Mudança Organizacional.  Mudança organizacional e administração do estresse  Identificar as forças que atuam como estímulos à mudança e comparar as.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compreendendo Equipes de Trabalho
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Mudança Organizacional
Prof. Pedro Xavier da PenhaAdministração Abordagem Comportamental TENDÊNCIAS EMPRESARIAIS E ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Confiabilidade Estrutural
Administração Financeira
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
PLANEJAMENTO DA INFORMAÇÃO Brunno Bomfim Hingridy Reis
COMEX EMPREENDEDORISMO
Ferramentas de análise e melhoria de processos
ADMINISTRAÇÃO Prof. Odivar Marcos Bonetti 1
Comportamento Organizacional
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Por que os organismos se comportam?
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem Organizacional
ADMINISTRAÇÃO Profª. Kelly Magalhães 1 1
1.
Aprendizagem do Século XXI
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
Comportamentos Organizacionais
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Gestão de Negócios aula 2
Professor Norival Carvalho Cunha
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Profa. Mestre Marta Ajej
PLANO DE AÇÃO.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Professor Norival Carvalho Cunha
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
CONFLITOS NO TRABALHO CONFLITO É UM PROCESSO QUE TEM INÍCIO QUANDO UMA DAS PARTES PERCEBE QUE A OUTRA PARTE AFETA, OU PODE AFETAR, NEGATIVAMENTE ALGUMA.
Gestão das Organizações
Conceitos de negociação
O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
1.
Sucesso Através do Trabalho em Equipe
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: O QUE AS EMPRESAS BUSCAM.
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Avaliação continuada.
Aula 4.1.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
CAPÍTULO 3 UMA ABORDAGEM HUMANA.
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
As Organizações Vistas como Culturas
EMPRESAS INOVADORAS Cobaias
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
PLANO DE CARREIRA Tristana Cezaretto.
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Transcrição da apresentação:

Mudança Organizacional

 Mudança organizacional e administração do estresse  Identificar as forças que atuam como estímulos à mudança e comparar as mudanças planejadas e as não planejadas.  Listar as fontes de resistência à mudança.  Comparar as quatro principais abordagens para administrar mudanças organizacionais.  Identificar duas maneiras de criar uma cultura de mudança.  Definir estresse e identificar suas principais fontes.  Identificar as consequências do estresse.  Comparar as abordagens individuais e as organizacionais para a administração do estresse.  Explicar as diferenças globais na mudança organizacional e no estresse no trabalho. Conteúdo da Seção

 Nada de maquiagem! Uma cirurgia plástica. Caso introdutório

Forças para mudança

Mudança planejada

 A resistência à mudança nem sempre aparece de maneira padronizada.  É mais fácil para os gestores enfrentar a resistência quando ela é aberta e imediata, como quando há protestos, diminuição do ritmo do trabalho ou ameaças de greve.  O maior desafio é administrar a resistência quando ela é implícita ou protelada. Os traços da resistência implícita são mais sutis — perda de lealdade à organização, perda de motivação para o trabalho, aumento dos erros e defeitos, aumento do absenteísmo por ‘questões de saúde’ — e, portanto, mais difíceis de identificar. Resistência à mudança

Fontes de resistência à mudança

Superando a resistência à mudança

 A política sugere que o ímpeto para a mudança vem provavelmente de forças exteriores aos agentes de mudança, de novos funcionários ou de gestores deslocados da estrutura central de poder.  Gestores que fizeram sua carreira toda dentro da organização e finalmente chegaram a uma posição de poder na hierarquia costumam ser um grande obstáculo à mudança.  Quando forçados a introduzir mudanças, esses poderosos de longa data tendem a implementar apenas as pequenas.  As mudanças radicais são muito ameaçadoras. As políticas da mudança

Abordagens para administrar a mudança organizacional Modelo de Lewin

 Plano de oito passos de Kotter Abordagens para administrar a mudança organizacional

 Série de intervenções de mudanças planejadas que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. Desenvolvimento organizacional

Técnicas ou intervenções do DO para a realização das mudanças

 Estimulando uma cultura de inovação  Inovação: uma nova ideia aplicada para desenvolver ou melhorar um produto, processo ou serviço.  Fontes de inovação  As variáveis estruturais são as mais estudadas fontes potenciais de inovação.  A experiência gerencial está associada à inovação.  A inovação é estimulada onde existe abundância de recursos.  A comunicação interna entre as unidades é grande nas organizações inovadoras. Criando uma cultura de mudança Campeões de ideias Indivíduos que assumem uma inovação e promovem uma ideia de forma ativa e entusiasta conseguem apoio, vencem as resistências e asseguram que a inovação seja implementada.

Criando uma organização que aprende

 Aprendizado de ciclo simples  Correção de erros usando as rotinas prévias e as políticas vigentes.  Aprendizado de ciclo duplo  Correção de erros pela modificação dos objetivos, políticas e rotinas padronizadas da organização.  Administração do aprendizado A organização que aprende

O estresse no trabalho e sua administração

Um modelo de estresse

Fontes potenciais de estresse

Consequências do estresse

Administrando o estresse

 Mudança organizacional  Nas culturas em que as pessoas acreditam poder dominar o ambiente, os indivíduos têm uma visão proativa da mudança.  As sociedades que pensam a longo prazo demonstram considerável paciência para esperar os resultados positivos de uma mudança.  A resistência à mudança é maior em certas culturas e essa resistência é influenciada pelo apego à tradição.  Em culturas com grande distância de poder, os esforços de mudança tendem a ser impostos de modo autocrático pela direção das empresas.  Quanto maior a aversão à incerteza nas sociedades, mais os campeões precisam agir de acordo com as normas e procedimentos para desenvolver as inovações. Implicações Globais

 Estresse  Pesquisas sugerem que as condições do trabalho que causam estresse apresentam algumas diferenças entres as culturas.  O estresse é igualmente ruim para os trabalhadores em todas as culturas.  Estresse pode ser reduzido ao se utilizar o apoio social como recurso. Implicações Globais

 Básica Robbins, S.; Judge, T.; Sobral, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Capítulo 18.