CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas Líderes Religiosos Textos Sagrados
OBJETIVOS Conhecer alguns espaços sagrados da comunidade, lugares de peregrinação no Brasil e no mundo Identificar símbolos de algumas tradições religiosas, estabelecendo a relação entre seus significados Reconhecer a diversidade religiosa identificando as diferentes tradições religiosas Conhecer líderes de algumas tradições religiosas Conhecer textos sagrados, identificando-os como diferentes formas de registro dos ensinamentos das tradições religiosas ۞ ۞ ۞ ۞ ۞
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Piaget Vygotsky Ausubel Wallon Gardner Alcântara Behrens Teorias de Aprendizagem Aprendizagem colaborativa Prática Pedagógica Paradigmas Emergentes / Inovadores
Teoria das Inteligências Múltiplas Inteligência Existencial ou Espiritual Está relacionada com a ética, a religião, a humanidade e o valor da vida
(Kishimoto, 2003)
METODOLOGIA Turmas: 4º e 5º ano Tempo destinado: 4 aulas de 50 minutos Previsão: 4º bimestre / 3º trimestre Aprendizagem colaborativa: - grupos colaborativos - trabalho em equipe - grupos temáticos
RECURSOS DIDÁTICOS caixas de leite caixas de fósforos caixas de pasta de dente Material reciclável imagens e palavras impressas (de acordo com os conteúdos trabalhados) cola, tesoura e fita adesiva larga
DESENVOLVIMENTO 1ª aula Proposta de trabalho/Organização dos grupos temáticos/ Definição das funções de cada componente conforme as habilidades/Planejamento da atividade/Distribuição do material/Início da confecção dos jogos e suas regras *O professor apresenta a proposta da atividade aos alunos - a confecção de jogos tais como: jogo da memória, dominó, entre outros jogos possíveis a partir dos temas/conteúdos já trabalhados. *O professor separa as equipes de trabalho procurando distribuir os alunos de diferentes níveis de aprendizagem
DESENVOLVIMENTO 2ª aula Confecção dos jogos nos grupos cooperativos / colaborativos *O professor nesta etapa coordena os grupos atendendo as possíveis dificuldades na elaboração dos jogos, mediando os conflitos e o processo de ensino e aprendizagem na interação entre os componentes de cada grupo.
DESENVOLVIMENTO 3ª aula Finalização da confecção dos jogos (Autoavaliação/Organização da apresentação) *Nesta etapa os alunos avaliam seus jogos na prática, revendo suas regras e se necessário reformulando as etapas. * Os alunos preparam e ensaiam suas apresentações
DESENVOLVIMENTO 4ª aula Apresentação dos jogos elaborados pelos grupos (Autoavaliação/Avaliação dos grupos/Avaliação final) * Os grupos apresentam seus jogos Cada integrante avalia sua aprendizagem A turma avalia cada grupo apresentado O professor realiza a avaliação final
AVALIAÇÃO Verificar durante a realização da atividade proposta se os alunos identificam e reconhecem os símbolos religiosos, os lugares sagrados, textos sagrados, líderes religiosos e as diferentes tradições religiosas. A avaliação acontece de forma contínua e processual
PROPOSTA PARA 1º E 2º ANO DINÂMICAS DINÂMICAS
Plano de Aula: Símbolos Religiosos
JOGO DE CLASSIFICAÇÃO DOS SÍMBOLOS
JOGO DOS ESPAÇOS SAGRADOS
JOGO DOS TEXTOS SAGRADOS
JOGO DOS LUGARES SAGRADOS
DOMINÓ DOS LÍDERES RELIGIOSOS
Outras possibilidades... Bingo Gincana de conteúdos Vídeos Música Literatura Dinâmicas de grupo Imagens
Se mostrará muito mais proveitoso ofertar uma variedade de abordagens e estratégias pedagógicas ao aluno, com múltiplas formas de apresentar informações (texto, imagens, vídeo, multimídia interativa, entre outras) e ferramentas para apoiar as mesmas, respeitando as várias inteligências e estilos de aprendizagem dos alunos. (GARDNER, 2000)
REFERÊNCIAS CURITIBA, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. Curitiba, 2006 CURITIBA, Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Volume 3 – Ensino Fundamental. 2006. KISHIMOTO, T. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003. PINHAIS, Secretaria Municipal de Educação de. Proposta Pedagógica Curricular. Ensino Fundamental Anos Iniciais, 2010. SANTOS, Resciel Gerson; BEHRENS, Marilda Aparecida. A aprendizagem colaborativa e as inteligências múltiplas. In: VI Congresso de Educação da PUCPR. Anais do VI Educere. Curitiba, 2006.