Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto; Acadêmicas: Bianca Moraes Dantas; Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto; Larissa Cavalcante; Marília Araújo Costa; Michele Santana Coelho; Raiane Dias; Solange de Jesus Santos.
Plano de gestão “ A instituição da administração colegiada, ao requerer a participação de toda a comunidade escolar nas decisões do processo educativo, democratiza as relações que se desenvolvem na escola, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua ação administrativa pedagógica. Logo, se o colegiado é entendido como instância de análise e decisão de questões relativas ao processo educacional, torna-se evidente que ao mesmo compete as deliberações a respeito da proposta educativa a ser concretizada pela escola”. PRAIS (1992, p. 60).
Diagnósticos: Problema n°1: O colegiado escolar nunca participava do planejamento e não analisava o plano de aplicação específica para cada recurso financeiro locado à escola, observando os seus dispositivos legais pertinentes. Objetivo: Promover a participação do colegiado escolar na execução do planejamento financeiro da escola. Estratégias: 1- Realizar reuniões com o colegiado, relatando a situação financeira da escola. Articulando com os princípios do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 2- O colegiado deverá participar do planejamento financeiro da escola. 3- Fazer reuniões quinzenais para a discursão da aplicação dos recursos financeiros, atentando-se para as Leis educacionais. Meta: Fazer reuniões mensais para discutir o planejamento financeiro escolar.
Problema n°2: A escola nunca elabora um plano de ação orçamentário para a execução dos recursos recebidos de acordo com a proposta pedagógica. Objetivo: Elaborar um plano de ação orçamentário com a colaboração do colegiado escolar. Estratégias: 1- Fazer reuniões para a execução do plano de ação orçamentário. 2- Discutir com o colegiado escolar sobre quais serão as prioridades da Instituição mediante sues recursos. 3- Distribuir os recursos financeiros, analisando a proposta pedagógica da escola. Meta: Elaborar o plano orçamentário em dois meses.
Problema n°3: A escola nunca divulga a prestação de contas dos recursos financeiros executados. Objetivo: Promover reuniões para prestar contas dos gastos realizados pela escola e sua finalidade. Estratégias: 1- Organizar tabelas com o quadro financeiro da escola, destacando os valores recebidos, os valores gastos e se existe saldo positivo. 2- Reunir-se com o colegiado para a apreciação da tabela e resolução de eventuais dúvidas. 3- Construção de um novo plano de ação para a gestão de futuros recursos. Meta: Realizar duas reuniões por semestre para esclarecimentos sobre os gastos realizados na escola.
Avaliação Institucional: Afirmando sobre a importância da avaliação Institucional, Godotti (p.06) nos diz: “O objetivo da avaliação Institucional é sempre, de um lado, extremamente, a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição e, de, outro, internamente, a melhoria das relações sociais, humanas e interpessoais”. Fazendo um paralelo com o presente estudo, podemos dizer que a avaliação será feita através da identificação e observação sobre as ações da escola. Observando se a unidade esta executando os objetivos e metas estabelecidos; se esta promovendo reuniões periodicamente para esclarecimentos financeiros; e se a escola tem intensificado a participação da comunidade e do colegiado escolar.
A importância do colegiado escolar: LEI Nº 11. 043 (2008, p A importância do colegiado escolar: LEI Nº 11.043 (2008, p.01) que diz: “Art. 1º. O Colegiado Escolar é órgão que garante a gestão democrática do ensino público, através da participação da comunidade escolar e local, na concepção, execução, controle, acompanhamento e avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, no âmbito de cada unidade de educação básica do Sistema Estadual de Ensino.” Entendemos dessa forma a importância do colegiado escolar para o fortalecimento da Gestão democrática, pois a participação da comunidade na escola esta voltada para a construção da democracia nas escolas, onde antes eram administradas somente pela direção escolar.
Gestão Democrática: Na LDB, os princípios da educação estão voltados para um ensino democrático e inclusivo. Entretanto procuramos destacar alguns destes, buscando assim, uma melhor compreensão sobre a importância da Gestão democrática. Segundo a LDB (1996, p.9 ) no artigo 3° nos diz: “... III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; VIII – gestão democrática do ensino público na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX – garantia de padrão de qualidade; X – valorização da experiência extraescolar..”.
Conclusão: “A administração colegiada, ao se construir em processo de decisões, certamente possibilita recuperar o papel do diretor na liderança do processo educativo. Isso significa que, por ser a escola uma organização que possui um conjunto de funções hierárquicas, desempenhadas por diferentes agentes, que contribuem para a realização da função educativa, razão-se-da-escola, então ao diretor compete uma responsabilidade diferenciada”. Prais (1992, p. 85). Percebemos que uma escola só poderá construir educação, quando todos os que estão envolvidos, façam parte dessa construção.