O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
Advertisements

ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral De acordo com Osmar Markeivicz conceito de Liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Tema - A formação da sociedade produtora de mercadorias: o modo de produção especificamente capitalista. Texto base: O Capital CAPÍTULO I – A MERCADORIA.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Fundamentação da metafísica dos costumes, de Kant
ALTERIDADE Alter, do latim, se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Uma coisa “estranha” no currículo
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Bernoulli – Pluralidade Cultural
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
Fundamentos das Ciências Sociais
Origem da palavra Ética e Moral
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
2º Ano – Prof. Ricardo Lima
METODOLOGIA DA PESQUISA
NORMATIVIDADE SOCIAL.
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Parte 1 O conhecimento científico
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Socialização e herança cultural
PARÁBOLA.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Prof. Reynaldo dos Santos
A Pessoa, um ser para a Comunhão
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Texto narrativo.
O Processo de Institucionalização e de Socialização I
Pierre Bourdieu ( ).
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Articulação estratégica e intervenção profissional Estratégias e trajetórias REFERÊNCIA Faleiros, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 10.
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Realidade e Senso Comum
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Programa de Formação de Professores
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
I – inTrodução à linguística:
A Crítica da Razão Prática
Áreas da Filosofia.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Máximo José Da Costa (UFRN)
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO

O ORGANISMO E A ATIVIDADE O homem não possui um mundo fixo. A relação do homem com o seu ambiente caracteriza-se pela abertura para o mundo. O processo de tornar-se homem efetua-se na correlação com o ambiente. O ambiente é, ao mesmo tempo, natural e humano.

O ORGANISMO E A ATIVIDADE As maneiras de tornar-se ser humano são tão numerosas quanto as culturas humanas. O homem constrói sua própria natureza, o homem se produz a si mesmo. A auto-produção do homem é sempre e necessariamente um empreendimento social. A ordem social é um produto humano.

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO AS ORIGENS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO Toda atividade humana está sujeita ao hábito. Mesmo o indivíduo, em uma ilha deserta, torna habitual sua atividade. Como se originam as instituições? A institucionalização ocorre sempre que há uma tipificação recíproca de ações habituais por tipos de atores. - As tipificações das ações habituais que constituem as instituições são sempre partilhadas.

A instituição pressupõe que ações do tipo X serão executadas por atores do tipo X. As instituições têm sempre uma história. As instituições, pelo simples fato de existirem, controlam a conduta humana. O caráter controlador é inerente à institucionalização. Portanto, as instituições implicam a historicidade e o controle. É impossível entender adequadamente uma instituição sem entender o processo histórico em que foi produzida.

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO AS ORIGENS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO Dizer que um segmento da atividade humana foi institucionalizado é dizer que este segmento foi submetido ao controle social. O mundo institucional é experimentado como realidade objetiva. Contudo, a objetividade do mundo institucional é uma objetividade produzida e construída pelo homem.

O processo de interiorização diz respeito ao processo de socialização primária e secundária. Quanto mais a conduta é institucionalizada, mais ela se torna predizível e controlada. Toda instituição tem um corpo de conhecimento transmitido como receita e, sendo este conhecimento socialmente objetivado como um corpo de verdades universalmente válidas sobre a realidade, qualquer desvio radical da ordem institucional toma caráter de afastamento da realidade.

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO PAPÉIS As instituições incorporam-se à experiência do indivíduo por meio de papéis. Os papéis representam a ordem institucional. Alguns papéis representam simbolicamente esta ordem em sua totalidade.

EXTENSÃO E MODOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO Qual a extensão da institucionalização na totalidade das ações sociais em uma dada coletividade? Se muitas, ou a maioria das estruturas importantes de uma coletividade são geralmente compartilhadas, a esfera da institucionalização será ampla. É possível conceber uma sociedade na qual a institucionalização seja total? Uma sociedade primitiva se aproximaria mais deste modelo do que a civilizada. A institucionalização não é contudo um processo irreversível.

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO Quanto maior a segmentação institucional é maior a possibilidade de subuniversos de significação social. A reificação é a apreensão dos fenômenos/atividades humanas como se fossem algo diferente de produtos humanos. Através da reificação, o mundo das instituições parece fundir com o mundo da natureza. Os papéis podem ser reificados da mesma maneira que as instituições. O indivíduo nega qualquer responsabilidade

A reificação dos papéis estreita a distância subjetiva que o indivíduo pode estabelecer entre si e o papel que desempenha. Ex.: “não tenho escolha neste assunto ... tenho que agir desta maneira, por causa da minha posição ...” (marido, pai, general, presidente, bandido, etc.) » Como se fosse uma coisa determinada, pré-fixada, só que o papel é um produto humano! Não-fixo! A própria identidade pode ser reificada. Há uma identificação total do indivíduo com as tipificações que lhe são socialmente atribuídas.

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL DE BLEGER b) O conceito de psico-higiene. Trabalho psicológico, nas situações comuns da vida das pessoas, a partir de tarefas diárias e ordinárias, promovendo a saúde e o bem-estar. c) Psicologia Institucional. Uma forma de intervenção psicológica com significação social.