Projeto Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Advertisements

CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Reunião Administrativa e Pedagógica C. E. I. M. MIRIAN GONÇALVES CÉSAR RIBEIRO Caetanópolis, 15 de Fevereiro de 2017.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Resgatando heranças e transformando gerações
Projeto: De onde vem o alface?
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Minha terra encanta o mundo inteiro
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
COMENDO DIREITINHO CUIDO DO MEU CORPINHO
Coordenação: Marcelo Correa
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID
Informações importantes
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Universidade Federal do Espírito Santo
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Projeto NutriBem Desportivamente
Projeto Interdisciplinar: Reciclar é Caminhar para um Futuro Melhor!
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1.
Oficina de Proteção Infantil
A utilização do debate como estratégia de ensino/aprendizagem
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
SOBRE A CRIAR E RECREAR Com muita dedicação e estudo, a Escola Criar e Recrear desenvolve projetos pedagógicos. Desde os seis meses até 5º ano do Ensino.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
Maria Zilvaneide de Paula Lima
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
EDUCAÇÃO FÍSICA... PROFESSOR: WELLINGTON. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
Nutrição: quais são as principais áreas de atuação de um nutricionista e como anda o mercado de trabalho para este profissional?
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
Educação alimentar e nutricional para crianças maiores de 2 anos Professora Mestre Juliana Milani.
Transcrição da apresentação:

Projeto Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Escola: Dei Bambini Cidade: Imperatriz Categoria: Sustentabilidade Professor Responsável: Márcia Carla Ferreira da Silva

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida JUSTIFICATIVA: Sabemos que o stresse diário, combinado ao sedentarismo e a uma alimentação pobre em nutriente e rica em gorduras pode contribuir para que o organismo adoeça. Assim, como que o contrário, ou seja, a prática de esportes, atividades relaxantes e refeições balanceadas e bem-distribuídas podem prevenir enfermidades. Pensando nisso, a Casa Escola dei Bambini acredita que a alimentação infantil é um assunto de grande importância e que deve ser preparada e pensada com carinho, pois trabalhamos para que a criança tenha bons hábitos alimentares, sendo estimulada a experimentar novos alimentos, uma vez que boa alimentação e hábitos saudáveis durante a infância é tão importante quanto na vida adulta, pois estará regando uma vida adulta mais harmoniosa com o corpo e a mente. Esse projeto integra as áreas de conhecimento como português, matemática, ciências, geografia, música e educação física, importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. As turmas trabalharão com a divisão de temáticas abrangendo o conhecimento da origem e os grupos de alimentos da Pirâmide Alimentar, a culinária do continente Asiático, Japão, Cantina Saudável, Experimentando até 10 vezes, Menos sal e outros, através de aulas teóricas e oficinas de culinária.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Objetivo Geral: Promover a construção de uma geração de hábitos alimentares saudáveis, conscientes e sustentáveis, não apenas dentro da escola, mas na rotina fora do ambiente escolar com a família, aumentando a qualidade de vida dos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula em suas próprias vidas. Objetivos específicos: Oportunizar aos alunos momentos prazerosos, através da contação de histórias, teatro e brincadeiras que possibilitem a experimentação de novos sabores no seu cardápio; Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação. Como também, a degustação do alimento cultivado. Promover oficinas de culinária para alunos e pais com a finalidade de vivenciarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula; Sensibilizar os pais/responsáveis acerca do projeto quanto a Educação alimentar na escola e o papel relevante da família na formação dos hábitos de seus filhos, através da participação daqueles em encontros e palestras que suscitem o debate e o compromisso da parceria entre família e escola. Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Metas As atividades serão desenvolvidas pela coordenação, professores e psicóloga da escola no decorrer do ano letivo de 2017, com os três sujeitos que participam do processo sócio educacional: alunos, educadores e pais de alunos. Dentre as atividades previstas enumeramos as seguintes: oficinas de culinária, contação de histórias, vivencia de dinâmicas de grupo com a pirâmide alimentar, cantina saudável, atividades do “Experimentando até 10 vezes” e outros como, exibição de vídeos, debates, palestras e roda de conversa. AÇÃO DOS PROFESSORES: Além de trabalhar A EDUCAÇÃO ALIMENTAR, cada professor deverá realizar as atividades já mencionadas dentro do seu planejamento. De acordo com o tema especificado no cronograma para sua turma, sendo bem explorado, deverá trabalhar com o assunto de maneira que cada criança fique sensibilizada e interaja com os outros a partir daí de maneira saudável, positiva e respeitosa. Seguindo o cronograma cada turma irá expor um trabalho do seu tema, quando realizarmos as Culminâncias pré agendadas.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Introdução O paladar educa-se e, é comum que as crianças precisem provar um alimento várias vezes antes de aceitá-lo. Mas atenção! Incentivar não significa obrigar. A melhor forma de incentivar a criança a experimentar os alimentos é através do exemplo, ou seja, mostrar que estes fazem parte da sua alimentação e são apreciados por si e pelo resto da família. É importante que a criança seja apresentada a diversos alimentos e que possa experimentar, mesmo que em pequenas quantidades. Lembrando que é necessário experimentar pelo menos 10 vezes um alimento para que aprenda a gostar. Assim, pode-se variar a forma de preparo e apresentação deste. Então, tentar inserir novos alimentos com a estratégia da tabela “EXPERIMENTANDO ATÉ 10 VEZES” foi uma idéia bastante desafiadora para a escola e pais, que no prazo estipulado apresentam novamente para a escola, realizando o relato das experiências, assim, incentivando aos demais. Para Triches e Giugliani (2005) a adoção de estilos de vida modernos, os hábitos alimentares, principalmente de crianças e adolescentes também sofreram mudanças. A adoção de alimentos industrializados como refrigerantes, bolachas, salgadinhos entre outros hipercalóricos, ocasionou a redução no consumo de frutas, verduras dentre outros alimentos naturais como o próprio leite. A CANTINA SAUDÁVEL oferece um cardápio mensal, com alimentos atrativos e saudáveis. A conservação e a utilização da horta na escola tornam-se hábitos saudáveis, campo de aprendizado que faz bem para a vida. Plantar, regar e colher, são ações vitais que aumentam a qualidade de vida do ser humano.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Cronograma O projeto será realizado em duas etapas 1º Semestre – PIRÂMIDE ALIMENTAR Grupos por segmento 1º Grupo: Mini Maternais – Grupo dos carboidratos e frutas Maternal I – Grupo do leite e derivados Maternal II – Grupo das hortaliças 2º Grupo: 1º Estágio – Grupo das carnes e ovos 2º Estágio – Grupo do feijão e oleaginosas 3º Grupo 1º ano – Grupo dos açúcares e doces 2º ano – Grupo dos óleos e gorduras 3º ano – Grupo dos óleos e gorduras

