ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário

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Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário

“Estamos viajando por um território desconhecido, onde os velhos mapas e bússolas são inadequados e possivelmente perigosos” Peter Drucker

NOVAS RELAÇÕES FRENTE AO MERCADO Prof.Ms. Delmário UNINOVE/05

TRANSFORMAÇÕES De sociedade industrial PARA sociedade de informação, conhecimento, serviço; De tendências para o futuro mais previsíveis PARA incerteza e velocidade maior das mudanças;

TRANSFORMAÇÕES De valores materiais PARA valores internos, nobreza das missões; De mercados fechados, PARA globalização

COMO SOBREVIVEU A EMPRESA BRASILEIRA ? Monopólio Subsídios Reserva de Mercado Reza

QUALIDADE PRODUTIVIDADE COMPETITIVIDADE SOBREVIVÊNCIA QUEM SOBREVIVEU ?

SOBREVIVEU QUEM MUDOU ! O princípio da insanidade é fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar obter resultados diferentes. O CONSUMIDOR MUDOU Mais exigente; Mais esclarecido; Menos fiel; Novos hábitos; Busca valor em todas as faixas de preço.

O QUE O CLIENTE DESEJA? AGILIDADE ATENÇÃO RESPEITO MELHOR PRODUTO SER ATENDIDO

Porque o cliente vai a empresa ? 1) É obrigado, não tem saída. 2) Sente valor superior na sua empresa, comparado com a outra: Qualidade, Marca, Serviço, Preço,Tempo.

Criar valor significa desenvolver a confiança dos clientes. QUE FATORES COMPÕEM UMA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL?

ESTRATÉGIA A palavra estratégia vem do grego antigo strategia, que significa escritório do general. No uso atual, a palavra mantém sua conotação militar. Assim, o dicionário define estratégia como a arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou batalha. Um uso mais coloquial diz que estratégia é a arte ou habilidade de usar estratagemas na política, negócios, conquistas amorosas e afins. E estratagema é definido como ardil empregado na guerra para burlar o inimigo.

O que é Planejamento Estratégico ? É o processo que ajuda a organização a definir a prioridade das oportunidades e alocar os recursos da Organização para que se alcance o Perfil Estratégico Futuro. Planejamento Estratégico “Função que determina um meio sistemático para a tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro”.

É o processo dinâmico através do qual são definidos caminhos que a empresa deverá trilhar por meio de um comportamento pró- ativo, levando em conta a análise do seu ambiente e em consonância com a sua razão de existir a fim de construir o seu futuro desejado. Planejamento Estratégico

Peter Drucker ressalta que: “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes.” Um dos problemas enfrentados pelo executivo que toma decisões não é o que a sua empresa deve fazer no futuro, mas sim o que deve fazer hoje para a empresa estar preparada para as incertezas do futuro. Planejamento Estratégico

O que é Raciocínio Estratégico ? É o raciocínio que o Presidente e seus principais Executivos fazem para dar forma e clareza ao Perfil Estratégico Futuro da Organização.

Fatores Críticos de Sucesso “Os Fatores Críticos de Sucesso são aquelas atividades chave do negócio que precisam ser muito bem feitas para que a empresa atinja seus objetivos.” David Lobato David Lobato “Os Fatores Críticos de Sucesso são aquelas atividades chave do negócio que precisam ser muito bem feitas para que a empresa atinja seus objetivos.” David Lobato David Lobato

Criatividade e Inovação são os ingredientes fundamentais para o planejamento estratégico

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Alta Administração bem comprometida; Visão compartilhada por todos; As Equipes - Confiantes e Motivadas; Boa imagem no mercado; Comunicação clara; Ética empresarial.

Estratégico Aquele que demanda o comprometimento da Alta Administração. É o Patrocínio. Tático Aquele que quer mais objetivos realizados, mais pessoas satisfeitas e mais market share. Operacional Realiza-se pelo trabalho em equipe. Baseia-se em confiança, liderança e motivação. Sendo a confiança um de seus principais aspectos, é sempre importante relembrar que este é um aspecto de lenta conquista e rápida ruptura. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

“O VERDADEIRO ATO DE DESCOBRIR NÃO CONSISTE EM ACHAR TERRAS NOVAS, MAS EM VÊ-LAS COM OUTROS OLHOS". Marcel Proust “O trabalho é uma das dimensões do ser humano, a outra é o amor. Só tem bom desempenho quem ama o que faz” Peter Drucker

E SE OS EMPREGADOS ESTIVEREM DESMOTIVADOS ?

NÃO É DA MINHA ÁREA NÃO VOU AJUDAR O FURO É DO OUTRO LADO

Percepção das Pessoas de uma Organização