DIVERSIFICAÇÃO, COMPETENCIAS E COERÊNCIA PRODUTIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
Administração Estratégica Conceitos
Análise das cinco forças de Porter
Aula 03 – Projeto do produto e processo
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Administração Estratégica
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Seminário Avançado - Eletiva A
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Diversificação como estratégia de crescimento
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Maria Olívia de Souza Ramos
Análise do Meio Ambiente
Planejamento Estratégico
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Estratégias do agronegócio
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Conceitos Básicos de Estoques
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Estratégia Corporativa
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Estratégia Organizacional
Administração de Marketing
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Repensando a Logística
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
BARREIRAS A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
Seminário Avançado - Eletiva A
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MATRIZ BCG.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Estratégia Organizacional
Formulação de Estratégia
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Planejamento Estratégico de MKT
Agropecuária aumento da concentração e da escala das propriedades e das empresas agroindustriais; aumento da competitividade.
Estratégia de Nível Corporativo
Micros e Pequenas Empresas
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6.
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Análise das Demonstrações Contábeis
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Cadeia de Valor.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
CONCORRÊNCIA SCHUMPETERIANA
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
1 Painel IV Universalização, rentabilidade e competitividade no setor de Telecomunicações A perspectiva de um Operador SMC/banda B Arnaldo F. Tibyriçá.
Transcrição da apresentação:

DIVERSIFICAÇÃO, COMPETENCIAS E COERÊNCIA PRODUTIVA Conexões entre diversificação e o crescimento da empresa (possíveis direções que o processo deve tomar): grau de similaridade com as atividades originais da empresas e condicionantes internos e externos Importante para viabilizar o crescimento da empresa (amplia o potencial de acumulação)

DIREÇÕES POSSÍVEIS DO PROCESSO DA DIVERSIFICAÇÃO Dois critérios básicos (direções que orientam o processo 1) refere-se a proximidade existente entre as atividades originais 2) novas atividades para qual se esta expandindo Integração vertical ou horizontal

DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL Alguns conceitos Introdução de produtos que de alguma forma, estejam relacionados aos produtos originais da empresa em termos de mercado atingido e que possam ser vendidos através do canais de distribuição estabelecidos (ou extensão) A expansão de novos segmentos de mercado associa-se a uma extensão da área de especialização da empresa (base tecnológica e área de comercialização) Visa possibilitar a exploração de economias de escopo e dos canais de comercialização

DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL Alguns conceitos Características especificas de tecnologias e processo facilitam essa diversificação (instalações multiproposito) A partir dos mesmos equipamentos básicos, pode-se gerar vários produtos (industria de química fina – fármacos, fertilizantes, etc) Industria de montagem – flexibilização dos processos de produção, envolvendo a combinação de maior grau de automação com adoção de novas técnicas organizacionais (just-in-time, células). Capacitação mercadológica – praticas baseadas em esforço de vendas e propaganda (fortalecimento da marca)

DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL Alguns conceitos Características especificas de tecnologias e processo facilitam essa diversificação (instalações multiproposito) A partir dos mesmos equipamentos básicos, pode-se gerar vários produtos (industria de química fina – fármacos, fertilizantes, etc) Industria de montagem – flexibilização dos processos de produção, envolvendo a combinação de maior grau de automação com adoção de novas técnicas organizacionais (just-in-time, células). Capacitação mercadológica – praticas baseadas em esforço de vendas e propaganda (fortalecimento da marca) Reduz a vulnerabilidade em relação a variações cíclicas da demanda

DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL Alguns conceitos A empresa assume o controle sobre diferentes estágios (ou etapas) associados a progressiva transformação de insumos em produtos finais Dois tipos – para trás (upstream) e para frente (downstream) O produto originalmente gerado na empresa, percebe-se que a integração vertical não muda a natureza do mesmo, o que não ocorre com o processo para frente. O processo de integração para a frente pode envolver a entrada em atividades não estritamente industriais Para frente existe agregação de valor

DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL Fatores condicionantes do processo Desequilíbrios ou desbalanceamentos entre diferentes estágios do processo, decorrentes de mudanças tecnológicas Externalidades tecnológicas, relacionada a situações nas quais a existência de padrões de interconexão e interdependência entre as atividades do ponto de vista técnico (ou mercadológico) – setor elétrico Necessidade de aglutinação de competências Necessidade de equilibrar convenientemente uma cadeia de produção que comporta diferente estágios, cada um deles possuindo uma escala econômica particular

DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL Fatores condicionantes da eficiência econômica (redução de custos) Redução dos gastos com estoques, transporte de materiais, etc Ao expandir a empresa pode obter relevantes economias de escala e escopo Redução dos custos de transação (ativos específicos) Possibilidade de aumentar os níveis de segurança no aprovisionamento de insumos críticos

DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL Fatores condicionantes do processo competitivo Proteção contra a concorrência potencial de novos produtores (pode reforçar as barreiras a entrada) Preços de transferência Esta relacionado a estratégias de longo prazo da empresa

DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL A Integração vertical se diferencia da horizontal na medida em que torna a empresa mais sensível a instabilidade dos mercados que atua (imobiliza capital) A IH pode preparar e facilitar a integração vertical, assim como a IV amplia a base tecnológica da empresa, possibilitando uma diversificação horizontal posterior.