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida ATIVIDADES GERAIS DIA 31 de Março – dia da saúde e nutrição AULÃO DA SAÚDE 07 DE ABRIL Abertura das atividades por sala dos temas do projeto 17 DE ABRIL – dia da voz Campanha Afine sua saúde, cuide da sua voz

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida 2º Semestre – ESCOLA SAUDÁVEL 1º Grupo: Mini Maternal – Nana Banana Maternal I – Frutas Vermelhas Maternal II – Frutas Verdes 2º Grupo: 1º Estágio – Frutas Amarelas 2º Estágio – Efeito Sanfona Alimentação Equilibrada 3º Grupo: 1º Ano – Menos Sal 2º Ano – Rótulos dos Alimentos 3º Ano – Meu Corpo Humano

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Avaliação: Acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Os momentos mais significativos do projeto serão registrados, tendo como ponto de observação o interesse, a participação à autonomia, a criatividade, a interação do grupo, enfim, todos os dados, que nos retratem a relação da turma com o projeto.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Resultados No decorrer do projeto percebemos a interação das crianças, professores e pais com a temática. As atividades desenvolvidas foram importantes para esse processo de reflexão quanto aos hábitos alimentares, atividades físicas e mentais, uma vez que oportunizamos momentos prazerosos na escola para a experimentação de novos sabores e a prática de atividades físicas, como também puderam vivenciar com os pais os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A exposição da pirâmide alimentar, o aulão da saúde, dia da fruta preferida – pique nique, o plantio e a colheita na horta e outras atividades fizeram com que os alunos pudessem vivenciar de forma ativa a proposta do projeto.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Custo previsto Especificação de gastos Valor Faixas Projeto Vida e Saúde 100,00 Tabela Experimente até 10 vezes TOTAL 200,00

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Referências bibliográficas BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmentos Curriculares Nacionais: ciências naturais: primeiro e segundo ciclos. 3. ed Brasilia: MEC/SEF, 2001, 136p Https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-para-gostar-de-legumes-e-verduras/ ALVES , U.S. NÃO AO SEDENTARISMO, SIM À SAUDE: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E DOS ESPORTES. O mundo da saúde. São Paulo; v. 31, n. 4, p; 464-469, out./ dez. 2007

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida ANEXOS

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Lançamento do projeto com Aulão da Saúde e Campanha Experimentando Até 10 Vezes.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Lançamento do projeto com Aulão da Saúde e Campanha Experimentando Até 10 Vezes.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Lançamento do projeto com Aulão da Saúde e Campanha Experimentando Até 10 Vezes.

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Turma do jardim I – Pirâmide alimentar Grupo das carnes e ovos Aulas práticas

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Visitando a horta: Chá de ervas (Capim Santo e Erva Cidreira)

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Receita: Biscoito de Maizena

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Experimentando novos sabores

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Experimentando novos sabores

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Experimentando novos sabores

Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Experimentando novos sabores

Obrigada !!!