19/6/2017Professora Glaucia Timbó Entendendo a disciplina para o curso de contábeis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
19º Congresso Brasileiro de Contabilidade
Advertisements

Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
OBJETIVO Promover a atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e, futuramente, municipais, mediante a padronização e racionalização das informações.
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
Cofis/RFB.
SPED -Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto de 22/01/2007 Faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo.
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Projeto SPED em São Paulo
CÓDIGO DANFE - DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL
O que você irá ver O que é o SPED; Abrangência do projeto;
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
EFD-PIS/COFINS.
Sistema Público de Escrituração Digital
Está convencido, que ninguém se interessa por você?
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Obrigação Tributária Pagamento de tributo
TÓPICOS DE CONTROLE CONTÁBIL PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
UM PROJETO MODELO. CONCEITO MODELO NACIONAL DE OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA INSTITUÍDA PELOS MUNICÍPIOS EM SUBSTITUIÇÃO A OBRIGAÇÃO DE EMITIR NOTAS FISCAIS DE.
Sistema Público de Escrituração Digital 1 1 * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição.
Proº Adilson Lima Ana Carolina Bezerra Kamimura Tamyres de Campos de Oliveira Rafael dos Santos Arruda Curso: Ciências contábeis.
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
Atuamos na eliminação do maior passivo oculto das empresas.
CIAT - Asamblea General de Chile Santiago, 24 de abril de 2012.
REUNIÃO INTEGRADA MLD| Projetos 2016 MLD11 11 OBJETIVO: Facilitar o trabalho dos colaboradores; diminuir prazos de entregas; economizar recursos,
Prof. Espec. Afonso C M Santana. Conheça o Sped 1.ApresentaçãoApresentação 2.BenefíciosBenefícios 3.HistóricoHistórico 4.ObjetivosObjetivos 5.PremissasPremissas.
SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o SisMoura.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 9
Automatização do processo decisório na geração do EFD Contribuições: uma solução baseada em RBC Alex Vilmar Silveira Orientador: Prof. Rion Brattig Correia.
Escrituração Fiscal Digital – EFD Hitec no Twitter
Auditoria do Resultado CONCEITO Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar.
Escrituração Contábil Digital
Diagnóstico Tributário
E-social e obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias
Sistemas de Informação
Escrituração Contábil Fiscal
FGV Projetos OCDE, Brasil e o Futuro das Políticas Fiscais Mundiais
Nota Fiscal Eletrônica
ECD – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL EVARLEY DOS SANTOS PEREIRA
Índice I – Otimização do Lucro da Exploração
Planejamento Tributário
AUDITORIA.
Contabilidade e Orçamento Público Regime Contábil Plano de Contas
O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários.
FISCALIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTO
Contabilidade Geral I Site:
Prefeitura Municipal de Montenegro Secretaria Municipal da Fazenda Prefeitura Municipal de Montenegro Prefeitura Municipal de Montenegro Apresentação ISSQN.
Nota Fiscal Eletrônica - NFe
CONTABILIDADE COMERCIAL E FINANCEIRA
Abril/2018.
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
NOTA FISCAL ELETRÔNICA – NF-e
Aula 1 Livros Contábeis Nome do Professor.
Aula 6 – Revisão e Prova Presencial
sped Aline Franco Fabio Floriano Gisele da Rocha Juliana Justin
Obrigações acessórias
Coordenação-Geral de Contabilidade da União/SUCON/STN
Soluções Ideais para a Gestão Pública. DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (DES-IF) Gerenciamento Integrado de Informações Governamentais.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Lei /2014. Receita Bruta Produto da venda de bens Preço da prestação de serviços Resultado auferido nas operações de conta alheia atividade objeto.
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Implantação da Nota Fiscal Eletrônica – Supermercados Manentti
ESocial Você está preparado?.
ROTINA DO DEPARTAMENTO CONTÁBIL. Departamento Contábil Muito mais que uma exigência fiscal, as diversas demonstrações contábeis possibilitam ao empresário.
Lucro Real Anual e Trimestral
Renato Agostinho da Silva
Transcrição da apresentação:

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Entendendo a disciplina para o curso de contábeis

