GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES.
Advertisements

Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Rádio Faced Web Sugestões para a nova programação.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Matriz de Referência e Escala de proficiência
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESCOLA BÁSICA OLIVAL BASTO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Introdução Resultados Objetivo Metodologia Conclusão
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Leitura na escola e na comunidade
Estágio IV.
Relatório de Autoavaliação Institucional
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
I Encontro de Licenciaturas da
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Coordenação Adjunta de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Ensino Região São Vicente
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
O ENSINO DE LIBRAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA UNIDADE VIRTUAL DE CURSOS A DISTÂNCIA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO.
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
Coordenação Noeli Salete Tavares Reback
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
Projeto: Badminton na UFS
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
2018 VAMOS RECORDAR!!.
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS PROJETO DIREITOS HUMANOS VAI À ESCOLA Superintendente Ana Lúcia Américo Antônio

O QUE É? O Projeto Direitos Humanos vai à Escola traz como concepção básica as oficinas de aprendizagem que são uma nova metodologia de ensino, no qual o técnico é um facilitador, orientador e mediador do processo de aprendizagem, estimulando em sala de aula a vivência de situações semelhantes àquelas que os estudantes vão encontrar na vida real e no mercado de trabalho, por meio de desafios de aprendizagem, construindo coletivamente entre os técnicos.

OBJETIVO GERAL O objetivo do referido projeto é, garantir o acesso de alunos da rede Estadual de Ensino informações e orientações, voltadas para a Educação em Direitos Humanos, independente de gênero, idade, condição social, raça ou credo, preservando a integralidade do ser humano

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Despertar nos alunos a tomada de consciência para a defesa dos seus direitos e o respeito aos direitos humanos de todos os grupos sociais e do ser humano na sua integralidade; Sensibilizar para o bem-estar social do indivíduo na sociedade; Atuar na prevenção do uso abusivo de substâncias psicoativas, preservando a dignidade nas relações sociais; Informar e divulgar, junto à coordenação escolar, as instituições de defesa de direitos.

COMO COMEÇOU? No começo do segundo semestre no ano de 2015, a Superintendência da Política de Direitos Humanos, por meio da elaboração do projeto realizada por seus técnicos, propôs a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul a implantação do projeto “Direitos Humanos vai à escola”, que teve inicio em julho de Mediante a elaboração de material próprio, acordo de agenda e reuniões com o corpo docente da escola, os técnicos se fizeram presentes por 6 meses, nos dois períodos, nas escolas autorizadas e indicadas pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo assim, realizado um trabalho diário e integral, pelos técnicos da Superintendência da Politica de Direitos Humanos dispondo planejamento e execução da proposta em sala de aula.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS – MELHORES PRÁTICAS Foram realizadas ao longo de Seis meses 8 oficinas, com o mesmo público, tendo como temas : -> Direitos Humanos -> Violência Doméstica, Psicológica, Patrimonial e Escolar -> Bullying -> Preconceito social -> Drogas -> Direito digital -> Namoro e Sexualidade -> Diversidade e Gênero.

RELAÇÃO DE ALUNOS DE CADA ESCOLA E O TOTAL DE ALUNOS ALCANÇADOS NAS OFICINAS

As oficinas são avaliadas continuamente pelos alunos mediante o preenchimento de uma ficha avaliativa entregue ao final de cada oficina. A partir das críticas e sugestões a equipe técnica reformula seu planejamento e material para atender a demanda da instituição. Sendo analisada a qualidade da oficina pelos termos : Ótimo, Bom ou Regular.

Nas 3 escolas trabalhadas em um semestre, foram atingidas as seguintes classificações:

CRÍTICAS E SUGESTÕES “ Gostaria que tivesse mais tempo de oficina” E. E. Thereza Noronha, 1º ano B. “ Ótimo, pela primeira vez tivemos um bom convívio entre alunos e professor”, E. E Aracy Eudociak, 9º A. “ O tempo foi bem esclarecido, minha sugestão é ter mais material de apoio a abranger o assunto com um período maior para a palestra”. E.E. Manoel Bonifácio, 2º B

O projeto Direitos Humanos continua vigente atendendo mais 5 escolas da rede estadual de ensino. Iniciando suas atividades com estas escolas, no mês de abril de 2016 com término previsto para outubro do referido ano, assim elencadas: Escola José Maria Hugo Rodrigues - tendo 190 alunos. Escola Orcírio Thiago - tendo 126 alunos. Escola Amélio Carvalho Baís - tendo 120 alunos. Escola Arthur de Vasconcelos - tendo 76 alunos. Escola Dolor Ferreira de Andrade - tendo 137 alunos. TOTALIZANDO: 649 alunos.

MUITO OBRIGADO! “... Há de se cuidar dos brotos para que a vida nos dê flores e frutos”. Milton Nascimento