REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM Discussão: Profa. Dra. Simone Hage Dra. Paula Lauretti (ORL) Apresentação: Julia Tognozzi (4ºano)

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Transcrição da apresentação:

REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM Discussão: Profa. Dra. Simone Hage Dra. Paula Lauretti (ORL) Apresentação: Julia Tognozzi (4ºano) Fga. Bárbara Camilo Rosa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PERGUNTA: QUAL A RELAÇÃO ENTRE AUDIÇÃO E ATRASO DE LINGUAGEM? CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS.

INTRODUÇÃO A linguagem oral é importante para a internalização de condutas, atua também na constituição da memória, da imaginação e é ela que forma as bases para a memória. A linguagem oral tem uma função essencial no desenvolvimento da criança, ela é o principal meio de comunicação das crianças, é por meio dela que a criança amplia seu contato com o mundo de pessoas e objetos que a rodeiam. (CRUVINEL; LIMA; ALVES, 2013)

INTRODUÇÃO A linguagem desempenha um papel essencial na organização perceptual, na recepção e estruturação das informações, na aprendizagem e nas interações sociais do ser humano. (GATTO; TOCHETTO, 2007)

INTRODUÇÃO A audição constitui-se em um pré-requisito para aquisição e o desenvolvimento da linguagem. Audição e linguagem são funções correlacionadas e interdependentes. (GATTO; TOCHETTO, 2007)

Entretanto... podemos encontrar dificuldades neste percurso... (MOUSINHO et al, 2008)

Por que algumas crianças começam a falar as primeiras palavras entre o primeiro e o segundo ano de vida e outras demoram a falar? Por que algumas quando começam a falar, falam claramente e outras parecem falar outra língua? Existem transtornos que acometem a criança e causam atraso na aquisição e no desenvolvimento da linguagem. (MOUSINHO et al, 2008)

ATRASO DE LINGUAGEM É encontrado em crianças que apresentam defasagem no desenvolvimento de linguagem, essas crianças demoram a falar e parecem imaturas. Seu padrão de linguagem é compatível com crianças mais novas. (MOUSINHO et al, 2008)

CAUSAS Ambiente privado de estímuloPredisposição familiarAlta frequência de otite Fornecimento de modelos inadequados

ATRASO DE LINGUAGEM X PERDA AUDITIVA ATRASO DE LINGUAGEM PERDA AUDITIVA UNILATERAL OTITE MÉDIA

CASO CLÍNICO

ANAMNESE Anamnese NOME: F.A.J.T.C DATA DE NASCIMENTO: 20/02/2011 IDADE: 2 anos e 7 meses ESCOLARIDADE: Não frequentando ENCAMINHADO POR: Setor de Avaliação Audiológica da Clínica de Fonoaudiologia da USP/Bauru

ANAMNESE “Ele fala papai e mamãe, mas não consegue especificar as palavras e fala enrolado”. (sic. mãe) Queixa

ANAMNESE Comunicação em Geral Início da linguagem oral: 1 ano e meio Fala ininteligível (sic. Mãe) Não possui dificuldade de compreensão verbal (sic. Mãe) Em 2011: Perda auditiva unilateral na orelha esquerda

ANAMNESE Gestação sem intercorrências Caso de perda auditiva unilateral na família (pai, prima do pai) Antecedentes

ANAMNESE Até os 7 meses teve muitos quadros de gripe. Saúde Geral

AVALIAÇÃO PROC Comunicação intencional, produz poucas palavras em enunciados, sendo que se comunica mais por meio do jargão, compreende ordens. ADL Escore padrão da linguagem global indicou distúrbio leve de linguagem. Qualitativamente, pode-se observar que o paciente apresentou melhor desempenho na Linguagem Receptiva do que na Linguagem Expressiva. ELM Habilidade Auditiva Expressiva e Receptiva inferior a sua idade cronológica. Quanto à habilidade Visual, o instrumento avalia até os 18 meses, então não se pode afirmar que está compatível com sua idade devido à limitação do instrumento.

AVALIAÇÃO Avaliação do Desenvolvimento Geral O Comportamento Motor Grosseiro está compatível com a idade-chave O Comportamento Motor Delicado compatível com a idade chave de 24 meses, uma faixa antes para a sua idade cronológica que é de 30 meses. O mesmo ocorreu com o Comportamento Adaptativo. O Comportamento Pessoal- Social do paciente encontra-se para a faixa de 21 meses, mas vale ressaltar que o desempenho rebaixado em duas tabelas se deu em função da não realização de atividades relacionadas à comunicação. O Comportamento de Linguagem foi o mais defasado, encontrando-se numa idade equivalente para uma criança de 21 meses (1:9- 1:11) EDCGA indica diferença no desenvolvimento da linguagem em relação à idade cronológica, sendo que os outros campos estão preservados, não apontando defasagem global do desenvolvimento.

AVALIAÇÃO Não foram encontradas alterações na avaliação miofuncional. Não há queixas e não foram observadas alterações vocais. Voz e Aspectos Miofuncionais Orofaciais

AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA Audiometria Condicionada: limiares auditivos de 25 dB nas freqüências de 500 Hz e 4000 Hz Emissões otoacústicas por produto de distorção e transientes presentes. Presença das ondas I, III e V no exame (PEATE). Imitanciometria: Curva tipo C e ausência de reflexos OD Audiometria Condicionada: limiares auditivos ausentes nas freqüências de 500, 1000, 2000, 3000 e 4000 Hz Emissões otoacústicas por produto de distorção e transientes ausentes Ausência de todas ondas no exame PEATE Imitanciometria: Curva tipo B e ausência de reflexos OE

06/02/2013

22/10/2013

21/06/2015

HIPÓTESE DIAGNÓSTICA Atraso na Aquisição da Linguagem (com agravamento pela perda auditiva unilateral ), visto que os quadros de atrasos de linguagem são atribuídos a fatores não orgânicos, relacionados à não participação de uma interação promovedora do desenvolvimento da linguagem ou quando é impedida de usufruir disto de forma natural, como ocorre nos quadros de otites recorrentes, o qual o paciente apresenta histórico. Diante disto, indica-se intervenção fonoaudiológica, com prioridade: Interação comunicativa, expressão oral da linguagem, ampliação da funcionalidade da linguagem, assim como a estimulação de linguagem pela família. Paciente retornará para a Clínica de Audiologia Infantil desta instituição, para análise sobre a indicação de uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).

DISCUSSÃO E ai??

CONDUTA ORL Atual conduta: Tratamento medicamentoso (antibiótico) e acompanhamento

DISCUSSÃO COM A DRA. PAULA LAURETTI A conduta ORL pode variar nestes casos: medicamentosa, cirúrgica, AASI Há quem indique AASI no lado esquerdo No Brasil não se faz o IC nesses casos, mas em outros países sim Tratar o lado com o condutivo (medicamento ou tubo) e não amplificar o lado esquerdo O importante é ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA! Se não melhorar o quadro condutivo com medicamento, é importante considerar a colocação de TUBO DE VENTILAÇÃO.

CONDUTA FONOAUDIOLÓGICA Discussão com a Profa. Dra. Simone Hage