MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 5 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.O que é marketing? Para quê ele serve? Como funciona? 2.O marketing é aplicável a qualquer empresa, independente de seus produtos, características e.
Advertisements

Mudança Organizacional.  Mudança organizacional e administração do estresse  Identificar as forças que atuam como estímulos à mudança e comparar as.
VALIDAR IDEIAS. Funil de ideias vivência do empreendedor observação do mercado gerar e selecionar ideias.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Professora Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Dra
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Criatividade e Inteligência Competitiva
Semana 001 ORGANIZAÇÃO E CRIATIVIDADE.
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
GESTÃO PARA UMA REUNIÃO EFICIENTE
COMEX EMPREENDEDORISMO
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Estruturas Discretas Prof. Marco Molinaro
NOTAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJECTO DE TRABALHO FINAL DE MESTRADO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Título do Projeto: Crie um título criativo que possa chamar a atenção dos avaliadores e resumir o projeto Integrantes: Integrante 01 Integrante 02 Integrante.
Estratégia Mercadológica
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Planejamento de Sistemas Complexos
Aprendizagem Organizacional
Measuring Eco-Innovation René Kemp
Gestão estratégica.
Brainstorm "Tempestade Cerebral"
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
International Fellowships Program = IFP Nova fase da n/vida Palavras-chave: Rigor Realismo Qualidade Espírito positivo Espírito crítico Inovação,
Moçambique Acção Multidireccionada – 27.Abril.2007
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
Identificar pareceres Perguntar e refletir
Desenvolvimento Organizacional
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Sessão de criatividade
FEA EAD 0626 Comportamento Organizacional 24 agosto de 2017
Coaching Organizacional na CMLisboa
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva
Pedro Pita Barros Universidade Nova de Lisboa
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Consultoria Referência RH
BRAINSTORMING. O que é Brainstorm? O significado literal de Brainstorm é “tempestade de ideias”, que remete a uma técnica de deixar fluir pensamentos.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS Promoção: Parceria: Consultoria Colaborativa
MBA em Gestão de Projetos
Números inteiros juliana
Aula 4.1.
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Professora Patricia Matsuda
Aula 5 – Ferramentas de Modelagem
Capítulo 4 Abordagem Integrativa.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
English Presentations
Diretrizes de um programa de prevenção
A Psicologia na Doença de Parkinson
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Módulo 2 Pensamento Científico na Gestão Educacional (3) 20h/a Cléa Mara Reis Félix
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Agenda I. O Programa Centelha II. Como inscrever uma ideia inovadora.
CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO
Transcrição da apresentação:

MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 5 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

A INOVAÇÃO OBRIGATORIAMENTE GERA DINHEIRO NOVO

"NÃO HÁ NADA QUE SEJA MAIOR EVIDÊNCIA DE INSANIDADE DO QUE FAZER A MESMA COISA DIA APÓS DIA E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES.” ALBERT EINSTEIN

ART FRYRUDOLF HELLBILL GATES MARTIN COOPER VEJA ESTES EXEMPLOS

Apple 1984

MIOPIA GERENCIAL

SE EXISTE PROCESSO, ENTÃO PODE SER APRENDIDO

E VOCE? QUAL O SEU DIFERENCIAL COMPETITIVO?

MSX 1984 SUPER NINTENDO 1990 NES 1992 ATARI 1977TELEJOGO 1971 ODDYSSEY 1975 MASTER SYSTEM 1986 INTELLIVISION 1980 KEN KUTARAGI

CONCEITOS SOBRE A INOVAÇÃO INOVAÇÃO O QUE É / NÃO É PRODUTO PROCESSO ORGANIZACIONAL TIPOS RADICAL INCREMENTAL IMPACTO CIENCIA & TECNOLOGIA MERCADO ORIGEMIMPORTÂNCIA P/ ORGANIZAÇÕES P/ PAÍSES PENSE RÁPIDO E LISTE DEZ ORGANIZAÇÕES OU PESSOAS INOVADORAS.

BLOQUEIOS À CRIATIVIDADE Obstáculos que nos impedem de perceber corretamente o problema ou conceber uma solução. Tipos de bloqueios: 1. Culturais. 2. Ambientais / organizacionais. 3. Intelectuais e de comunicação. 4. Emocionais. 5. Percepção.

CULTURAIS FALTA DE AUTO ESTIMA E VALORIZAÇÃO DO ESTRANGEIRO FALTA DE CONFIANÇA NAS AUTORIDADES PUBLICAS, NO GOVERNO E NAS EMPRESAS PUBLICAS LEI DE GERSON ESCASSO CONHECIMENTO DA SUA PROPRIA CULTURA GANHAR MAIS LUDIBRIANDO AS LEIS FALTA DE COMPROMISSO COM OS ACORDOS FIRMADOS

FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADEFERRAMENTAS APLICAÇÕES CONVENCIONAIS BRAINSTORM Gerar idéias. Versões grupal, individual e escrita. MAPA MENTAL Gerar idéias. Organizar conteúdos e relações. POSITIVO, NEGATIVO e INTERESSANTE – PNI Enriquecer idéias analisando e explorando cada um desses aspectos. FLORESCÊNCIA DE LÓTUS Estudo de cenários. De uma idéia central, gera-se “oito” novas idéias relacionadas, sucessivamente até... ANÁLISE FUNCIONAL Melhoria de produto (bens e serviços) e de processos existentes.

1) BRAINSTORMINGFASESOBJETIVOOrientação Definir o problema e esclarecer as regras da dinâmica. Preparação Reunir informações para abordar o problema de modo adequado. Aquecimento Testar a compreensão de como funciona a técnica aplicando-a a outro problema menos complexo. Geração de idéias Aplicar a técnica, respeitando as regras e gerando o máximo de idéias possíveis. Vale pegar carona! Incubação Deixar o subconsciente trabalhar as idéias geradas. Síntese Organizar em categorias as idéias geradas. Agora sim, vale o raciocínio lógico. Avaliação Aproveitar as idéias para abordar o problema / oportunidade original.

2) PNIPOSITIVOSNEGATIVOSINTERESSANTES Como os pontos fortes podem ser aprimorados ou usados como pontes para novas idéias. Como os pontos fracos podem ser neutralizados ou minimizados, a fim de aproveitar a idéia básica. Explorar o que está além da aceitação ou rejeição da idéia. Pontos para pesquisar mais. Não é simplesmente fazer uma listagem dos pontos positivos, negativos e interessantes, mas olhar cuidadosamente para cada um destes aspectos e explorar como a idéia pode ser enriquecida.

3) MAPA MENTAL CRIATIV IDADE PRÁTICA CONCEITOS TIPOS O QUE É / ÑÃO ÉCOMBINATÓRIA TRANSFORMADORA EXPLORATÓRIA FACILITA- DORES PROBLEMAS OPORTUNIDADES NECESSIDADES CONHECER TÉCNICAS ENTENDER PROC. CRIATIVO ESTÍMULOS AMB. PSICO. FAVORÁVEL RECURSOS BLOQUEIOS PESSOAL SOCIAL / CULTURAL ORGANIZACIONAL

N S 5) ANÁLISE FUNCIONAL INÍCIO Identifique suas partes constituintes Identifique a função das partes Continuam necessárias? Elimine funções desnecessárias Planeje a intervenção Possível melhorá-las ? Documente todas as conclusões dessa análise FIM Meça o desempenho N S Eleja um produto para análise Aprimore