O céu de estrelas foi a primeira tela a seduzir os olhos do homem e para ele que a humanidade lançava suas perguntas e projetava seu instinto de criar.

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Transcrição da apresentação:

O céu de estrelas foi a primeira tela a seduzir os olhos do homem e para ele que a humanidade lançava suas perguntas e projetava seu instinto de criar REDES.

No universo tudo está delicadamente conectado com tudo. Tudo é uma REDE. Você é uma rede de redes vivas que se conecta à rede do mundo pela interação com outras redes de redes vivas ou não.

A linguagem, em todas as suas formas de expressão, nos permite satisfazer a necessidade vital que temos de nos ligar. De nos encontrar.

A Internet é uma Rede. Para que estamos tecendo esta Rede?? Para transportar diversidade cultural ou para nos intoxicar de informações?

A Internet é uma Rede. Para que estamos tecendo esta Rede?? Para interligar ou para enredar? Para nos cercar ou nos acercar?

Para aumentar ou para romper a barreira de qualquer tipo de distância entre os homens?

Para limitar a individualidade da expressão ou para ampliar os limites da expressão da individualidade?

São infinitas as perguntas!! E as respostas contém o paradoxo do livre arbítrio. Cabe a cada um de nós encontrá- las!! Carlos Nader Artista Plástico

Certeza Tecnologias de Informação e Comunicação têm que estar na escola. Dúvidas Como Utilizar? Para Quê? Por Quê?

NOVAS TECNOLOGIAS (em um determinado tempo passaram a fazer parte do ambiente escolar). texto impresso som em fita magnética cinema televisão retroprojetor

Telefone, Rádio, Fax, Vídeo, Computador, Tecnologias de Informação e Comunicação

Quando surge a Inovação?

EXIGEM NOVAS SUSCITAM NOVAS IDÉIAS NOVOS OBJETIVOS A MUDANÇA IDÉIAS COMPETÊN CIAS

Bases teóricas: Idéias Centrais Idéias Centrais Conhecimento /construção Processo interativo Prática como suporte da reflexão

Interdisciplinaridade Cooperação/ Reflexão/tomada de Consciência Autonomia

PERFIL DO PROFESSOR... ● DESAFIADOR ● ORIENTADOR ● APRENDIZ ● ATUALIZADOR ● PESQUISADOR ● INOVADOR ● AUTÔNOMO ● INTERDISCIPLINAR

O ALUNO ● REFLETIR ● IMAGINAR ● INTUIR ● LEVANTAR HIPÓTESES ● COLETAR ● SELECIONAR

O ALUNO ● ORGANIZAR ● ANALISAR INFORMAÇÕES PARA TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE

● NOVAS FORMAS AUTÔNOMAS DE CRIAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS CIÊNCIAS, ARTES E TÉCNICAS ● SOLIDARIEDADE ● RECIPROCIDADE ● COOPERAÇÃO

USAR AS TICS PARA: Favorecer comunicação para construção de conhecimento. Garantir acesso à informação Aprender a respeitar as diferenças

Desenvolver autonomia individual e responsabilidade coletiva Desenvolver Projeto de Aprendizagem Desenvolver projetos cooperativos

Criar Redes de comunidades dinâmicas de aprendizagem

Beatriz Corso Magdalena Laboratório de Estudos Cognitivos/IP/UFRGS

hp gov.br/

Livro Integração das Tecnologias na Educação Gestão e Aplicação das Tecnologias na Educação html

MATERIAL REEDITADO Elis Regina Piffer Vendramin Assessora Pedagógica - NRE - CRTE – LONDRINA 19/08/2008