dr. Ajax Rabelo Machado Enfermeira Auditora:
Princípios básicos do Programa de Químicos Reativos Compreender a química do processo –Processo desejado e reações –Reações secundárias –Desvios previstos.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação geral de vigilância.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Sistema de Gestão Administrativa (SGA) Módulo de Pedido de Compras Sistema composto por vários módulos relacionados que integram informações da administração.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Origem "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro,
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
Curso de Pós Graduação em Pesquisa Clínica Faculdades Oswaldo Cruz Disciplina: Monitoria Visita de Close-out Karen Mattos, Renata Lima, Roberta Santana,
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Padronização da Análise de Urina Requisição do Exame  Orientação ao Paciente  Coleta do Material  Entrega do Material  Conferência do Material  Transporte.
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
RESULTADOS E PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE SUAS PIPETAS
REQUISITOS TÉCNICOS ? ? ? PESSOAS AMBIENTE E INSTALAÇÕES PROCEDIMENTOS EQUIPAMENTOS INSUMOS AMOSTRAS RASTREABILIDADE.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Produtos e Soluções em SAP S oluções A gilidade e P rodutos
PROGRAMA DE INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer os requisitos do programa de inserção para os novos colaboradores.
FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DE PERNAMBUCO - HEMOPE Equipe: ► Felipe Costa Lima ► Felipe Paiva ► Frederico Rangel ► Ademar Parente ► Liliane Belchior.
Transcrição da apresentação:

Implantação do Núcleo de Esterilização do CPqRR

Objetivo O Núcleo de esterilização do CPqRR tem como objetivo fornecer materiais livres de contaminação para utilização nos diversos procedimentos clínicos e de pesquisa.

Sistema de Gestão da Qualidade no Núcleo de Esterilização do CPqRR

1.Documentação 1.1. Processo de esterilização 1.2. Uso das autoclaves 1.3. Registros 2. Treinamento de pessoal 3. Programa de Qualidade assegurada 3.1. Controle do equipamento 3.2. Controle da exposição 3.3. Controle da carga

1.Documentação Procedimento de Esterilização Procedimento de Uso da Autoclave Vertical Procedimento de Uso da Autoclave Horizontal Registro de parâmetros do ciclo de esterilização: tempo, temperatura

1.Documentação (continuação) Registro do lote/Número do ciclo Identificação do material: descrição do material/ laboratório/data de esterilização/data de validade/número do ciclo/responsável Validação do processo de esterilização

2. Treinamento de Pessoal FUNED – Curso de Esterilização e Desinfecção, no Setor de Lavagem e Esterilização Curso de Atualização em Boas Práticas de Laboratório e Bioterismo Treinamento nos Procedimentos implementados

3. Programa de Qualidade assegurada 3.1. Controle do equipamento Monitores físicos (tempo, temperatura, pressão)

3.1. Controle do equipamento (continuação) Manutenção preventiva e corretiva Calibração de instrumentos de medição Uso de indicador biológico após manutenção Qualificação das autoclaves

3.2. Controle da exposição Indicador químico externo (Fitas indicadoras) Indicador de processo de esterilização, distingue dispositivos processados de não processados Usado em cada pacote

3.3. Controle da carga Indicador biológico Processo no qual a carga é monitorada e a liberação baseada no resultado do IB colocado em três pontos( dreno, meio e fundo) da autoclave. Recomendado o uso uma vez por semana do Indicador Biológico.