Sumário: Introdução ao estudo da axiomatização da geometria. (Geometria Euclidiana)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos de Lógica Matemática
Advertisements

GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
MTM135 – Geometria Euclidiana Prof. Thiago Santos
O Espaço Produto Misto Exemplo 4 (4.31): Seja u um vetor perpendicular a v e w. Sabendo que v e w formam um ângulo de 30° e que ||u|| = 6, ||v|| = 3 e.
Lógica para Computação (IF61B) Lógica Proposicional Slides da disciplina “Lógica para Computação”, ministrada pelo Prof. Celso Antônio Alves Kaestner,
Regras de dedução para lógica proposicional
Cilindro. Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
Mecânica Prof. INÁCIO Mecânica: Cinemática MISSIONÁRIAS DE SANTA TERESINHA FILIAL - INSTITUTO SANTA TERESINHA.
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
GEOMETRIA PLANA - fundamentos
CURSO ALCANCE GEOMETRIA PLANA I POLÍGONOS
Geometria Aula 3, ciclo 1.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Terceiro encontro do segundo ciclo
Formação Acadêmica Científica Cultural Matmídia.
TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
Geometria – Construções geométricas elementares
Prof. Fabio Araujo Ravagnani
RELAÇÃO ENTRE OS LADOS Em todo triângulo, a medida de qualquer lado é menor que a soma das medidas dos outros dois lados e maior que a diferença entre.
Semelhança de triângulos
Geometria – Teorema de Pitágoras
BCC101 – Matemática Discreta
Congruência em figuras e Triângulos
POLÍGONOS.
Semelhança 9º ANO – PROFª ELAINE.
Prof. João Lucas de Oliveira
Escola SESI de São Carlos “Fernando de Arruda Botelho”– 2016 – 8º ano
NOÇÕES DE CONJUNTOS E PROPOSIÇÕES LÓGICAS Ledo Vaccaro Machado.
Matemática Básica Ângulos.
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
Circunferência e círculo
Posição relativa de Retas e Planos
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Arquitetura I Aulas 5 e 6 – Álgebra de Boole e Simplificação de Circuitos Lógicos.
Os Triângulos e suas características
Arcos, cordas, circunferência
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Lisandra Sauer - UFPEL_
Geometria 3 – Teorema de Pitágoras
Semelhança de triângulos
CONSTRUÇÕES FUNDAMENTAIS
Retas.
Prof. Fernando Cardoso 10/03/15 Geometria Espacial Prof. Fernando Cardoso 1.
FIGURAS GEOMÉTRICAS POLÍGONOS.
Semelhança de triângulos e relações métricas no triângulo retângulo
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
19/11/2009. Trigonometria 2 O significado da palavra trigonometria, vem do grego e resulta da conjunção de três palavras: Tri – três Gonos – ângulo Metrein.
Teorema de Tales Dados: um feixe de retas paralelas e retas transversais, a razão entre as medidas dos segmentos quaisquer de uma das transversais é igual.
Ângulos formados entre retas
POLÍGONOS Definição; Polígonos Convexos e não-Convexos;
Anjolina Grisi de Oliveira
PARALELISMO.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
Aula 7 Projeto Olimpíada.
O que você deve saber sobre
LÓGICA FORMAL.
Matemática Geometria de Posição Piu.
Ângulos Definição e elementos
Aula 04 - Introdução à Lógica Matemática
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Intervalos Reais.
Polígonos - Parte II “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.” IsaAc newton PROFESSOR JULLIAN MOREIRA.
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Álgebra Linear Sistemas de Equações Lineares
DEFINIÇÃO, ÁREA E OS TIPOS DE TRIÂNGULOS Triângulos.
Prof. Paulo Salgado Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
Transcrição da apresentação:

Sumário: Introdução ao estudo da axiomatização da geometria. (Geometria Euclidiana)

