Projeto Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Escola: Dei Bambini Cidade: Imperatriz Categoria: Sustentabilidade Professor Responsável: Márcia Carla Ferreira da Silva
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida JUSTIFICATIVA: Sabemos que o stresse diário, combinado ao sedentarismo e a uma alimentação pobre em nutriente e rica em gorduras pode contribuir para que o organismo adoeça. Assim, como que o contrário, ou seja, a prática de esportes, atividades relaxantes e refeições balanceadas e bem-distribuídas podem prevenir enfermidades. Pensando nisso, a Casa Escola dei Bambini acredita que a alimentação infantil é um assunto de grande importância e que deve ser preparada e pensada com carinho, pois trabalhamos para que a criança tenha bons hábitos alimentares, sendo estimulada a experimentar novos alimentos, uma vez que boa alimentação e hábitos saudáveis durante a infância é tão importante quanto na vida adulta, pois estará regando uma vida adulta mais harmoniosa com o corpo e a mente. Esse projeto integra as áreas de conhecimento como português, matemática, ciências, geografia, música e educação física, importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. As turmas trabalharão com a divisão de temáticas abrangendo o conhecimento da origem e os grupos de alimentos da Pirâmide Alimentar, a culinária do continente Asiático, Japão, Cantina Saudável, Experimentando até 10 vezes, Menos sal e outros, através de aulas teóricas e oficinas de culinária.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Objetivo Geral: Promover a construção de uma geração de hábitos alimentares saudáveis, conscientes e sustentáveis, não apenas dentro da escola, mas na rotina fora do ambiente escolar com a família, aumentando a qualidade de vida dos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula em suas próprias vidas. Objetivos específicos: Oportunizar aos alunos momentos prazerosos, através da contação de histórias, teatro e brincadeiras que possibilitem a experimentação de novos sabores no seu cardápio; Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação. Como também, a degustação do alimento cultivado. Promover oficinas de culinária para alunos e pais com a finalidade de vivenciarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula; Sensibilizar os pais/responsáveis acerca do projeto quanto a Educação alimentar na escola e o papel relevante da família na formação dos hábitos de seus filhos, através da participação daqueles em encontros e palestras que suscitem o debate e o compromisso da parceria entre família e escola. Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Metas As atividades serão desenvolvidas pela coordenação, professores e psicóloga da escola no decorrer do ano letivo de 2017, com os três sujeitos que participam do processo sócio educacional: alunos, educadores e pais de alunos. Dentre as atividades previstas enumeramos as seguintes: oficinas de culinária, contação de histórias, vivencia de dinâmicas de grupo com a pirâmide alimentar, cantina saudável, atividades do “Experimentando até 10 vezes” e outros como, exibição de vídeos, debates, palestras e roda de conversa. AÇÃO DOS PROFESSORES: Além de trabalhar A EDUCAÇÃO ALIMENTAR, cada professor deverá realizar as atividades já mencionadas dentro do seu planejamento. De acordo com o tema especificado no cronograma para sua turma, sendo bem explorado, deverá trabalhar com o assunto de maneira que cada criança fique sensibilizada e interaja com os outros a partir daí de maneira saudável, positiva e respeitosa. Seguindo o cronograma cada turma irá expor um trabalho do seu tema, quando realizarmos as Culminâncias pré agendadas.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Introdução O paladar educa-se e, é comum que as crianças precisem provar um alimento várias vezes antes de aceitá-lo. Mas atenção! Incentivar não significa obrigar. A melhor forma de incentivar a criança a experimentar os alimentos é através do exemplo, ou seja, mostrar que estes fazem parte da sua alimentação e são apreciados por si e pelo resto da família. É importante que a criança seja apresentada a diversos alimentos e que possa experimentar, mesmo que em pequenas quantidades. Lembrando que é necessário experimentar pelo menos 10 vezes um alimento para que aprenda a gostar. Assim, pode-se variar a forma de preparo e apresentação deste. Então, tentar inserir novos alimentos com a estratégia da tabela “EXPERIMENTANDO ATÉ 10 VEZES” foi uma idéia bastante desafiadora para a escola e pais, que no prazo estipulado apresentam novamente para a escola, realizando o relato das experiências, assim, incentivando aos demais. Para Triches e Giugliani (2005) a adoção de estilos de vida modernos, os hábitos alimentares, principalmente de crianças e adolescentes também sofreram mudanças. A adoção de alimentos industrializados como refrigerantes, bolachas, salgadinhos entre outros hipercalóricos, ocasionou a redução no consumo de frutas, verduras dentre outros alimentos naturais como o próprio leite. A CANTINA SAUDÁVEL oferece um cardápio mensal, com alimentos atrativos e saudáveis. A conservação e a utilização da horta na escola tornam-se hábitos saudáveis, campo de aprendizado que faz bem para a vida. Plantar, regar e colher, são ações vitais que aumentam a qualidade de vida do ser humano.