ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
“Estamos viajando por um território desconhecido, onde os velhos mapas e bússolas são inadequados e possivelmente perigosos” Peter Drucker
NOVAS RELAÇÕES FRENTE AO MERCADO Prof.Ms. Delmário UNINOVE/05
TRANSFORMAÇÕES De sociedade industrial PARA sociedade de informação, conhecimento, serviço; De tendências para o futuro mais previsíveis PARA incerteza e velocidade maior das mudanças;
TRANSFORMAÇÕES De valores materiais PARA valores internos, nobreza das missões; De mercados fechados, PARA globalização
COMO SOBREVIVEU A EMPRESA BRASILEIRA ? Monopólio Subsídios Reserva de Mercado Reza
QUALIDADE PRODUTIVIDADE COMPETITIVIDADE SOBREVIVÊNCIA QUEM SOBREVIVEU ?
SOBREVIVEU QUEM MUDOU ! O princípio da insanidade é fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar obter resultados diferentes. O CONSUMIDOR MUDOU Mais exigente; Mais esclarecido; Menos fiel; Novos hábitos; Busca valor em todas as faixas de preço.
O QUE O CLIENTE DESEJA? AGILIDADE ATENÇÃO RESPEITO MELHOR PRODUTO SER ATENDIDO
Porque o cliente vai a empresa ? 1) É obrigado, não tem saída. 2) Sente valor superior na sua empresa, comparado com a outra: Qualidade, Marca, Serviço, Preço,Tempo.
Criar valor significa desenvolver a confiança dos clientes. QUE FATORES COMPÕEM UMA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL?
ESTRATÉGIA A palavra estratégia vem do grego antigo strategia, que significa escritório do general. No uso atual, a palavra mantém sua conotação militar. Assim, o dicionário define estratégia como a arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou batalha. Um uso mais coloquial diz que estratégia é a arte ou habilidade de usar estratagemas na política, negócios, conquistas amorosas e afins. E estratagema é definido como ardil empregado na guerra para burlar o inimigo.
O que é Planejamento Estratégico ? É o processo que ajuda a organização a definir a prioridade das oportunidades e alocar os recursos da Organização para que se alcance o Perfil Estratégico Futuro. Planejamento Estratégico “Função que determina um meio sistemático para a tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro”.
É o processo dinâmico através do qual são definidos caminhos que a empresa deverá trilhar por meio de um comportamento pró- ativo, levando em conta a análise do seu ambiente e em consonância com a sua razão de existir a fim de construir o seu futuro desejado. Planejamento Estratégico
Peter Drucker ressalta que: “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes.” Um dos problemas enfrentados pelo executivo que toma decisões não é o que a sua empresa deve fazer no futuro, mas sim o que deve fazer hoje para a empresa estar preparada para as incertezas do futuro. Planejamento Estratégico
O que é Raciocínio Estratégico ? É o raciocínio que o Presidente e seus principais Executivos fazem para dar forma e clareza ao Perfil Estratégico Futuro da Organização.
Fatores Críticos de Sucesso “Os Fatores Críticos de Sucesso são aquelas atividades chave do negócio que precisam ser muito bem feitas para que a empresa atinja seus objetivos.” David Lobato David Lobato “Os Fatores Críticos de Sucesso são aquelas atividades chave do negócio que precisam ser muito bem feitas para que a empresa atinja seus objetivos.” David Lobato David Lobato
Criatividade e Inovação são os ingredientes fundamentais para o planejamento estratégico
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Alta Administração bem comprometida; Visão compartilhada por todos; As Equipes - Confiantes e Motivadas; Boa imagem no mercado; Comunicação clara; Ética empresarial.
Estratégico Aquele que demanda o comprometimento da Alta Administração. É o Patrocínio. Tático Aquele que quer mais objetivos realizados, mais pessoas satisfeitas e mais market share. Operacional Realiza-se pelo trabalho em equipe. Baseia-se em confiança, liderança e motivação. Sendo a confiança um de seus principais aspectos, é sempre importante relembrar que este é um aspecto de lenta conquista e rápida ruptura. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
“O VERDADEIRO ATO DE DESCOBRIR NÃO CONSISTE EM ACHAR TERRAS NOVAS, MAS EM VÊ-LAS COM OUTROS OLHOS". Marcel Proust “O trabalho é uma das dimensões do ser humano, a outra é o amor. Só tem bom desempenho quem ama o que faz” Peter Drucker
E SE OS EMPREGADOS ESTIVEREM DESMOTIVADOS ?
NÃO É DA MINHA ÁREA NÃO VOU AJUDAR O FURO É DO OUTRO LADO
Percepção das Pessoas de uma Organização