ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL Profª. Mari De-Lazzari.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
PROGRAMA JOVENS URBANOS (PJU) 2ª EDIÇÃO SÃO PAULO - DEZEMBRO RELATÓRIO DE IMPACTOS - síntese -
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Secretário Floriano Pesaro mar/2005
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
Nossos Números: Todos os projetos desenvolvidos pela G. C Todos os projetos desenvolvidos pela G.C. Cultural visam a inclusão social. A GC Cultural.
Sistema de avaliação de ensino
Reunião de Início do Semestre Letivo
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Comunidade de Aprendizagem
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Esp. Paulo José dos Santos de Morais.
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Federal de Pelotas
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Psicologia: ciência e profissão.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Currículo e planejamento
Pedagogia Waldorf e a dimensão cultural
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Projeto Beira da Linha Visão Tornar-se uma referência na inserção social de crianças, adolescentes e jovens, buscando desenvolver autênticos valores.
Metodologia do Ensino de Física I
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
30anos CENPEC.
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejando o Turismo no seu Município
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Lucília Salgado.
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Educação no Brasil Tragédia.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
um desafio contemporâneo
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Projeto : Literacia no Bairro dos Navegadores
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
Transcrição da apresentação:

ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL Profª. Mari De-Lazzari

Introdução  Jovens em situação de risco social  Moradores de periferias urbanas  Renda insuficiente  Contexto violento  Desestrutura familiar  Educação de má qualidade  Propensão à violência A pesquisa comprovou a influência da educação no comportamento dos alunos. Constatou-se no primeiro ensaio que quando ocorre o investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido. Porém, para isso, é necessário que a escola funcione como um espaço para desenvolver conhecimento, pois, no segundo ensaio, foi observado que escolas com traços da violência, como depredação do patrimônio, tráfico de drogas, atuação de gangues, entre outros, podem influenciar a manifestação do comportamento agressivo nos alunos. Investimento em educação reduz criminalidade

Esporte: uma outra visão...  Concepção tradicional  Habilidades físicas  Rendimento  Saúde  Competitividade  Concepção moderna  Coesão social  Potencialidades individuais O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas ocupando o seu tempo aprendendo o que não deve. Ao negar a alguém o acesso a uma educação de qualidade, se comete uma agressão contra a cidadania, e inegavelmente o esporte e a cultura devem ser favorecidos pois facilitam o processo educativo. Educação e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

Esporte: um instrumento educacional  Preencher construtivamente o tempo ocioso  Elemento de motivação e autoestima  Melhoria do rendimento escolar  Proteção e resgate social Unesco: programas de apoio ao esporte reduzem criminalidade em 30% De acordo com Agnelo, a prioridade dessa política é a democratização do acesso. Ele destacou os programas Segundo Tempo (que oferece atividades esportivas e educativas no horário contrário ao das aulas), que já atende 800 mil crianças, e o de descoberta de talentos esportivos de jovens de 10 a 15 anos. Explicou que cada região do país terá centros de alto rendimento, onde uma modalidade esportiva receberá maior incentivo.

Esporte: um instrumento educacional  Desenvolvimento da cidadania  Canal de socialização positiva  Disseminação de valores culturais, comunitários e cognitivos  Respeito à diversidade  Trabalho em equipe “Comecei dando aula no Centro Comunitário da Rua 02, há 34 anos e depois o projeto foi crescendo e indo para outros locais. Eu fazia muitas rodas no largo do Boiadeiro e quase toda galera da Rocinha foi meu aluno. Tenho alunos viajando para fora do Brasil, levando capoeira. Estou formando aqui professores e cidadãos para vida. A capoeira é uma riqueza para esses jovens, aqui ele aprende falar inglês, tocar instrumentos e aprendem nossa cultura. Meu sonho é poder ter uma sede aqui dentro para ministrar diversos cursos para criançada, com lanche e almoço, um espaço com diversos saberes”, diz Mestre Manel, fundador do Acorda Capoeira. Esporte e educação: caminhos para transformação e inclusão social

Medidas de intervenção  Ampliação de políticas públicas de incentivo à prática esportiva  Programa Bolsa Atleta (Ministério do Esporte)  Valorização da prática esportiva no currículo escolar  Qualificação dos profissionais  Infraestrutura e instrumentos de trabalho  Ampliação da atuação das ONGs em áreas de risco social