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Cronograma O projeto será realizado em duas etapas 1º Semestre – PIRÂMIDE ALIMENTAR Grupos por segmento 1º Grupo: Mini Maternais – Grupo dos carboidratos e frutas Maternal I – Grupo do leite e derivados Maternal II – Grupo das hortaliças 2º Grupo: 1º Estágio – Grupo das carnes e ovos 2º Estágio – Grupo do feijão e oleaginosas 3º Grupo 1º ano – Grupo dos açúcares e doces 2º ano – Grupo dos óleos e gorduras 3º ano – Grupo dos óleos e gorduras
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida ATIVIDADES GERAIS DIA 31 de Março – dia da saúde e nutrição AULÃO DA SAÚDE 07 DE ABRIL Abertura das atividades por sala dos temas do projeto 17 DE ABRIL – dia da voz Campanha Afine sua saúde, cuide da sua voz
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida 2º Semestre – ESCOLA SAUDÁVEL 1º Grupo: Mini Maternal – Nana Banana Maternal I – Frutas Vermelhas Maternal II – Frutas Verdes 2º Grupo: 1º Estágio – Frutas Amarelas 2º Estágio – Efeito Sanfona Alimentação Equilibrada 3º Grupo: 1º Ano – Menos Sal 2º Ano – Rótulos dos Alimentos 3º Ano – Meu Corpo Humano
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Avaliação: Acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Os momentos mais significativos do projeto serão registrados, tendo como ponto de observação o interesse, a participação à autonomia, a criatividade, a interação do grupo, enfim, todos os dados, que nos retratem a relação da turma com o projeto.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Resultados No decorrer do projeto percebemos a interação das crianças, professores e pais com a temática. As atividades desenvolvidas foram importantes para esse processo de reflexão quanto aos hábitos alimentares, atividades físicas e mentais, uma vez que oportunizamos momentos prazerosos na escola para a experimentação de novos sabores e a prática de atividades físicas, como também puderam vivenciar com os pais os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A exposição da pirâmide alimentar, o aulão da saúde, dia da fruta preferida – pique nique, o plantio e a colheita na horta e outras atividades fizeram com que os alunos pudessem vivenciar de forma ativa a proposta do projeto.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Custo previsto Especificação de gastos Valor Faixas Projeto Vida e Saúde 100,00 Tabela Experimente até 10 vezes TOTAL 200,00
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Referências bibliográficas BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmentos Curriculares Nacionais: ciências naturais: primeiro e segundo ciclos. 3. ed Brasilia: MEC/SEF, 2001, 136p Https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-para-gostar-de-legumes-e-verduras/ ALVES , U.S. NÃO AO SEDENTARISMO, SIM À SAUDE: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E DOS ESPORTES. O mundo da saúde. São Paulo; v. 31, n. 4, p; 464-469, out./ dez. 2007
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida ANEXOS
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Lançamento do projeto com Aulão da Saúde e Campanha Experimentando Até 10 Vezes.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Lançamento do projeto com Aulão da Saúde e Campanha Experimentando Até 10 Vezes.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Lançamento do projeto com Aulão da Saúde e Campanha Experimentando Até 10 Vezes.
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Turma do jardim I – Pirâmide alimentar Grupo das carnes e ovos Aulas práticas
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Visitando a horta: Chá de ervas (Capim Santo e Erva Cidreira)
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Receita: Biscoito de Maizena
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Experimentando novos sabores
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Experimentando novos sabores
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Experimentando novos sabores
Vida e Saúde na Escola: Aprender faz bem para a vida Experimentando novos sabores
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