ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Estruturas de Mercado
Advertisements

Análise Microeconômica FACCAT
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
ESTRUTURAS DE MERCADO Fundamentos de Economia e Mercado.
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita Profa. Eliana Tadeu Terci.
QUADRO RESUMO DAS ESTRUTURAS DE MERCADOS BÁSICAS Número de Empresas Diferenciação do produto Condições de Entrada e saída Controle sobre o preço Exemplo.
Truste Aluno : Alonir Nabhan Jr N : 1. Truste significado: união de empresas por meio da qual cada empresa participante perde a independência econômica.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
DIREITO DO TRABALHO (Primeira Unidade - 3º D) MARICELLE RAMOS Campina Grande, PB 2016.
Estruturas de Mercado Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
ASSOCIATIVISMO NO AGRONEGÓCIO Prof.: Helvécio Oliveira D.Sc.Ciência Animal Disciplina: Gestão Empresarial do Agronegócio.
A Grande Indústria Moderna  Indústrias de base, de capital e de bens de consumo duráveis  Grandes parques industriais  Combustão como matriz energética.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
1 ESTRUTURAS DE MERCADO Prof. Sergio Sebold. 2 FamíliasEmpresas Mercado Dos Fatores Mercado Dos produtos Mercado Dos produtos Mão de obra Terra Capital.
Disciplina: Economia Internacional
CONCORRÊNCIA E MUDANÇA TECNOLÓGICA
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
O direito à greve Turim, 22 de novembro de 2016
Ativo Intangível Participantes Cleidiane Rodrigues Vieira
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Preparatório EsPCEx História Geral
ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
ECONOMIA INTERNACIONAL
COMPORTAMENTO DA FIRMA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA
Manual do Participante
Segunda Revolução Industrial
Exportação Prof. Felipe Borini.
PROFESSOR FLÁVIO ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR FLÁVIO
Princípios da Administração Teoria Geral da Administração
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
GESTÃO DE LOGÍSTICA ESTOQUES.
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
ECONOMIA INTERNACIONAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Introdução à formação de preços:
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
Cap 28 – O oligopólio Parte I 9ª edição.
Gestão da Inovação – Parte 1
ECONOMIA E MERCADO.
Administração de Novos Negócios
Política e meio ambiente
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Preparatório EsPCEx História Geral
Preparatório EsPCEx História Geral
ESTRUTURA DE MERCADO.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Sumário I.1. Concorrência: âmbito, padrões e dinâmica
Análise Econômica em Defesa Comercial
Planejamento Estratégico para Exportação
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 04.
TRABALHO – ESTRUTURA DE MERCADO CORREÇÃO
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Logística e Gerenciamento da
Microeconomia.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
O Futuro da Agricultura de Regadio em Portugal
TRABALHO RURAL 06/04/2019 Prof. Rodrigo Trindade.
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
O ANTIGO REGIME.
Oferta, Demanda e Políticas do Governo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Os quatro Ps do Marketing
Cap 28 – O oligopólio Parte I 9ª edição.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso

ESTRUTURAS DE MERCADO Classificação das estruturas no mercado de bens e serviços -Concorrência perfeita -Monopólio -Oligopólio -Concorrência monopolística (ou imperfeita)

CONCORRÊNCIA PERFEITA -grande número de vendedores e compradores (mercado atomizado) -preço fixado pelo mercado -produtos homogêneos (padronizados) -não existem barreiras ao acesso de novas firmas -transparência de mercado -lucros normais -Ex.: produtos agrícolas

MONOPÓLIO -único produtor -demanda da firma=demanda de mercado -Rme=demanda de mercado -produto sem substitutos próximos -lucro máximo-Rmg=Cmg -a empresa determina o preço -existem barreiras ao acesso de novas firmas -lucros extraordinários -Ex.: exploração de recursos minerais; serviços de água; transporte.

MONOPÓLIO Para existir monopólio algumas condições devem ser satisfeitas: -patentes (direito de fabricação exclusiva durante um período de tempo) -controle de matérias-primas -proteção oferecida por leis governamentais

MONOPÓLIO Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias exige elevado volume de capital. As empresas já instaladas operam com grandes plantas industriais, com elevadas economias de escala e custos unitários bastante baixos, o que possibilita a cobrança de preços relativamente baixos por seu produto, o que acaba sendo uma grande barreira para a entrada de novos concorrentes. Monopólio institucional ou estatal: são considerados estratégicos ou de segurança nacional (por exemplo: energia, comunicação e petróleo).

OLIGOPÓLIO -existência de pequeno número de empresas dominando o mercado -produtos substitutos próximos (diferenciados: Ex.: automóveis; ou homogêneos: Ex.: alumínio e cimento) -preço fixada entre as empresas -concorrência extra-preço (propaganda, publicidade, promoções) -existência de barreiras à entrada de novas firmas -lucros extraordinários no longo prazo Ex.: indústria automobilística, de bebidas.

OLIGOPÓLIO O objetivo principal do oligopolista é maximiar o mark-up. Mark-up = receita de vendas – custos diretos (ou variáveis) O preço cobrado pela empresa no modelo de mark-up é calculado da seguinte forma: P = (1+m)c P=preço C=custo variável médio (custo direto unitário) m= taxa de mark-up (porcentagem sobre os custos diretos)

CONCORRÊCIA MONOPOLÍSTICA -grande número de vendedores -produtos diferenciados (qualidade, marca, padrão de acabamento, existência ou não de assistência técnica) -autonomia na determinação do preço -cada firma tem determinado poder sobre a fixação dos preços -não existem barreiras ao acesso de novas firmas -lucros normais Ex.: comércio (televisores, perfumes), restaurantes.

ASSOCIAÇÃO ENTRE EMPRESAS Objetivo das associações entre empresas: domínio do mercado Truste: O truste é uma modalidade de concentração em que, o empresário, orientado por interesses monopolísticos e utilizando práticas variadas, procura eliminar os concorrentes de sorte a que somente ele se torne senhor da oferta. Os trustes conferem ao empresário o privilégio de atuar no mercado de monopólio. Os trustes são proibidos em todo o mundo, significando “abuso do poder econômico”, dominação dos mercados, eliminação da concorrência e aumento arbitrário de lucros, o que a legislação reprime nos termos do parágrafo 4º do Art. 171 da Constituição de 1988 e Lei nº 8.884, de 11/06/64, conhecida como Lei Antitruste.

ASSOCIAÇÃO ENTRE EMPRESAS Holding O que caracteriza a Holding é o fato de ser uma empresa típica de capitais. A holding não desenvolve atividades de produção; é uma empresa voltada exclusivamente para a detenção de capitais de outras empresas.

ASSOCIAÇÃO ENTRE EMPRESAS Cartéis São acordos livres, formais ou informais, entre empresas do mesmo ramo, com o objetivo de dominar o mercado e atenuar a concorrência. O mercado que facilita sua formação é o de Oligopólio. As empresas que se cartelizam não perdem suas individualidades econômica e jurídica. O cartel determina a política de preços para todas as firmas participantes.