GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Advertisements

Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Seridó Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Matemática - Licenciatura.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Projeto piloto – 6º ano de escolaridade MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO VAMOS CONVERSAR…
Trabalho de Literatura AC – Livro Paradidático Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo.
Desenho teórico da pesquisa
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Introdução a Pesquisa Científica
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
PDME | MAC | 2011 CULTURA DIGITAL Plano estratégico.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PERFIL ACADÊMICO DOS ALUNOS DO IF-USP* Fernando Augusto Silva, Maria Regina D. Kawamura Instituto de Física da Universidade de São Paulo Panorama Geral.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Trabalhando com produção textual
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Fundamentos da Administração
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Modelagem educativa: o ensino da física utilizando o LibreOffice Calc Argemiro M. Bastos Tales B. Marcello.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Pesquisa de Avaliação Autor: Skyup Informática. Atividade – Pesquisa de Avaliação O módulo de atividade pesquisa fornece uma série de instrumentos de.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
Base Nacional Comum- Primeiras impressões Katia Stocco Smole
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
Oficina Reações Químicas
Física F III - Unidade I 2 Física F III Conteúdo a ser aprendido Física F III Conteúdo a ser aprendido Física F III Conteúdo a ser ensinado Física F III.
Transcrição da apresentação:

GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRUNA AVILA JANINE DIOGO LISIANE LEMOS

GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA  Maria Alice Gravina  Instituto de Matemática da UFRGS  Artigo publicado nos Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p1-13, Belo Horizonte, Brasil, nov, 1996)

Introdução  Intrigados com o alto índice de reprovação dos alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, na disciplina de Geometria Euclidiana, fizeram com que estes fossem analisados.  Constataram que eles não atingiram no decorrer de seu ensino e aprendizagem, os níveis mentais superiores de dedução e rigor, apresentando pouca compreensão dos objetos geométricos, não conseguindo estruturar uma demonstração.

Geometria Dinâmica  Apresentam sessão de trabalhos realizados com os alunos onde, a partir da experimentação, o ensino de geometria se dá na forma de conjecturas feitas corrigidas e refinadas a partir do feedbak oferecido pelo ambiente.  O artigo se detém em duas questões: os processos de formação do conceito de objeto geométrico e de transição entre o experimental e o abstrato.  Softwares com recurso de desenho e movimento podem ser ferramentas ideais para a superação de dificuldades, por exemplo, Cabri-Geometre e Geoplan. Ensinando geometria através de uma exploração experimental viável em ambientes informatizados.

Teoria proposta por Fischbein (1993), onde o objeto geométrico é tratado como tendo duas componentes:  1) conceitual – através da linguagem escrita e falada, com maior ou menor grau de formalismo.  2) figural – imagem mental que associamos ao conceito, e no caso da geometria, tem característica de poder ser manipulada através de movimentos como translação, rotação etc.

Exemplo de item de resultado quantitativo, de questionário aplicado aos alunos ingressantes no curso em 1995 * Observa-se desequilíbrio entre componentes conceitual e figural do objeto geométrico. Pode ser trabalhado com 7º, 8º e 9º ano

Análise  Princípios de Geometria Dinâmica São ferramentas de construção: desenhos de objetos geométricos são feitos a partir das propriedades que o definem. Quando movimentados, garantes as relação geométricas atribuídas. Recurso didático importante, pois possuiu harmonia entre aspectos conceituais e conceituais.

No artigo, foi realizado o relato de atividades usando a geometria dinâmica através de observações qualitativas. Tratando problemas que o enunciado não há indicação de resposta, desencadeia um processo desafiador e interessante para o ensino e a aprendizagem. Nesta proposta o professor interagiu com os alunos, como questionador e mediador, procurando situá-los, sempre que necessário, mas os alunos que chegavam as conjecturas.

Conclusões  Os programas de geometria são ferramentas poderosas na superação de obstáculos referente a aprendizagem. Os alunos experimentam, criam estratégias, fazem conjecturas, argumentam e deduzem propriedades matemáticas.