Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Profa. Therezinha Conde
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação.
Profa. Therezinha Conde
E os personagens dos grupos? UNIDADE IV Profª Jacqueline Moreira.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Didática das Ciências Experimentais
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Transposição Didática
Processo de produção de uma notícia
Currículo e planejamento
(Ministério da Educação e Cultura)
Avaliação da aprendizagem
Estágio IV.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus.
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
CFO III – Dragões de Ferro
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:
Tipos de estudos epidemiológicos
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
ANO 2 UNIDADE 1.
Profa Paula Moiana da Costa Universidade Positivo
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Revista em sala de aula Cecília Barchi Domingues Lidiane Modo Candido
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
O triângulo didático: o saber e suas relações
Tudo que aprendemos Juntos
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Apresentação – A praxis e a prática pedagógica
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Estrutura arquitectónica das salas de aulas
Metodologia Científica e Tecnológica
Reflexividade e formação de professores
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares

A QUEM COMPETE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES? 2

O QUE SÃO CONTEÚDOS ESCOLARES? 3

COMO DEVEM SER TRATADOS NO ESPAÇO DE SALA DE AULA VIRTUAL OU PRESENCIAL? 4

"Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem comportado [...] conteúdos que são retalhos da realidade [...]" são palavras de Paulo Freire, um dos maiores educadores do século XX. O que o autor quis dizer com a seguinte expressão: "conteúdos que são retalhos da realidade"? 5

Fragmentação e isolamento do conteúdo X conhecimento significativo: 6

A neutralidade dos conteúdos não existe. 7

Na visão de Moreira e Santos (1995), os conteúdos têm de ser vistos como algo a ser questionado, analisado e negociado e não divorciado do significado humano. “Os conteúdos devem ser selecionados e organizados de modo a fortalecer o poder e a autonomia de grupos que estejam submetidos a qualquer forma de exploração, opressão e discriminação” (MOREIRA; SANTOS, 1995, p. 63). 8

RELAÇÃO DO SUJEITO COM O CONHECIMENTO: EXEMPLO DE DESARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, DE CONHECIMENTO VAZIO E SEM SIGNIFICADO, ESTÉRIL, ISOLADO DO CONTEXTO E FRAGMENTADO. 9

Os conteúdos não devem ter características de terminalidade e devem servir como ponto de partida para novos conhecimentos. Entretanto, quando o professor respalda a prática no modelo tradicional de ensino, no modelo tecnicista, o conteúdo estudado tem caráter de terminalização, isto é, como se o assunto subsequente não tivesse nenhuma relação com o assunto anterior. Além disso, é trabalhado de forma fragmentada e isolada de um contexto. É muito comum nos depararmos com situações em que os alunos perguntam após receberem o resultado de uma prova: “professor, hoje vai ter matéria nova?” 10

Didática Profa. Therezinha Conde Atividade

Refletindo sobre a relevância dos conteúdos de ensino pesquisados nos livros didáticos. 12

Didática DSTs – Doenças sexualmente transmissíveis: Tipos de DSTs Características Formas de prevenção Formas de tratamento Profa. Therezinha Conde 13