Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento de Tutoria
Advertisements

Interação com os Alunos
Planejamento de Tutoria
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD Marcio Marosti Fabrícia Souto Cruz Siderly do Carmo Dahle de Almeida.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Nesta aula você conhecerá a origem da tutoria. Vamos iniciar?
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Olá! Tudo bem? Então, dando sequência ao nosso estudo, vamos aprender agora sobre o “Gerenciamento de Tempo”. Interessado? Então vá adiante!
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Projeto de Extensão Unisul
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Fundamentos de Administração Introdução
PEAD Ludicidade e Educação
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Introdução a Educação a Distância
Educação, aprendizagem
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Curso - Avaliação e Aprendizagem
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
FORMAÇÃO EM SERVIÇO A OBSERVAÇÃO DE AULA.
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
UX para LX: a emergência de um design para a experiência do estudante
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
Gêneros de Divulgação científica:
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE III REUNIÃO PEDAGÓGICA 2018 ELISON DAVI CRISPIM RAMOS GESTOR Ipojuca, 24/07/2018.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Manual do Aluno EaD CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Realizar Formação Continuada
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
Metodologia SENAI de Educação Profissional
A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE PARA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GRUPO
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.

Vamos em frente!

Segundo Picciano (2002), interação e presença são fundamentais para o desempenho do aluno em cursos a distância. Nesse caso, a presença seria a possibilidade de esquecer a mediação tecnológica e sentir-se realmente parte da experiência, presente. Presença é transparência.

Você já ouviu falar, ou leu algo, sobre alguma dessas formas de interação? O desenvolvimento dos meios de comunicação leva ao surgimento de novas formas de interação e de relacionamentos sociais. Este desenvolvimento “faz surgir uma complexa reorganização de padrões de interação humana através do espaço e do tempo”. O autor analisa três tipos de interação: interação face a face, interação mediada e interação quase-mediada. (THOMPSON 1998, p. 77).

A distância, em suas múltiplas dimensões, é apresentada como característica definidora da EAD e, ao mesmo tempo, o grande desafio para os profissionais da área.

Planejar é definir ações estratégicas para alcançar objetivos em um período previamente definido. Com o planejamento, podemos agir proativamente, sem desperdiçar energias e otimizando os recursos utilizados Você deve saber que para planejar é essencial fazer um mapeamento de vários itens: objetivos, dificuldades previstas, oportunidades, recursos disponíveis (temporais humanos e materiais); indicadores de controle de resultados. Assim como se planeja um curso, também se planejam as aulas.

Agora que você conhece o conceito de planejar vamos discutir sobre planejamento de aula.

Assim como no planejamento de um curso, a aula também deve ter um objetivo, nesse caso, seria um objetivo específico, pois o curso apresenta objetivos gerais. Planejar uma aula significa: organizar conteúdos e materiais para atender às necessidades e expectativas dos alunos; pensar em criar uma certa "zona de desconforto" para que os alunos sejam instigados a avançar em direção aos objetivos estabelecidos; monitorar a participação e os resultados obtidos. Planejando a aula

Mas será que não basta planejar o curso? Por que planejar cada aula? Não basta! Sabe por quê? A aula é o momento em que o aluno materializa e concretiza seu processo de aprendizagem.

Na educação a distância, o tempo dedicado a uma aula é sugerido, mas não é imposto, ao contrário da aula presencial, em que existe a pressão do grupo e o controle visual e do professor. Nesse sentido, o planejamento da aula necessita de um rigor maior, pois é importante para: evitar dispersões; reduzir a procrastinação; contornar a impossibilidade de uma adequação imediata ou reformulação da aula em si para atender a demandas imediatas; evitar que se perca o objetivo do curso; possibilitar o desenvolvimento das competências e habilidades desejadas pelo aluno. É no momento do planejamento da aula que você pode, de maneira mais ampla, exercer sua criatividade, colocando por intermédio dos meios disponibilizados, recomendações de leitura, experiências próprias, comentários, dinâmicas, exemplos.

Tenho algumas "dicas" que podem ajudá-lo a planejar uma aula.

Veja a seguir...

O planejamento da aula é decorrência do planejamento do curso. Cada aula é um ingrediente que se acrescenta para o bom resultado final. Vamos conhecer os passos do planejamento: define-se o objetivo; define-se o conteúdo; define-se o instrumento; define-se um indicador para avaliar se o objetivo foi atingido. É importante salientar que a avaliação pode ser realizada pelo próprio participante (auto-avaliação), que tem autonomia para decidir se está pronto para partir para a próxima etapa. Como Planejar uma Aula