Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Advertisements

Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
Salve o Rio Paraíba do Sul Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos são divididos em grupo e utilizando ferramentas de tecnologia desenvolvem.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
Direção de Serviços Informáticos. AUTENTICAÇÃO CORREIO ELETRÓNICO REDE COM E SEM FIOS (WI-FI) CÓPIA E IMPRESSÃO DISPONIBILIZAÇÃO DE SOFTWARE SALAS DE.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
PDME | MAC | 2011 CULTURA DIGITAL Plano estratégico.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
1.QUE OS MUNICIPIOS MENORES TENHA ACESSO DIRETO A REGULAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL PARA ATENDIMENTO DO USUARIO NO MOMENTO DE EMERGENCIA.(Governo do Estado.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Práticas em. Crédito: Prof. Simão Pedro Marinho Educação 1.0.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PDSN21/15-16 PDSN21/15-16 A Folha de Cálculo como ferramenta pedagógica na organização e gestão das tarefas do docente Agrupamento de Escolas Lousada Este.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Modelo de Pôster Eletrônico Prof. Dr. João Marcelo Rondina Versão
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Modelagem educativa: o ensino da física utilizando o LibreOffice Calc Argemiro M. Bastos Tales B. Marcello.
Tecnologia Educacional: "Inserção Digital" Objetivo: Demonstrar aos PCs as ferramentas digitais existentes no seu âmbito de trabalho, caracterizando suas.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Leandro Innocentini Lopes de Faria Roniberto Morato do Amaral São Carlos, 02/06/2016 Workshop IEAE- Tecnologias e Materiais para Saúde Ferramentas para.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico Reflexivo para Ensino de Medicina na UFSCarr Luiz Henrique Zambom Santana 1,Wanderley Lopes de Souza 1,2, Antonio Francisco do Prado 2 1 Programa de Pós-graduação em Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)‏, Departamento de Informática em Saúde 2 Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)‏, Departamento de Computação

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Agenda Medicina da UFSCar Portfólio Reflexivo Eletrônico (PRE) –Web Construtivismo Avaliação do PRE Conclusões Trabalhos futuros

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Medicina da UFSCar Primeira turma em março de 2006 Formação de médico de família Metodologias construtivistas: –Problem-Based Learning (PBL) –Problematização –Pedagogia do oprimido (Paulo Freire) Estrutura curricular baseada em competências

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Medicina da UFSCar Mais próximo da prática Mais controlado Situações Problema –Problemas práticos desenvolvidos por professores –Pequeno Grupo Semestral Facilitador Co-facilitador 8 estudantes Estações de Simulação –Simulações Atores Scripts Observador –Pequeno Grupo Facilitador 4 estudantes Prática Profissional –Individual –Preceptores –USFs, Clínicas Especializadas, Hospital Escola

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – PRE Portfólio Reflexivo Eletrônico Agosto de 2006 Ambiente Web Apoiar atividades presenciais e não presenciais de cursos de construtivistas de medicina

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Web 2.0 Tim O’reilly –2005 mudança para uma internet como plataforma, onde os aplicativos aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva –2006 A maior importante vantagem competitiva será os dados

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Web 2.0 Última regra = User Generated Content –Comentários, fóruns, lista de discussões, blogs, fotologs, wikkis –Consumidores >>> Produtores –Colaboração “melhora”o conteúdo Revisão/Correção Divulgação/Experiência pessoal Opiniões

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Web 2.0 e Educação Na educação –Mão dupla de comunicação –Colaboração entre os estudantes –Desenvolvimento de materiais de ensino –Conhecimento em qualquer hora, em qualquer local Exemplos –OLPC, aplicações não são instaladas (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) –Universidade Aberta do Brasil

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Construtivismo –Assimilações e acomodações entre o indivíduo e o meio –Conhecimento não se traduz em atingir a verdade absoluta, mas na adaptação do organismo a seu meio ambiente Problem Based Learning (PBL) –Realizada em Pequenos Grupos –Situação prática como disparadora do processo de ensino e aprendizagem –Aluno responsável pela aquisição do conhecimento e Docente passa para o papel de facilitador

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Web 2.0 e Educação Web 2.0 Colaborativo Consumidor >>> Produtor Mão dupla Registro e Reflexão Eletrônicos Construtivismo/PBL Pequenos Grupos Estudante no papel ativio Docente >>> Facilitador Registro e Reflexão em papel

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Avaliação do PRE Avaliação: Primeiro Grupo Piloto –1 facilitador –6 estudantes do segundo ano –2º semestre de 2007 –Sala do DC preparada para observação do uso do PRE –Avaliação qualitativa através de vídeos

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Avaliação do PRE Documentos e suas versões Finais com Versões (15,8%) Versões Intermediárias (35,3%) Finais sem Versões (48,9%)

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Avaliação do PRE Avaliação: Segundo Grupo Piloto –1 facilitadora –8 estudantes do segundo ano –1º semestre de 2008 –Realizadas no DMed –Avaliação qualitativa presencial –Avaliação quantitativa usando questionários baseados na escala de likert

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Avaliação do PRE O uso de tecnologias pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem no curso de medicina 71,4%28,5%

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Avaliação do PRE O uso do PRE atrapalhou o desenvolvimento do trabalho do meu Grupo 42,8% 28,5%

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Avaliação do PRE O uso do PRE atrapalhou o desenvolvimento das minhas atividades 28,5% 42,8%

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Avaliação do PRE Ainda que tenha problemas, o uso do PRE poderá facilitar o processo de ensino e aprendizagem para Medicina 42,8% 57,1%

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Avaliação do PRE Maior problema Maior benefício

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Conclusões PRE –Web construtivismo –Eliminar a necessidade de papel –Apoiar atividades práticas e teóricas –Facilitar a reflexão em relação conhecimento adiquirido

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 24/11/08Luiz Henrique Zambom Santana – Trabalhos futuros Refinar ferramentas –Facilitar a colaboração –Facilitar a edição de conteúdos –Novos conteúdos (e.g., vídeos, músicas) Outras atividades currículares PRE Ubíquo Avaliação qualitativa e Etnografia

Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico Reflexivo para Ensino de Medicina na UFSCar Luiz Henrique Zambom Santana 1,Wanderley Lopes de Souza 1,2, Antonio Francisco do Prado 2 1 Programa de Pós-graduação em Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)‏, Departamento de Informática em Saúde 2 Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)‏, Departamento de Computação Obrigado pela atenção