EAD NO EXÉRCITO BRASILEIRO: o desafio da qualidade na Educação Militar Professora Doutora Débora Duran.

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Transcrição da apresentação:

EAD NO EXÉRCITO BRASILEIRO: o desafio da qualidade na Educação Militar Professora Doutora Débora Duran

“PEDAGOGIA MILITAR”: teorias e práticas

REFORMAS:  Processo de Modernização do Ensino (PME)  Ensino por Competências

ORIGENS – século XVII Entre 1641 – 1656 Livro de autoria desconhecida sobre ensinamentos de aritmética, geometria, fortificação e artilharia para estudos domiciliares sem mestre, com o objetivo de instruir o Exército do Brasil Colônia na arte militar. Fonte: Dissertação da Cap Andrea – ADAE/DECEx ALBUQUERQUE, Andrea Carvalho de Castro. “Atenção, Sentido!”, a Educação a distância está presente na caserna. Rio de Janeiro: UERJ, 2011.

Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC)

CEADEx

Curso de Auxiliar de Ensino (CAE) Duração de 18 semanas, divididas em 2 fases A primeira fase é realizada na modalidade de educação a distância e tem duração de 6 semanas, sendo que a segunda fase é realizada na modalidade presencial e tem duração de 12 semanas. Público-alvo Subtenentes e Sargentos aperfeiçoados das Armas, Quadro e Serviços do Exército Brasileiro, bem como praças da Marinha, da Aeronáutica, das Forças Auxiliares e de Nações Amigas.

REEQUIPAMENTO “Educação pode ser definida como o desenvolvimento artificial da criança; é o domínio artificial de processos naturais de desenvolvimento. (…) No processo de desenvolvimento, a criança é equipada e reequipada com uma série de instrumentos.” (VYGOTSKY, 1981, p. 141)

Linguagem Papel fundante na constituição do psiquismo e, portanto, no processo de desenvolvimento do pensamento humano. Funções: intercâmbio social e pensamento generalizante Perspectiva vygotskyana Mediações instrumentais/simbólicas provocam transformações. LINGUAGEM, MEDIAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

instrumental simbólica social MEDIAÇÃO

Educação é reequipamento. A linguagem possui duas funções: o intercâmbio social e o pensamento generalizante. O único tipo positivo de aprendizagem é aquele que caminha à frente do desenvolvimento. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) “Só a vida educa.” “Só quem tem veia criativa na vida pode ter a pretensão de criar em pedagogia.” Estrutura da atividade IDEIAS NORTEADORAS

ATIVIDADES SEMANAIS Orientações: ficha com a síntese da proposta semanal, bem como os objetivos, frase da semana, conteúdos e dinâmicas de aprendizagem. Sensibilização: elemento apresentado como ponto de partida para a reflexão sobre o tema a ser estudado durante a semana (filmes, poesias, imagens etc) Estudo: textos, filmes, documentos institucionais e outros objetos de aprendizagem. Interatividade: participação em fóruns de discussão e construção de textos colaborativos. Autoria: elaboração de textos individuais e coletivos, item para glossário e apresentação do PowerPoint com base em pesquisa e estudo de diferentes textos. Apropriação: reflexão pessoal sobre o próprio processo de aprendizagem por meio da elaboração de um diário reflexivo semanal.

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL - ZDP nível de desenvolvimento real nível de desenvolvimento potencial ZDP

Exército Brasileiro: trabalhando para superar distâncias, inovando para realizar aproximações.

Referências ALBUQUERQUE, Andrea Carvalho de Castro. “Atenção, sentido!”, a Educação a Distância está presente na caserna. Rio de Janeiro: UERJ, (Dissertação de Mestrado) CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, DURAN, Débora. Letramento Digital e Desenvolvimento: das afirmações às interrogações. São Paulo: HUCITEC, ____________. Educação, Qualidade e Tecnolgias: dos equipamentos aos letramentos. In: DURAN, Débora; LOPES, Sandra. Liderança para Qualidade, Qualidade para Liderança. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, p KENSKY, Vani Moreira. Educação e Comunicação: interconexões e convergências. In: Educação & Sociedade, Volume 29, Número Especial, p LEONTIEV, Alexei N. The Concept of Activity in Soviet Psychology. In: WERTSCH, James V. The Concept of Activity in Soviet Psychology. Nova Iorque: M.E.Sharpe, p OLSON, David; TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 8. ed. São Paulo: Cortez, VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, ___________. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.