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Conceitos; O uso de Tecnologias; Gestão de Arquivos e Dados.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Compreender e identificar os recursos de tecnologia da informação em relação às necessidades organizacionais; Compreender e identificar os recursos de tecnologia da informação em relação às necessidades organizacionais; Identificar a importância da integridade dos dados da empresa; Identificar a importância da integridade dos dados da empresa; Reconhecer o ganho de eficácia com o uso e o dimensionamento correto dos Recursos de tecnologia da informação. Reconhecer o ganho de eficácia com o uso e o dimensionamento correto dos Recursos de tecnologia da informação.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Pode-se conceituar como recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Pode ser todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada ao produto, quer esteja aplicada no processo.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó A Escrituração Fiscal Digital – EFD O que é?

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC ) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Com o SPED as empresas não têm alternativas a não ser investir em recursos humanos, software e hardware. Sem esses investimentos, não será possível garantir o cumprimento das novas exigências dos órgãos fiscalizadores. Com o SPED as empresas não têm alternativas a não ser investir em recursos humanos, software e hardware. Sem esses investimentos, não será possível garantir o cumprimento das novas exigências dos órgãos fiscalizadores. Ainda existem muitas empresas que não se atentaram para o problema e não estão preocupadas em adotar procedimentos capazes de gerar as informações necessárias, na forma exigida pela lei.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais. Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores. Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Redução de custos com a dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel; Eliminação do papel; Redução de custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias; Uniformização das informações que o contribuinte presta às diversas unidades federadas; Redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas; Redução do tempo despendido com a presença de auditores fiscais nas instalações do contribuinte; Simplificação e agilização dos procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária (comércio exterior, regimes especiais e trânsito entre unidades da federação); Fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias; Rapidez no acesso às informações; Aumento da produtividade do auditor através da eliminação dos passos para coleta dos arquivos; Possibilidade de troca de informações entre os próprios contribuintes a partir de um leiaute padrão; Redução de custos administrativos; Melhoria da qualidade da informação; Possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e os fiscais; Disponibilidade de cópias autênticas e válidas da escrituração para usos distintos e concomitantes; Redução do “Custo Brasil; Aperfeiçoamento do combate à sonegação; Preservação do meio ambiente pela redução do consumo de papel.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Sped – Contábil -> A Escrituração Contábil Digital (ECD) tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó FCONT -> O FCONT é uma escrituração, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis vigentes em FCONT -> O FCONT é uma escrituração, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis vigentes em Sped – Fiscal -> A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped. Sped – Fiscal -> A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó EFD-Contribuições -> A EFD-Contribuições trata de arquivo digital, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não- cumulatividade. EFD-Contribuições -> A EFD-Contribuições trata de arquivo digital, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não- cumulatividade.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó NF-e – Ambiente Nacional -> O Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) está sendo desenvolvido, de forma integrada, pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil. NF-e – Ambiente Nacional -> O Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) está sendo desenvolvido, de forma integrada, pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil. NFS-e -> A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços NFS-e -> A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços CT-e -> O Conhecimento de Transporte eletrônico. CT-e -> O Conhecimento de Transporte eletrônico.

19/6/2017Professora Glaucia Timbó Central de balanços -> A Central tem como objetivo a captação de dados contábeis e financeiros (notadamente as demonstrações contábeis), a agregação desses dados e a disponibilização à sociedade, em meio magnético, dos dados originais e agregados. Central de balanços -> A Central tem como objetivo a captação de dados contábeis e financeiros (notadamente as demonstrações contábeis), a agregação desses dados e a disponibilização à sociedade, em meio magnético, dos dados originais e agregados. e-LALUR -> O objetivo do sistema é eliminar a redundância de informações existentes na escrituração contábil, no Lalur e na DIPJ, facilitando o cumprimento da obrigação acessória. e-LALUR -> O objetivo do sistema é eliminar a redundância de informações existentes na escrituração contábil, no Lalur e na DIPJ, facilitando o cumprimento da obrigação acessória. EFD-Social -> tendo como objetivo abranger a escrituração da folha de pagamento e, em uma segunda fase, o Livro Registro de Empregados.. EFD-Social -> tendo como objetivo abranger a escrituração da folha de pagamento e, em uma segunda fase, o Livro Registro de Empregados..

19/6/2017Professora Glaucia Timbó