CAPÍTULO 7 DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPÍTULO 7 INOVAÇÃO NO PROCESSO.
Advertisements

Engenharia Concorrente
DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
VALIDAR IDEIAS. Funil de ideias vivência do empreendedor observação do mercado gerar e selecionar ideias.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
BEST Porto Apresentação Recrutamento 2011/12. Agenda BEST – O que é? – Identidade e Serviços – Estrutura Interna BEST Porto – Estrutura Interna – Em 2011.
CAPÍTULO 3 INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA A EMPRESA COMO ESPAÇO DE PROCESSAMENTO DE SABERES.
Estratégias de Diferenciação. Ser diferente é ser inteligente : A empresa diferencia-se da concorrência quando oferece qualquer coisa única que é valorizada.
PLANO DE MARKETING O Seu Nome. Resumo de Mercado  Mercado: Passado, presente e futuro  Rever as alterações na quota de mercado, liderança, participantes,
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio.
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Engenharia de Software Definição: Estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja.
Estratégias corporativas:
1º Semestre ª Aula Professor A. Yu
Estratégia de Rede de Suprimentos
Sistemas de Informação Capítulo 1
ENP – Engenharia do Produto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Administração Estratégica
Prof. José Paulo Hernandes
Desenvolver um produto certo?
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
12/04/2018 Plano de marketing Nome.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia
Gestão estratégica.
A Globalização dos Mercados e Competição
Estratégia em Corporações Multinacionais
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Projecto E-learningUP|
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Avaliação de Projeto de Inovação
Criar vantagem competitiva sustentada
Como Apresentar a Ideia de Negócio?
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Estratégia no Nível de Negócios
Plano de marketing do [nome do produto]
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Vender um Produto ou Serviço
VUCA and Transient Advantage
Estratégia Internacional
Como se destacar o seu negócio
Empreendedorismo.
Evidências da Capacidade de Absorção na Indústria Brasileira
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Capítulo 6: Fontes de Inovação na Empresa Parte a – Formas de acesso a inovações Gestão da Inovação Paulo Tigre.
Administração de Produção - Produto (cortesia de &
AS FUNÇÕES DA PROFISSÃO CONTABILIDADE
Pedro Vale Nelson Rodrigues Ricardo Veloso
II CONEXSUL II Congresso de Executivos das Associações Empresariais do Extremo Sul Qualidade de processos e serviços requer... Carlos Cyrne.
A ambidextria organizacional em contexto de PME:
Gestão do Ciclo de Vida com foco em sistemas complexos
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Marketing Internacional
MAIS CONCEITOS BLOG PONTUALIDADE.
Análise de Demandas Regionais
Blockchain e os desafios da inovação aberta e multidisciplinar
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 7 DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS

7.1. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS: PORQUÊ?

7.2. A GESTÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Fonte: Wheelwright & Clark (1994)

ABORDAGENS ‘STAGE-GATE’

Planeamento O modelo do processo de desenvolvimento de produto Desenvolver o conceito Desenvolver o conceito Projecto ao nível do sistema Projecto ao nível do sistema Projecto detalhado Projecto detalhado Testes e modificações Testes e modificações Lançamento em produção Ramp-Up Lançamento em produção Ramp-Up Karl T.Ulrich e Steven D. Epinger (2000) Product Design and Development, second edition Irwin McGraw-Hill

O processo de desenvolvimento do conceito Análise de viabilidade económica Benchmark com produtos concorrentes Construir e testar modelos e protótipos Identificar Necessidades Do cliente Especificações alvo Gerar Conceitos produto Selectionar Conceitos De produto Especificações finais Plano De Desenvol. Texto de missão Testar Conceitos De produto Karl T.Ulrich e Steven D. Epinger (2000) Product Design and Development, second edition Irwin McGraw-Hill

Fonte: Cooper (1987)

UMA PERSPECTIVA MAIS COMPLEXA: A COMBINAÇÃO DE MÚLTIPLOS FACTORES

Clientes Chave Mercado Learning-By-using engineering Contribuição Marketing Learning By Failure Gestão Learning-By- Doing Produção Learning by Interacting Fonte: Maidique & Zirger (1985), Adaptado

7.3. SUCESSO E INSUCESSO NO DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Fonte: Revisão da literatura

FACTORES DE INSUCESSO NO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS A ‘ÚLTIMA MARAVILHA DA TÉCNICA’ QUE NINGUÉM QUER “APUNHALADO PELAS COSTAS” A RASTEIRA DAS FALHAS TÉCNICAS “O BMW EM VEZ DO FIAT”

7.4. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS PROJECTOS

Fonte: Shenhar et allii (2001)

ELEMENTOS BÁSICOS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS (SEGUNDO TAKEUCHI & NONAKA, 1986) Gerar Factores de Instabilidade (“A necessidade aguça o engenho”) Equipas de Projecto Auto-Organizadas Autonomia – Auto-transcendência – Fertilização cruzada Fases de Desenvolvimento Sobrepostas Aprendizagem Múltipla Controlo Subtil Transferência da Aprendizagem

MANUFACTURING VISION GROUP CHAPARRAL STEEL DIGITAL EASTMAN KODAK FORD HEWLETT-PACKARD HARVARD M.I.T. PURDUE STANFORD Fonte: Harvard Business Review, Sept-Oct. 1994

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS PROJECTOS BEM SUCEDIDOS 1)Assentam nas Capacidades Nucleares da Empresa 2)Existência de uma Perspectiva Clara do Futuro – de uma “Visão Orientadora” 3)Organização e Liderança 4)Existência de Empenhamento por parte dos Membros da Equipa 5)Procura de Melhorias 6)Recursos a Modelos, Protótipos e Simulações em Computador 7)Integração, entre todas as Unidades e Divisões Funcionais Envolvidas no Projecto Fonte: Bowen et allii (1994)

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS NAS PME PORTUGUESAS oOS PERÍODOS DE CRISE ESTIMULAM A INOVAÇÃO oOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VARIAM CONSOANTE A INDÚSTRIA E O POSICIONAMENTO COMPETITIVO DAS EMPRESAS oO RITMO DE LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS É INLUENCIADO PELA ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA Fonte: Simões (1997)