O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.

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O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente ELIETE SANTIAGO UFPE/Centro de Educação Cátedra Paulo Freire/UFPE

REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DISCENTE O QUE SIGNIFICA? O QUE RESULTA DESSAS REFLEXÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS?

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: críticas e proposições Fragmentação do conhecimento; Isolamento da prática docente; Ênfase na perspectiva técnica; Repetição da prática docente criticada.POLÍTICAS FORMAÇÃO FUNDADA EM BASES SÓLIDAS EIXO ESTRUTURADOR DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

BASES DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Legal Teórica Epistemológica

PRINCÍPIOS BÁSICOS Centralidade na formação profissional e na formação profissional; Processo de investigação pedagógica; Aproximação entre os espaços de formação e de exercício profissional

CENTRALIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE Introduz o professor/a em formação na temática educação e trabalho como campo profissional, categoria teórica e exercício de uma profissão.

ESTÁGIO COMO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA Afirma a indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa fomentando a formação profissional pautada nos processos de construção do conhecimento e análise dos problemas da profissão e da atuação.

APROXIMAÇÃO ENTRE OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL análise institucional práticas pedagógicas formação inicial e continuada A referência teórica são os Saberes Profissionais para a análise institucional, das práticas pedagógicas e pelo uso desses conteúdos na formação inicial e continuada.

CONTEXTO DE (RE)DIRECIONAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Institucionalização do Estágio Supervisionado na IES. Constituição de um coletivo de professores/as responsáveis por saberes disciplinares específicos e saberes Pedagógicos. Criação e funcionamento de uma Coordenação de Estágio. Instituição de um Campo de Estágio.

DESAFIO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Definição de um Campo de Estágio que se formação – configure como uma comunidade de formação – investigação - intervenção pedagógica.

DINÂMICA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COORDENAÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO INVESTIGAÇÃO ESPAÇO DE FORMAÇÃO SEMINÁRIO REDES – ESCOLA SALA DE AULA INTERVIRANALISAR REGISTRAR OLHAR ESPAÇO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL SEMINÁRIO