CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: CASCAVEL COLÉGIO ESTADUAL: Orlando Luiz Zamprônio. MUNICÍPIO: Santa Lúcia. PROFESSORA:
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
ENSINO RELIGIOSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS. NÚCLEO: GUARAPUAVA ESTABELECIMENTOS: COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA, MANOEL RIBAS E MOACYR J. SILVESTRI.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Clique aqui e saiba mais
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Base Nacional Comum Curricular
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Elenilton Vieira Godoy 2017
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Professor Douglas Pereira da Silva
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.
1.
Tema Números..
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
EDUCAÇÃO ESPECIAL PCNP – Gediane Tenório.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Matemática na Prática.
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas Líderes Religiosos Textos Sagrados

OBJETIVOS Conhecer alguns espaços sagrados da comunidade, lugares de peregrinação no Brasil e no mundo Identificar símbolos de algumas tradições religiosas, estabelecendo a relação entre seus significados Reconhecer a diversidade religiosa identificando as diferentes tradições religiosas Conhecer líderes de algumas tradições religiosas Conhecer textos sagrados, identificando-os como diferentes formas de registro dos ensinamentos das tradições religiosas ۞ ۞ ۞ ۞ ۞

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Piaget Vygotsky Ausubel Wallon Gardner Alcântara Behrens Teorias de Aprendizagem Aprendizagem colaborativa Prática Pedagógica Paradigmas Emergentes / Inovadores

Teoria das Inteligências Múltiplas Inteligência Existencial ou Espiritual Está relacionada com a ética, a religião, a humanidade e o valor da vida

(Kishimoto, 2003)

METODOLOGIA Turmas: 4º e 5º ano Tempo destinado: 4 aulas de 50 minutos Previsão: 4º bimestre / 3º trimestre Aprendizagem colaborativa: - grupos colaborativos - trabalho em equipe - grupos temáticos

RECURSOS DIDÁTICOS caixas de leite caixas de fósforos caixas de pasta de dente Material reciclável imagens e palavras impressas (de acordo com os conteúdos trabalhados) cola, tesoura e fita adesiva larga

DESENVOLVIMENTO 1ª aula Proposta de trabalho/Organização dos grupos temáticos/ Definição das funções de cada componente conforme as habilidades/Planejamento da atividade/Distribuição do material/Início da confecção dos jogos e suas regras   *O professor apresenta a proposta da atividade aos alunos - a confecção de jogos tais como: jogo da memória, dominó, entre outros jogos possíveis a partir dos temas/conteúdos já trabalhados. *O professor separa as equipes de trabalho procurando distribuir os alunos de diferentes níveis de aprendizagem

DESENVOLVIMENTO 2ª aula Confecção dos jogos nos grupos cooperativos / colaborativos *O professor nesta etapa coordena os grupos atendendo as possíveis dificuldades na elaboração dos jogos, mediando os conflitos e o processo de ensino e aprendizagem na interação entre os componentes de cada grupo.

DESENVOLVIMENTO 3ª aula Finalização da confecção dos jogos (Autoavaliação/Organização da apresentação) *Nesta etapa os alunos avaliam seus jogos na prática, revendo suas regras e se necessário reformulando as etapas. * Os alunos preparam e ensaiam suas apresentações

DESENVOLVIMENTO 4ª aula Apresentação dos jogos elaborados pelos grupos (Autoavaliação/Avaliação dos grupos/Avaliação final) * Os grupos apresentam seus jogos Cada integrante avalia sua aprendizagem A turma avalia cada grupo apresentado O professor realiza a avaliação final

AVALIAÇÃO Verificar durante a realização da atividade proposta se os alunos identificam e reconhecem os símbolos religiosos, os lugares sagrados, textos sagrados, líderes religiosos e as diferentes tradições religiosas. A avaliação acontece de forma contínua e processual

PROPOSTA PARA 1º E 2º ANO DINÂMICAS DINÂMICAS

Plano de Aula: Símbolos Religiosos

JOGO DE CLASSIFICAÇÃO DOS SÍMBOLOS

JOGO DOS ESPAÇOS SAGRADOS

JOGO DOS TEXTOS SAGRADOS

JOGO DOS LUGARES SAGRADOS

DOMINÓ DOS LÍDERES RELIGIOSOS

Outras possibilidades... Bingo Gincana de conteúdos Vídeos Música Literatura Dinâmicas de grupo Imagens

Se mostrará muito mais proveitoso ofertar uma variedade de abordagens e estratégias pedagógicas ao aluno, com múltiplas formas de apresentar informações (texto, imagens, vídeo, multimídia interativa, entre outras) e ferramentas para apoiar as mesmas, respeitando as várias inteligências e estilos de aprendizagem dos alunos. (GARDNER, 2000)

REFERÊNCIAS CURITIBA, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. Curitiba, 2006 CURITIBA, Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Volume 3 – Ensino Fundamental. 2006. KISHIMOTO, T. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003. PINHAIS, Secretaria Municipal de Educação de. Proposta Pedagógica Curricular. Ensino Fundamental Anos Iniciais, 2010. SANTOS, Resciel Gerson; BEHRENS, Marilda Aparecida. A aprendizagem colaborativa e as inteligências múltiplas. In: VI Congresso de Educação da PUCPR. Anais do VI Educere. Curitiba, 2006.