Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
DESEMPENHO DE JUÍZES E TRIBUNAIS DA JUSTIÇA ESTADUAL NO BRASIL Adalmir de Oliveira Gomes Professor Adjunto FACE/UnB.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
Estrutura Organizacional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Lei nº 8.112/ artigo 5º: “§ 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de.
Malformação Congênita ARTROGRIPOSE
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Comportamento Respondente
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Professora Celina Camargo Introdução ao Estudo das Deficiências
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
O Nascimento Psicológico da Criança
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC
Teoria Geral de Sistemas
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
Indicadores de Saúde Conceito
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM ORGÂNICA: o caso da deficiência visual Apresentação: Rebeca Valadão Bussinger

Questões O que acontece quando o organismo tem algum impedimento? Por que estudar a aprendizagem da linguagem na criança cega?

A deficiência visual “Impedimento de origem orgânica, relacionado a patologias oculares, que podem levar a um mau funcionamento visual ou à ausência de visão” (p.159). Medida através de avaliações de acuidade (capacidade de discriminar formas) e campo visual (amplitude de estímulos que a pessoa tem condições de perceber). Pode ser congênita ou adquirida.

Impedimentos orgânicos e desvantagens sociais Concepções organicistas; Crítica às concepcões organicistas (VYGOTSKY); Análise da definição proposta pela OMS em 1989: deficiência, incapacidade e desvantagem. (Amaral, 1996). Amaral (1996): deficiência primária e deficiência secundária. Autora enfatiza influência dos fenômenos psicossociais no desenvolvimento.

Desenvolvimento Humano Concepção sócio-histórica de desenvolvimento humano: ênfase nos processos interativos; Análise da relação entre desenvolvimento e aprendizagem; Importância do processo educacional no desenvolvimento humano; Para Vygotsky, “[...] o desenvolvimento é 'puxado' pela aprendizagem” (p.157).

Como pensar o desenvolvimento da criança com deficiência visual? Vygotsky: retrospectiva histórica sobre abordagem à cegueira na história humana dividida em 3 períodos: 1° período: Antiguidade, Idade Média e parte da História Moderna. 2°período: Iluminismo. “Teoria da substituição dos órgãos dos sentidos”. 3°período: Época Moderna: idéia de mobilização completa do aparelho psíquico. “São comuns ao cego e ao vidente a fonte principal de conteúdos de desenvolvimento: a linguagem” (p.161).

Deficiência visual: alguns estudos recentes a) utilização dos sentidos remanescentes: Warren (1994): crianças cegas, algumas vezes, tem melhor desempenho em tarefas que envolvem estimulação auditiva complexa; Ochaíta e Rosa (1995): “Tato é importante meio de compreensão para os cegos”. b) Estabelecimento do apego:“... desenvolvimento, no primeiro ano de vida, de uma responsividade sócio-emocional seletiva para pessoas específicas, com respostas positivas para um pequeno número de pessoas (familiares) e negativas para outras (‘medo de estranhos’)” (Warren, 1994).

O apego Comportamentos de apego em bebês com deficiência visual: chorar, sorrir e agarrar; Warren (1994): fatores que podem afetar o desenvolvimento do apego. Evidência de discriminação entre pessoas; Indicadores de apego; Dinâmica do apego

A linguagem c) Desenvolvimento da linguagem: Landau (1997): distinção entre perspectiva empirista e inatista de aquisição da linguagem. “O que interessa saber é como a criança, cega ou vidente, aprende, de forma interligada, os aspectos sintáticos e semânticos da linguagem” (p.168). Landau (1997): Pareamentos forma- significado e papel da experiência. Como o bebê cego conhece os objetos, o espaço, as relações de causalidade? Como adulto e criança estabelecem referência?

Outros estudos Norgate (1997); Leme (1998); Passos (1998). Conclusão: Ainda que se detectem alguns impedimentos e dificuldades, a criança com deficiência visual pode se desenvolver e aprender normalmente. Desafio.