Elementos icônicos e linguísticos. mensagem publicitária A mensagem publicitária carrega em seu núcleo comunicativo informações implícitas e explicitas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Pós-Graduação: Metodologia do Ensino Superior Acadêmicas: Valléria,Leciane,Maria Amélia e Núbia MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO.
Advertisements

O que é alteridade? “Estado, qualidade daquilo que é outro, distinto (antônimo de Identidade)”
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Entreolhares na dimensão pedagógica Professora: Valéria R. Poubell.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Introdução à prática da
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
TÓPICOS ESPECIAIS EM FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E TEÓRICOS DE DIREITO
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
SABBAG,
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Revisão do Conceito de Marketing
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
- Introdução à Semiótica -
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Não se assustem, ou como ler um texto sem desistir
Pesquisa em Psicologia
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
O que é Sociologia? Texto o4 - GIDDENS
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Tecnologias de Informação e Comunicação

LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
Semiótica ou teoria dos signos
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
A FELICIDADE PARADOXAL
SABBAG,
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
FEBRACE FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier.
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
, operações, intervalos e desigualdades.
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Modernismo - vídeo Sentimento de nacionalidade Busca da identidade.
Psicologia Institucional
Artigo de opinião e editorial:
O uso da Língua: gênero slogan
Semiótica ou teoria dos signos
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Leitura dos Resultados EXEMPLO
COMUNICAÇÃO Parte 1.
FENOMENOLOGIA.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
DO DISCURSO ALHEIO EM TEXTOS ACADÊMICOS
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Semiótica ou teoria dos signos
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
Metodologia Científica e Tecnológica
Estrutura serviço de Estética
- Introdução à Semiótica -
- Introdução à Semiótica -
Orientações de estágio
Redação Prof. Renato Dering.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Elementos icônicos e linguísticos

mensagem publicitária A mensagem publicitária carrega em seu núcleo comunicativo informações implícitas e explicitas com o objetivo de não só persuadir, mas também, de propor um ato de compra. Podemos através da semiótica compreender os significados dispostos na mensagem visual e escrita.

Todo processo de publicidade implica em um ato semiótico da troca de mensagem que tem como meta o ato econômico de troca de mercadoria. Santaella & Noth (2010)

ao longo dos anos passou a ser atrelada a diversos conceitos, estudada por variadas áreas do saber e representada por um conjunto de símbolos e signos que acabam por construir variados imaginários de grupos sociais, etnias, gêneros, representações políticas e construções identitárias. A cultura

Quais são os exemplos de culturas?

Assim como a cultura, as identidades também são representadas por um mosaico simbólico que procura elencar os elementos que identificam os atores sociais e os territórios.

O mundo contemporâneo é extremamente influenciado pelas imagens, que agem sobre os estilos de vida e disseminam conhecimento pela facilidade de absorver informação através da visão. (JOLY, 2003; DONDIS, 1997)

Porque as imagens influenciam a vida das pessoas?

Essa influência, aliada ao fato de que as imagens podem ter sua bagagem própria de significados, coloca as imagens como uma ferramenta forte para comunicar as mais variadas mensagens.

2 A busca dos significados que estão inseridos na mensagem podem ser feitas através de análises da mensagem publicitária a partir dos signos icônicos e das conotações implícitas estabelecidas nas relações entre texto e imagem.

2 As imagens têm um papel descritivo que apresentam aspectos sociais, políticos e religiosos, que descrevem uma cultura.

Esse papel das imagens vai um pouco mais além, e, sim, pela capacidade que as imagens possuem de captar os significados e os valores que ordenam e atribuem sentido a essas formações sociais.

2 A compreensão das imagens tem ênfase na emoção, na capacidade de união através do sentimento, sendo mais emocional do que racional nessa tentativa de compreensão das imagens.

2 Este é o desafio das imagens publicitárias: atingirem a atenção das pessoas e construírem, no contexto histórico, as referências que permitam que elas sejam lidas e compreendidas em seu tempo.

2 Barthes chama atenção para o valor simbólico do ato de consumir. Segundo ele consumir, ou não, determinadas mercadorias insere o indivíduo numa classe social.

2 Em função disso - o desejo de ascensão social -, os indivíduos querem consumir aquilo que é consumido pelas classes sociais imediatamente acima da sua, pois, para eles, as mercadorias, independentemente do seu valor de uso, marcam essa possibilidade de emergência social.

2 A comunicação publicitária representa, então, o papel de mediadora entre um objeto do mundo e uma classe social.

2 Pode-se considerar a comunicação publicitária como uma atividade vinculada à comunicação que articula, numa dimensão estética, diferentes linguagens (imagéticas, verbais, etc.)

2 Roland Barthes utiliza a publicidade como corpo de estudo para identificar o sistema de conotação e denotação da imagem se baseando nas funções de ancoragem e revezamento do texto em relação a uma imagem e fomentando uma retórica da imagem.

2 Barthes realizou uma das primeiras análises de um anúncio publicitário superando as análises intuitivas da época. Trabalhando com anúncios em que coexistiam palavra e imagem, identificou três mensagens diferentes, a saber: (1)a mensagem lingüística, que remeteria a significados globais e exigiria uma identificação de valores culturais articulados à linguagem nos sentidos denotados e conotados; (1)a mensagem icônica simbólica (codificada), que corresponde às formações articuladas de determinados elementos da figura que produzem significação através da identificação cultural: é o sentido conotado;

2 (3) a mensagem icônica literal (não codificada), que apareceria como suporte da mensagem simbólica: é o sentido denotado da mensagem literal.

2 O Inventário Denotativo é composto por todos os elementos visuais que compõem a imagem. Conotativo são os níveis mais altos de significação através da relação entre os elementos de composição visual.

2 A ancoragem essa função se baseia na diferença entre a imagem e a linguagem verbal. As imagens são ambíguas ou polissêmicas, portanto funcionam como se estivessem à margem de qualquer sistema de pensamento ou de idéias.

2 Daí a necessidade de ancorá-las à realidade, o que contribui para interpretá-las. A ancoragem tem um valor ideológico de grande importância, porque opera como um forte controle sobre as possibilidades de interpretação, já que ela reproduz a ideologia do produtor da mensagem (emissor).

Plano do Conteúdo e Plano da Expressão Escrever um anúncio publicitário é produzir tecnicamente um texto capaz de provocar mudança de opiniões e de sentimentos nos leitores e persuadí-los a assumir comportamentos novos em relação a determinado produto ou serviço.

Plano do Conteúdo e Plano da Expressão Texto é constituído em dois planos: O plano do conteúdo: é o relato de fatos que demonstram a ideia central ou tema. O conteúdo é formado por elementos que se referem as características objetivas e reais do produto, objeto do anúncio, seus valores racionais e concretos. O plano da expressão é a forma, ou texto significante. A expressão é o texto perceptível revelador de uma realidade que utiliza os signos linguísticos como instrumental (sons ou fonemas, das palavras, das frases)

Quais são os elementos linguísticos e icônicos dos dois anúncios a seguir e quais seus significados?