DIVERSIFICAÇÃO CONCENTRICA E CONGLOMERADO A diversificação concêntrica pode assumir diferentes formas de acordo com o grau de semelhança requeridas para operar de forma eficaz, as diversas unidades da empresa diversificada Diversificação em conglomerado envolve uma progressiva redução nos níveis de sinergia das atividades das empresa, ate atingir uma situação na qual essas inter-relações são tênues Fusões e aquisições

DIVERSIFICAÇÃO CONCENTRICA E CONGLOMERADO A diversificação horizontal tem um impacto direto sobre as barreiras a mobilidade (fortalece a posição competitiva dos produtores que atuam em mercados próximos) A diversificação vertical tem um impacto sobre as barreiras a entrada (impõe maior escala intra-empresa)

DIVERSIFICAÇÃO CONCENTRICA E CONGLOMERADO A diversificação horizontal tem um impacto direto sobre as barreiras a mobilidade (fortalece a posição competitiva dos produtores que atuam em mercados próximos) A diversificação vertical tem um impacto sobre as barreiras a entrada (impõe maior escala intra-empresa)

Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação Aceleração do ritmo de crescimento da empresa Mudança de direção Possibilita um reposicionamento competitivo da empresa Estimulada tanto devido a perspectiva de lucro declinante em virtude de problemas inerentes ao ciclo de vida do produto nos mercados onde a empresa já opera Reação a mudanças no ambiente econômico e institucional que podem ameaçar a posição competitiva da empresa.

Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação Aceleração do ritmo de crescimento da empresa Exploração de oportunidades atrativas Novos mercados que apresentam um potencial de expansão atrativo Esta associados a oportunidades tecnológicas e/ou mercadologicas promissoras Áreas de biotecnologia e novos materiais (nanotecnologia), e-business.

Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação Incremento da eficiência técnico-produtiva Eficiência na alocação de recursos Refere-se ao ganhos obtidos com uma utilização mais racional dos recursos possibilitada pela diversificação Aproveitamento do excesso de capacidade e a exploração de economias de escala e escopo Mercadológico – geração de co-produtos, a exploração de vínculos comerciais com outras empresas e a utilização de canais de distribuição e do prestigio conquistado no mercado.

Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação Incremento da eficiência técnico-produtiva Incremento de sinergias (4 tipos) Comercial – decorre da utilização comum de canais de distribuição e de RH de vendas Operacional – utilização mais intensa de instalações e pessoal (curvas de aprendizados comuns) Investimentos – uso conjunto de plantas, repartição de estoques e da transferência de P&D de um produto para outro Administração – experiência acumulada em problemas estratégicos, organizacionais e operacionais

Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação Estabilização e dinamização das vendas Redução do risco Relacionado ao comportamento da demanda ao longo do ciclo de negócios nas diversas atividades da empresa Operacional – utilização mais intensa de instalações e pessoal (curvas de aprendizados comuns) Investimentos – uso conjunto de plantas, repartição de estoques e da transferência de P&D de um produto para outro Administração – experiência acumulada em problemas estratégicos, organizacionais e operacionais

Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação Estabilização e dinamização das vendas Estabilização de ganhos Obtenção de menores flutuações quanto a rentabilidade do conjunto de atividades da empresa diversificada Diversificação para produtos de demanda estável (pouco cíclico) Diversificação para produtos com menor elasticidade preço

Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação Estabilização e dinamização das vendas Adaptação as necessidades de consumidores Aprofundamento dos laços das empresas com seus consumidores por meio da diversificação, através do lançamento de novos produtos explorando a similaridade dos mesmos em relação a área de comercialização da empresa Contato com consumidores auxilia na diversificação

Condicionantes internos do processo de diversificação Dimensões do nível de especialização A articulação das diversas atividades de uma empresa presente em diferentes mercados compreendo aspectos organizacionais da sua estrutura interna Base tecnológica e área de comercialização Existência de serviços produtivos ociosos

Condicionantes internos do processo de diversificação Principais pesquisadores E. Penrose (1959) Prahalad e Hamel (1990)

Condicionantes externos do processo de diversificação Tendência a retração, associado ao baixo dinamismo tecnológico da atividade, acirramento da competição, a reduzida elasticidade-renda Intensificação das flutuações cíclicas da demanda Crescimento relativamente lento em relação a expectativa da empresa