Assédio Moral no Trabalho MBA Gestão de Pessoas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assédio Moral “Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que se sujem as mãos.” Pierre Desproges.
Advertisements

Assédio Moral.
ASSEDIO MORAL Profa. Grasiele A. F. Nascimento. ASSEDIO MORAL  “Qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, etc) que atente, por.
A Tomada de Decisão sob a perspectiva dos estagiários de Secretariado Executivo numa autarquia federal Vanderlucio Silva de Lima
A Cultura Organizacional e Seus Componentes.... Definição: A Cultura compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.
Paulo Martins "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento.
Faculdade de Guanambi Administração – 2º semestre Componente curricular: Teoria Geral da Administração II – Prof. João Wilker EQUIPE: Allan Medeiros Dayane.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
SUMÁRIO 3 Pilares de uma organização Ética no trabalho.
Desvio Social Crime e controle Alunos: Jonatas; Fernanda Andrade; Raiahny Assis; Karina Oliveira.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Apresentação Institucional
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
GESTÃO PARA UMA REUNIÃO EFICIENTE
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Disciplina: Organização e Métodos
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Integração do Compliance, Governança Corporativa e Ética
Aprendizagem do Século XXI
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Profa. Ms. Daniela Schlogel
Ética Profissional O que é ética; Ética e moral; Ética Profissional;
Comunicação Empresarial
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL PROFESSORA: JOYCE SENA TEMA: DIMENSÃO E ÉTICA NA EMPRESA ROGÉRIO DE FREITAS CHAVES JOSÉ FELIZARDO RODRIGUES JUNIOR FRANCISCO.
Principais etapas do processo de Negociação
Tópicos Avançados de RH Aula 1
Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França
Gestão das Organizações
Reforços.
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
O que significa ser chefe?
O Desempenho ético-profissional
Kaizen.
“O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.” Peter Drucker.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Organização Empresarial
Gestão Democrática.
Consultoria Referência RH
 Necessidade de dominar sua área e outras  Atitudes  Idiomas (inglês e espanhol)  Informática  Cultura geral  Capacidade de trabalhar em equipe.
Aula 2.4.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO
Aula 4.2.
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
CEAP CURSO: Administração
Funções de administração
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
9 BALDES.
Gestão de Produção Yuri Simão 2015.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Ricardo Fedrizzi Gestor de Pessoas
COMISSÃO DE ÉTICA DO IFAL
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
Impacto da gravidez na vida de um estudante
Transcrição da apresentação:

MBA gestão de pessoas. Equipe ADRIANA DOS SANTOS CARIOCA ÉRICA DE OLIVEIRA BARROS EVANY LOPES MARIA FATIMA PINHEIRO VASCONCELOS MICHELE ANGELO DE SALES LIMA MONIQUE FERREIRA

Assédio Moral NO TRABALHO

Marie-France uma das primeiras estudiosas a se preocupar com assédio moral. É psiquiatra, psicanalista e psicoterapeuta, sendo mundialmente conhecida como uma das maiores autoridades sobre o tema Assédio Moral no trabalho

 Assédio moral é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Tipos de assédio  Assédio descendente É o tipo mais comum de assédio, se dá de forma vertical, de cima (chefia) para baixo (subordinados). Principais causas é desestabilizar o trabalhador de forma que produza mais por menos, sempre com a impressão que não esta atingindo os objetivos da empresa, o que na maioria das vezes já foi ultrapassado e a meta revista por seus superiores.  Assédio ascendente Tipo mais raro de assédio, se dá de forma vertical, mas de baixo (subordinados) para cima (chefia). É mais difícil de acontecer, pois geralmente é praticado por um grupo contra a chefia, já que dificilmente um subordinado isoladamente conseguiria desestabilizar um superior. As principais causas são subordinados com ambição excessiva, onde geralmente, existe um ou dois que influenciam os demais, objetivando alcançar o lugar do superior e já tendo os subordinados como aliados, uma vez que estes o ajudaram a "derrubar" a antiga chefia, e, sentem-se parte do grupo de tomada de decisões.  Assédio paritário Ocorre de forma horizontal, quando um grupo isola e assedia um membro - parceiro. Principais causas é eliminar concorrentes, principalmente quando este indivíduo vem se destacando com frequência perante os superiores.

FORMAS QUE CARACTERIZAM O ASSÉDIO MORAL:  1 - CONDUTA REPETITIVA: RESPONSABILIDADE CORPORATIVA E QUE SE CARACTERIZA PELA ATITUDE INSISTENTE E PELA AÇÃO REITERADA, POR PERÍODO PROLONGADO, COM ATAQUES REPETIDOS.  2 - DEGRADAÇAO DO AMBIENTE DE TRABALHO: A ORGANIZAÇÃO RÍGIDA E A GESTÃO PERVERSA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO LEVAM AO ASSÉDIO MORAL, HAJA VISTA QUE DELIBERADAMENTE DEGRADAM O AMBIENTE DE TRABALHO.  3 - AGRESSAO PSÍQUICA: CARACTERIZA_SE POR SER UMA CONDUTA ABUSIVA, DE NATUREZA PSICOLÓGICA, QUE ATENTA CONTRA A DIGNIDADE PSÍQUICA.  4 - OFENSAS: ATITUDES DESUMANAS, VIOLENTAS E SEM ÉTICA, E QUE PODE OCASIONAR DESORDENS EMOCIONAIS NA VIDA DO ASSEDIADO.

Ações para prevenir o assédio moral no trabalho NOS DIAS DE HOJE AINDA É BASTANTE RECORRENTE CASOS DE ASSÉDIO MORAL NAS EMPRESAS, OCASIONANDO BAIXO DESEMPENHO, ABSENTEÍSMO, CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS AOS COLABORADORES, ENTRE OUTRAS CONSEQUÊNCIAS. COMO PODE SER TRABALHADA A PREVENÇÃO DO ASSÉDIO MORAL NAS EMPRESAS? 1 - A EMPRESA DEVE INVESTIR EM AÇÕES EDUCATIVAS. 2 - A CULTURA ORGANIZACIONAL DEVE SER REFORÇADA INFORMANDO QUE OS DIREITOS HUMANOS E TRABALHISTAS FAZEM PARTE DOS VALORES INTERNOS DA EMPRESA. 3 - UTILIZAR A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO UMA ALIADA.

4 - A criação de um comitê contra a pratica do assédio moral. 5 - A adesão da causa pelos gestores. 6 - O RH deve deixar claro que suas portas sempre estarão abertas para ouvir os funcionários 7 - Ao tomar consciência o RH deve averiguar e quando for constatado encaminhar o caso o mais rápido possível a direção.

Referências Fonte de pesquisa    juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=9791&n_link=revista_artigos _leitura juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=9791&n_link=revista_artigos _leitura  acoes-para-combater-o-assedio-moral.html acoes-para-combater-o-assedio-moral.html  acessado em 15/03/2017.