FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
FASE DE ESTUDO (Planejamento/Projeto de Pesquisa) FASE DE EXECUÇÃO Análise de Conteúdo/Coleta e Análise de Dados) FASE DO RELATÓRIO (Monografia, TCC, PCE)
Método Científico. 1. Método histórico; 2. Método experimental; 3. Método observacional; 4. Método comparativo; 5. Método estatístico; 6. Método clínico;
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Tipologias de Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.
Classificação dos Métodos de Ensino:
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Pesquisa Metodológica: um caminho a construir
Metodologia Científica
Os dez mandamentos da observação participante
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
O que é Pesquisa de Mercado?
Fundamentos das Ciências Sociais
1ª Mostra Integrada de Projetos Científicos Curso de Engenharia Civil
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Elaboração de um projeto de pesquisa
Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são:
Visão Geral dos Tipos de Pesquisa
AUDITORIA.
Abordagens Mistas e Triangulação
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Título do Projeto Nome do Aluno
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Métodos da pesquisa – coleta de dados
METODOLOGIA DA PESQUISA
PROFESSOR ORIENTADOR: xxxxx
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Aula 3
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
Prof. Gilberto de Andrade Martins
GÊNERO ENTREVISTA.
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos
Roteiro de Entrevista.
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.
O que é? Como fazer? Para que fazer?
Instrumentais utilizados pelo Serviço Social
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Destaques do texto sobre entrevista social
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
A PESQUISA QUALITATIVA
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
Entendendo o Método Científico
Planejamento Global de Eventos
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
Disciplina MAF1175 Estágio Supervisionado IV
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Pesquisa Científica
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Orientação Profissisonal Entrevista inicial
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA – USP
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
Transcrição da apresentação:

FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 Técnicas de Pesquisa

 “Após a definição do projeto [...] [ou seja,] [...] definidos tema, objeto, problema, tipo e campo de pesquisa, a etapa seguinte é a coleta de dados, que também deve ser planejada” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 102).

Significado  Técnica: “Maneira, jeito ou habilidade espacial de executar ou fazer algo. [...] [Ou seja,] recurso para viabilizar o método.” (SILVA, 2006, p. 33);

 “O uso da técnica, ou seja, ”o modo de fazer de forma mais hábil, segura e perfeita alguma atividade” (SILVA, 2006, p. 34) viabiliza a escolha do(s) método(s), levando-nos a “examinar de maneira mais ordenada as questões: Por que ocorre? Como ocorre? Onde ocorre? Quando ocorre? E o que ocorre?.” (SILVA, 2006, p. 34, grifo do autor).

Principais tipos de técnicas  Documentação;  Observação;  Entrevistas;  Questionário; e,  Formulário  Marconi e Lakatos (2010)

Documentação  É uma técnica de pesquisa que tantos serve para o levantamento de dados, inicialmente, como para a coleta de dados e processamento de informação durante a pesquisa.

Tipos de documentação  Documentação direta (pesquisa de campo e pesquisa de laboratório);  Documentação indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica).

Observação  “[...] quando utilizamos os sentidos na obtenção de dados de determinados aspectos da realidade.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 104).

Tipos de observação  Observação assistemática;  Observação sistemática;  Observação não participante;  Observação participante;  Observação individual;  Observação em equipe;  Observação na vida real; e,  Observação em laboratório

Segundo os meios utilizados  Observação assistemática (não estruturada) : “consiste em recolher e registrar os fatos da realidade sem que o pesquisador utilize meios técnicos especiais ou precise fazer perguntas diretas.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 175).  Observação sistemática (estruturada) : “realiza-se em condições controladas, para responder a propósitos preestabelecidos. [...] vários instrumentos podem ser utilizados [...]: quadros, anotações dispositivos mecânicos etc..” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 176).

Segundo a participação do observador  Observação não participante : “[...] o pesquisador toma contato com a comunidade, grupo ou realidade estruturada, mas sem integrar-se a ela: permanece de fora. Presencia o fato, mas não participa dele; não se deixa envolver pelas situações; faz mais o papel de expectador.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 176).  Observação participante : “consiste na participação real do pesquisador na comunidade ou grupo. [...] fica tão próximo quanto um membro do grupo que está estudando e participa das atividades normais deste.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 177).

Segundo o número de observações  Observação individual : “[...] é a técnica de observação realizada por um observador. Nesse caso, a personalidade dele se projeta sobre o observado. Fazendo algumas inferências ou distorções, pela limitada possibilidade de controles.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 177).  Observação em equipe : “A observação em equipe é mais aconselhável, pois o grupo pode observar a ocorrência por vários ângulos.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 177).

Segundo o lugar onde se realiza  Observação na vida real : “normalmente, as observações são feitas no ambiente real, registrando-se os dados à medida que forem ocorrendo, espontaneamente, sem a devida preparação.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 178).  Observação em laboratório : “[...] é aquela que tenta descobrir a ação e a conduta, que teve lugar em condições cuidadosamente dispostas e controladas.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 178).

Entrevista  “Trata-se [...] de uma conversação efetuada face a face, de maneira metódica; proporciona ao entrevistado, verbalmente, a informação necessária.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 178).  “É um procedimento utilizado na investigação social para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 179).

Tipos de entrevista  Padronizada ou Estruturada;  Despadronizada ou não estruturada;  A) Entrevista focalizada;  B) Entrevista clínica;  C) Não dirigida;  Painel.

Padronizada ou Estruturada  “É aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido; as perguntas feitas ao indivíduo são predeterminadas. Ela se realiza de acordo com um formulário elaborado e é efetuada de preferência com pessoas selecionadas de acordo com um plano.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

Despadronizada ou não estruturada  “O entrevistador tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. É uma forma de poder explorar mais amplamente uma questão. Em geral, as perguntas são abertas e podem ser respondidas dentro de uma conversação informal.” MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

Três modalidades  Entrevista focalizada;  Entrevista clínica; e,  Não dirigida.

Entrevista focalizada  “Há um roteiro de tópicos relativos ao problema que se vai estudar e o entrevistador tem a liberdade de fazer as perguntas que quiser: sonda razões e motivos, dá esclarecimentos, não obedecendo, a rigor, a uma estrutura informal.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

Entrevista clínica  “ Trata-se de estudar os motivos, os sentimentos, a conduta das pessoas. Para esse tipo de entrevista pode ser organizada uma série de perguntas específicas.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

Não dirigida  “Há liberdade total por parte do entrevistado, que poderá expressar suas opiniões e sentimentos. A função do entrevistador é de incentivo, levando o informante a falar sobre determinado assunto, sem, entretanto, forçá-lo a responder.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

Painel  “Consiste na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos. As perguntas devem ser formuladas de maneira diversa, para que o entrevistado não distorça as respostas com essas repetições.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

Questionário  “[...] É um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 184).

Classificação das perguntas  Perguntas abertas;  Perguntas fechadas ou dicotômicas;  Perguntas de múltipla escolha.

Formulário  “[...] é o nome geral usado para designar uma coleção de questões que são perguntadas e anotadas por um entrevistador numa situação face a face com outra pessoa.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 195).

REFERÊNCIAS  MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. – 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.