Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Advertisements

Professora: Janine Fernandes
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
O PODER DA COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS BÁSICAS DE MARKETING PESSOAL Fga.Dra. Tamara Suzart Drumont Machado Especialista em Voz. Cirurgia de cabeça e pescoço.
Paulo Martins "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento.
Noção de Comunicação Professora Ellen Ikeda Disciplina: Comunicação e Expressão.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Comunicação
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
Liga de Debates – UFABC 1º Quad/2016 Coordenadores: Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues (PG-CHS) Doutorando Thiago Mattioli (PG-CHS)
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Criatividade e Inteligência Competitiva
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Meios de Comunicação em massa.
Programação II Introdução.
Bíblia na Catequese.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof
Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje
Prof. Arthur Albertin.
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Comunicação.
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Expressão Verbal.
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Professora Ellen Ikeda Disciplina: Comunicação e Expressão
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
GÊNERO ENTREVISTA.
Como fazer uma citação
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
COMUNICAÇÃO RURAL 2 COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém. Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências.
Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva
Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França
Ferramentas de comunicação
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
“O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.” Peter Drucker.
Comunicação nas Organizações
Assessoria de Imprensa História
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação e expressão
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Funções da Linguagem Profª Suzete
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
A COMUNICAÇÃO.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
Comunicação Empresarial
Habilidades de Comunicação
COMUNICAÇÃO Parte 1.
Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO FOLHETO.
O que é Comunicação?.
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
I – inTrodução à linguística:
Aspectos de coesão textual
Texto argumentativo: artigo de opinião
Comunicação.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
PROMOÇÃO DE VENDAS. O marketing contemporâneo exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. Toda empresa tem.
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Template para elaboração do pôster
Transcrição da apresentação:

Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures

Introdução  Realizámos este trabalho, no âmbito da disciplina de Técnicas de Secretariado, no módulo 10, cujo o tema é a Comunicação e informação.  Onde iremos falar sobre:  Conceito de Comunicação  Diferença entre Comunicação e Informação  Importância da Comunicação numa organização  Tipos de Comunicação  Instrumentos e processos da Comunicação Escola Secundária José Afonso, Loures

Conceito de Comunicação  Comunicação, é uma palavra derivada do termo latino “Communicare”, que significa partilhar, participar algo e tornar comum. Escola Secundária José Afonso, Loures

Diferença de Comunicação e Informação  Enquanto que Informação diz respeito aos atos de transmitir uma notícia, de dar instruções, oferecer um ensinamento ou um determinado tipo de conhecimento, uma opinião sobre o procedimento de alguém, um parecer técnico.  A comunicação, por sua vez implica uma relação. Nela também está contida a informação inserida na mensagem que o receptor quer transmitir ao destinatário ou público alvo, mas com uma amplitude maior. Escola Secundária José Afonso, Loures

Importância da Comunicação numa organização  Através da comunicação, uma pessoa pode conseguir com maior facilidade o que deseja, dentro ou fora de uma empresa, se a mesma conhecer as ferramentas nela existentes, e souber como utilizá-las, melhor. Escola Secundária José Afonso, Loures

Importância da Comunicação numa organização  Comunicação Interna  Conceito: A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. Escola Secundária José Afonso, Loures É importante porque…. I.Os empregados são uma parte integrante da empresa e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos na sua missão e negócio desta. II. Os empregados são os melhores porta-vozes da organização em que se trabalha

Importância da Comunicação numa organização  Comunicação Externa  Conceito: A comunicação externa é responsável pela elaboração e execução de ações com outras empresas, ações socioculturais e relações governamentais. Escola Secundária José Afonso, Loures Tem como objetivo I. Facilitar a cooperação e colaboração com outras organizações interessadas II. Apresentar uma imagem favorável para a sociedade em geral

Tipos de Comunicação  Comunicação Verbal É a comunicação em que a mensagem é constituída pela palavra. Esta pode ser: → Oral (Ex: Ordens, pedidos, conversas) → Escrita (Ex: Cartas, bilhetes, cartazes, jornais, folhetos) Escola Secundária José Afonso, Loures

Tipos de Comunicação  Comunicação não verbal É a comunicação que não é feita com sinais verbais, nem com a fala ou a escrita. Esta pode ser através de: → Mimica (Linguagem gestual) → Postura → Aparência → Expressão facial Escola Secundária José Afonso, Loures

Instrumentos da Comunicação  Comunicação Oral → Face-a-face: é o meio de comunicação mais rico, pois permite uma grande variedade de insinuações-tom vocal, visual, movimentos corporais, linguagem e cheiro. → Telefone: é o maior substituto da comunicação face-a-face. É o menos rico, porque não transmite informação visual. Escola Secundária José Afonso, Loures

Instrumentos da Comunicação Comunicação Escrita → Livros → Cartazes → Jornais → Diários → Revistas Escola Secundária José Afonso, Loures

Processo de Comunicação  O processo de comunicação é a forma como partilhamos a informação, as ideias e as atitudes. Este processo pode ser mais ou menos interactivo e pode ocorrer de formas variáveis.  Indepententemente dessa multiplicidade, todas as formas de comunicação envolvem pelo menos dois individuos ou duas entidades: a que envia a mensagem e a que recebe. Escola Secundária José Afonso, Loures

Processo de Comunicação Escola Secundária José Afonso, Loures

Processo de Comunicação Escola Secundária José Afonso, Loures  Comunicação Unilateral  Comunicação Bilateral

Escola Secundária José Afonso, Loures