Abordagem Prática para Administrar as Mudanças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Advertisements

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.
Capítulo 14 Mudança e desenvolvimento organizacional
Teoria geral da administração Aula 11: TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO) prof. Diovani Milhorim.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Técnicas de Racionalização de Processos
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Estrutura Organizacional
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Gudrun Piper Schmidt – 16 OUT Apresentar elementos, considerações e conhecimento acerca de como as tecnologias organizacionais podem ser úteis para.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Abordagem tradicional de Estudos de Usuários Universidade Federal de Minas Gerais Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Março de 2012.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
Cultura Organizacional Capítulo 6
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
Psicologia aplicada ao trabalho
As pessoas desejam controle ou responsabilidade?
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO Heloísa Lück CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO 10 de.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Teoria da Burocracia.
WellingtonRobertoSchmidt
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Cultura Organizacional
Transcrição da apresentação:

Abordagem Prática para Administrar as Mudanças

O processo de mudança Descongelamento Mudança Recongelamento Velhas idéias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas Novas idéias e exercitadas e aprendidas incorporadas definitivamente ao comportamento Identificação Internalização Suporte Reforço Descongelamento Mudança Recongelamento

O campo de forças do processo de mudança Forças Positivas (apoio e suporte) Forças Negativas (oposição e resistência) Forças positivas à mudança são maiores do que as forças negativas Forças negativas à mudança forças positivas Velha Situação Tentativa de mudança bem-sucedida mal-sucedida Nova

As forças negativas e positivas do processo de mudança Impulsionadoras e Favoráveis Restritivas e Impeditivas Mudança Desejo de mudar Vontade de melhorar Novas idéias Criatividade Inovação Inconformismo Empreendedorismo Desejo de ficar Vontade de manter o status quo Velhas idéias Conservantismo Rotina Conformismo Burocratismo Passagem de um estado para outro + -

Os tipos de mudança organizacional Mudanças na Estrutura Organizacional Tecnologia Mudanças nos Produtos / Serviços Cultura Redesenho da organização. Mudança do formato do trabalho. Nova configuração do negócio. Novos equipamentos. Novos processos de trabalho. Redesenho do fluxo de trabalho. Novos produtos. Novos serviços. Desenvolvimento de produtos. Novos clientes. Novas atitudes, percepções, Expectativas. Nova mentalidade. Novas habilidades e competências. Novos resultados. Desempenho Melhorado

As técnicas de DO Técnicas de DO Intra-organizacional Intergrupal Intragrupal Interpessoal Intrapessoal Retroação de Dados Reuniões de Confrontação Consultoria de Processos Desenvolvimento de Equipes Análise Transacional Treinamento da Sensitividade

Características e objetivos de DO As características Focalização na organização como um todo. Orientação sistêmica. Agente de mudança. Solução de problemas. Aprendizagem experiencial. Processos de grupo e desenvolvimento de equipes. Retroação. Orientação contingencial. Desenvolvimento de equipes. Enfoque interativo. Criação de um senso de identidade. Desenvolvimento do espírito de equipe. Aprimoramento da percepção comum. e objetivos do DO

Valores Organizacionais Tópicos da Administração Tradicional Tópicos do Desenvolvimento Organizacional Avaliação negativa das pessoas Visão do homem como um ser definitivo Não aceitação das diferenças individuais Ênfase nos cargos e não nas pessoas Supressão da expressão de sentimentos Uso de máscara e representação Uso do status para manter poder e prestígio Desconfiança em relação às pessoas Fuga à aceitação de riscos Ênfase na competição entre as pessoas Visão das pessoas como seres humanos Visão do homem como um ser em crescimento Aceitação e utilização das diferenças individuais Visão do indivíduo como uma personalidade Possibilidade de expressão dos sentimentos Adoção do comportamento autêntico Uso do status para atingir objetivos organizacionais Confiança nas pessoas Desejo e aceitação de riscos Ênfase na colaboração entre as pessoas