Vocabulário do método axiomático Teorias axiomatizadas como modelos da realidade; objetos e relações primitivas; axiomas; Axiomática de uma teoria; definições, teoremas e demonstrações; Lemas e corolários Condições necessárias e suficientes; hipótese e tese de um teorema; o símbolo « ⇒ »;

Vocabulário do método axiomático Teoria – é um conjunto de preposições consideradas verdadeiras. Uma teoria incluí, também todas as preposições que delas forem dedutíveis logicamente. As teorias axiomatizadas são consideradas modelos da realidade. No âmbito da teoria é necessário fixar: objetos primitivos, objetos a partir dos quais se constroem outros: relações primitivas, relações entre objetos que não se definem a partir de outras; Axiomas, são preposições que se consideram verdadeiras e que não são deduzidas de outras.

Vocabulário do método axiomático Axiomática de uma teoria ▫é um conjunto de objetos primitivos, relações primitivas e axiomas ▫a partir dos quais todos os objetos e relações da teoria podem ser definidos e todas as preposições construídas com esse conjunto podem ser demonstradas. Definição ▫é a explicação de um termo.

Vocabulário do método axiomático Teorema – é uma firmação (ou proposição) que se pode provar ser verdadeira, através de outras afirmações já demonstradas, como outros teoremas, juntamente com afirmações anteriormente aceites, como axiomas. Demonstração de um teorema (ou prova) é um processo de mostrar que um teorema é verdadeiro. Lema – é um teorema que é considerado resultado auxiliar para a demenstração de um teorema considerado mais relevante. Corolário – é um teorema que surge como consequência de outro teorema considerado mais relevante.

Vocabulário do método axiomático Hipótese e Tese Num teorema existe sempre uma premissa (ou conjunto de premissas) que consideramos verdadeiras – a hipótese ou hipóteses – e a afirmação que pretendemos demonstrar, por dedução lógica a partir dos axiomas, relações primitivas e teoremas, a que se chama tese. A hipótese é a condição suficiente e a tese é a condição necessária. Simbolicamente HIPÓTESE ⇒ TESE onde o símbolo é o da implicação e lê-se “então “ou implica”.

Hipótese e Tese (exemplo) Teorema (proposição verdadeira e demonstrável) : “Se 2 triângulos têm 2 ângulos iguais então são semelhantes.” Hipótese (Condição suficiente) : Existem 2 triângulos que têm 2 ângulos iguais. Tese (Condição necessária) : Os 2 triângulos são semelhantes. Simbolicamente A ⇒ Existem 2 triângulos que têm 2 ângulos iguais Os 2 triângulos são semelhantes. Exercícios: Manual (1ªparte) página 56…exercícios 1, 2 página 75 propostas 1, 2 e 3

Os cinco postulados/axiomas de Euclides Axioma I: Pode-se traçar uma única reta ligando quaisquer dois pontos. Axioma II: Substituir Axioma III: Pode-se traçar um círculo com qualquer centro e com qualquer raio. Axioma IV: Todos os ângulos retos são iguais.

Os cinco postulados/axiomas de Euclides Axioma V: Se uma reta, ao cortar outras duas, forma ângulos internos, no mesmo lado, cuja soma é menor do que um ângulo raso, então estas duas retas encontrar-se-ão no lado onde estão os ângulos cuja soma é menor do que um ângulo raso.

Equivalentes do 5º postulado Por um ponto fora de uma reta pode-se traçar uma única reta paralela a reta dada. Quaisquer duas retas paralelas possuem uma perpendicular em comum.

Geometrias não Euclidianas Lobatchevsky (1829)  A geometria não-euclideana surge pela negação do Axioma V.  Dado um ponto P exterior a uma reta r, existem pelo menos duas retas que contêm o ponto P e são paralelas a r!  Estamos em presença da geometria hiperbólica ou de Lobatchevsky!

Exercícios  Ficha de atividades  Manual, página …. Exercícios … e …