EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC – 23.06.16

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Advertisements

“Proposta de atividade, esboço inicial”
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Organização e desenvolvimento do HTPC
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
EMEB VEREADOR JÓSE AVILEZ H.T.P.C – 11/02/2016
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ 14/04/2016.
Silvana Aparecida Derobio ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ.
RELATÓRIO SOBRE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFETUADAS NO ENSINO MÉDIO Disciplina: Língua Portuguesa Série: 2A Tema: Situações de aprendizagem do 3º bimestre.
E.E. Idoroti de Souza Alvarez Patricie Veraldi Telma Ap da Silva Cardoso Flavio Franzin Jose Dinaldo Bezerra E.E Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ. H.T.P.C EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC – Silvana Aparecida Derobio Fone:
GRUPO DE ESTUDOS ENTRE ORIENTADORAS PEDAGÓGICAS, DIRETORES(AS) E COORDENADORAS PEDAGÓGICAS EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ Silvana Aparecida Derobio Silvana2016avilez.gmail.com.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
Letramento em EJA. Surgimento Surgimento No livro de Mary Kato: No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, de Vivemos séculos sem precisar.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
Projeto TRILHAS de Leitura
Prof. Esp. Flávio Euripedes de Oliveira
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Curso - Avaliação e Aprendizagem
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1.
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ
Atividades e sugestões de leitura da
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Reescrita de fábula e produção de autoria
A perspectiva de trabalho com projetos didáticos
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
Programação Formação Continuada 2016
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da consciência fonológica
"Iniciação à Leitura e à Escrita"
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Informações importantes
Professora Responsável: Prof.ª M.ª MARIA INÊS MIQUELETO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
A linguagem escrita e o direito à Educação Infantil na primeira infância – Mônica Correia Baptista Como sujeitos que aspiram a novos conhecimentos, as.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Reunião de Equipa BEMC/BE POUSA 18 de outubro 2017 Glória Sousa.
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da consciência fonológica Izabel Cristina Barbosa 1.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Revista em sala de aula Cecília Barchi Domingues Lidiane Modo Candido
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
XXVII Seminário de Iniciação Científica da Ufac
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Práticas Essenciais na Alfabetização
Transcrição da apresentação:

EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –

PAUTA  Leitura compartilhada: “Receita de alfabetização” – (Adaptado de CARVALHO, Marlene. Alfabetização sem Receita e Receita de Alfabetização.)  Vídeo: “Alfabetização e contextos letrados” Letra e vida  Leitura da Ata do encontro anterior  Avisos  Psicogênese da Língua escrita  Proposta em subgrupos – Socialização  Tarefa: M1U3T5 – LETRA E VIDA  “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” Telma Weisz

LEITURA DA ATA LEITURA DA ATA DO ENCONTRO ANTERIOR

AVISOS  Prazo de entrega da análise qualitativa: até 30/06 e será discutida com a OP e posteriormente com a chefia.  Dados quantitativos devem ser lançados no Sistema Provinha Brasil até 31/07/16;  Entrega do Plano de ação; Entrega do Plano de ação;  Entrega dos uniformes e materiais (semana que vem)  Saída do período/ 5 minutos antes;  Recreio;  Seminário ;  Plataforma – Aprender livre;

VÍDEO “Alfabetização e contextos letrados” Letra e vida

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética Andréa Galvão, Marília de Lucena Coutin Tânia Maria Rios Leite e Roseane Pereira da Silva Artur Gomes de Morais Eliana Borges Correia de Albuquerque Telma Ferraz Leal (orgs.) GRUPO 1GRUPO 2GRUPO 3 GRAZIANEFABIANAALINE AGNELLOTHAISESELMA NORMACARINACRIS GOMES ANA PAULA Ler o texto  analisar as hipóteses de escritas das crianças.  apontar os saberes deles; pensar um pouco sobre como as crianças pensam;  o que eles precisam aprender?  quais agrupamentos posso fazer?  Utilizar cartaz e ou outro material para socializar.

HTPC – PAUTA  Palestra com a UBS  Leitura do texto: “Receita de alfabetização” Adaptado de CARVALHO, Marlene.  Leitura do encontro anterior (ATA) Alexandra  Término da proposta e socialização.  Avisos

 Leitura: “Receita de alfabetização”  Leitura da ata Leitura  Alexandra

HTPC – Continuação...  Texto: AlfabetizaçãoAlfabetização

SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS

AVISOS  Aposentadoria da Mara  Plano de ação  Agenda do aluno (Procurar E.G)  Recesso escolar;  REUNIÃO PEDAGÓGICA: PATRÍCIA PAPP- 23/07/16 “Do jogo de programação à programação de jogos no Scratch o trabalho com linguagens de programação no Ensino Fundamental.  Seminário – Setembro Inscrições até 07/07/16 – Dia 21/09 – CENFORPE (MANHÃ E TARDE) Dia 22/09 – CENFORPE ( Socialização de práticas) Dia 23/09 - ATIVIDADE CULTURAL

TAREFA  TAREFA: M1U3T5 – LETRA E VIDA  “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” Telma Weisz Ler o texto no ambiente “AVA”, comentar o texto no fórum e contar um pouco sobre suas experiências no que se refere ao texto.

BOA NOITE!!!!!!!