Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Advertisements

Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?
Plataforma online para ENADE: um espaço para repensar práticas de avaliação Ronaldo Barbosa: Francis Irineu:
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Valéria SIQUEIRA (CUML) – Alessandra DAVID (CUML) –
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Elaboração de um projeto de pesquisa
O ensino de História: teoria e prática
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia
PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM BIOLOGIA NA UFSCAR-CAMPUS DE ARARAS E A PERSPECTIVA CTS Isabela.
OBJETIVO GERAL, ESPECÍFICO E JUSTIFICATIVA
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
Formação para Educação Integral:
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
Análise e Observação Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Comunicação/educação: apontamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
TITULO COMPLETO DO TRABALHO
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Professora Mestre Silvana Leodoro Universidade Metropolitana de Santos
Plano da Disciplina: Filosofia.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Letícia Pacheco dos Passos Claro
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
“A música popular é tanto mais expressiva quanto mais tem uma opinião” (CNHMPB, João do Vale)
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Fundamentos do Psicodiagnóstico
O que é método Bick? Introdução Descrição e Análise dos dados
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Plano de aula cronograma
O PAPEL DE REFERÊNCIAS AFETIVAS NA FORMAÇÃO DA EMPATIA DE CRIANÇAS
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
PESQUISA QUALI/QUANTI
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Objeto de estudo e Problema de pesquisa
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

Prof. José Edilmar de Sous a

Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os pesquisadores se relacionam com o saber-pesquisar;

Roteiro Problemática; Objetivo; Postulados teóricos; Discussão dos resultados; Considerações finais

Problemática Os pesquisadores iniciantes: dúvidas, tensões e uma agenda de compromissos; De que maneira o pesquisador iniciante compreende e descreve os processos relacionados a uma “Pesquisa em Educação”

Objetivo Analisar a relação do pesquisador iniciante com a atividade da pesquisa no campo da Educação, por meio da compreensão que ele apresenta acerca do processo de construção do conhecimento nessa área.

Postulados teóricos Abordagem da relação com o saber (Charlot (2000); Algumas ideias de Bordieu (1996,1998); O modo como os sujeitos estabelecem com o mundo, com os outros e consigo mesmo (Guarechi (2001).

Saber-pesquisar em educação Educação → espaço de intervenção no real; Entrar na escola: atenção redobrada; Aspecto interventivo da pesquisa; Em que medida?

Sentidos da pesquisa Trabalho para dar uma contribuição para a sociedade; Conjunto de procedimentos técnicos e teóricos. Hoje ao pensar em pesquisa, aponto dois aspectos: primeiro, a função deste trabalho e sua contribuição para a sociedade; em segundo lugar os procedimentos, de cunho mais técnico relacionados à pesquisa. Assim entendo a pesquisa: como uma série de procedimentos visando solucionar um problema, responder uma questão. (Maurício/UECE).

Posicionamentos possíveis frente ao universo pesquisado Posicionamento exotópico ; Postura mais compreensiva;

Considerações finais A pesquisa é concebida como uma atividade comprometida socialmente e engajada politicamente; No campo da Educação a investigação se caracteriza por enfocar a prática docente, seus conflitos e dificuldades. Se faz necessária uma orientação segura e eficaz.

Referências AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, AMORIM, M. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In: FREITAS, M. T.; JOBIM E SOUSA, S.; KRAMER, S. (Orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, p BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, p DEMO, P. O educador e a prática da pesquisa. Ribeirão Preto: Editora Alphabeto, DIEB, M. A atividade de pesquisa em ciências humanas e a ludicidade: o que as brincadeiras podem comunicar? In: COSTA, M. F. V.; COLAÇO, V. F. R.; COSTA, N. B. (Org.). Modos de brincar, lembrar e dizer: discursividade e subjetivação. Fortaleza: Edições UFC, v. 48, p FREITAS, M. T. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, M. T.; JOBIM E SOUSA, S.; KRAMER, S. (Orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, p GATTI, B. A. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, GUARESCHI, P. Ética. In: STREY, M. N. et al. (Org.). Psicologia Social contemporânea: livro-texto. 5. ed. Petrópolis: Vozes, p GUARESCHI, P. Alteridade e relação: uma perspectiva crítica. In: ARRUDA, Â. (Org.). Representando a alteridade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, p